fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Perspectivas, metas e indicadores da Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação global adotado por todos os países membros das Nações Unidas

  • Nota 10

11/04/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 3 minutos

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Tratados com extrema importância pela ONU, é fundamental, para cidadãos e empresas, estarem alinhados com os objetivos e esforços globais das Nações Unidas para alcançar as metas propostas. Por isso, preparamos esse material para você saber tudo sobre Agenda 2030.

O que é a Agenda 2030?

A Agenda 2030 é um plano de ação global adotado por todos os países membros das Nações Unidas em 2015. Ela estabelece um conjunto de metas ambiciosas para promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo até o ano de 2030. A Agenda 2030 é guiada por princípios fundamentais, incluindo erradicação da pobreza, proteção do planeta e garantia de prosperidade para todos.

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o cerne da Agenda 2030. Ao todo, são 17 objetivos interconectados, abrangendo áreas essenciais como saúde, educação, igualdade de gênero, energia limpa, redução das desigualdades e preservação do meio ambiente. Cada objetivo possui metas específicas a serem alcançadas até 2030.

Quais são as metas ODS?

Cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável possui metas individuais que detalham os passos necessários para alcançar as aspirações da Agenda 2030. Conheça as metas:

  • Erradicação da pobreza;

  • Fome zero e agricultura sustentável;

  • Saúde e bem-estar;

  • Educação de qualidade;

  • Igualdade de gênero;

  • Águas potável e saneamento;

  • Energia limpa e acessível;

  • Trabalho decente e crescimento económico;

  • Indústria. inovação e infraestrutura;

  • Redução das desigualdades;

  • Cidades e comunidades sustentáveis;

  • Consumo e produção sustentáveis;

  • Ação contra a mudança global de clima;

  • Vida na água;
  • Vida terrestre;

  • Paz, justiça e instituições eficazes;

  • Parcerias e meios de implementação.

Quais são as perspectivas e indicadores utilizados?

As perspectivas da Agenda 2030 envolvem uma abordagem integrada, na qual os ODS são vistos como interdependentes e indivisíveis. Ou seja, o progresso em um objetivo está ligado ao progresso dos outros. Além disso, a Agenda 2030 enfatiza a importância da inclusão, assegurando que ninguém seja deixado para trás no caminho para o desenvolvimento sustentável.

Dessa forma, para medir o progresso em direção às metas e objetivos, são utilizados uma variedade de indicadores. Esses indicadores ajudam a monitorar e avaliar os avanços em áreas-chave, fornecendo dados quantitativos e qualitativos sobre diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável. Os indicadores incluem métricas como taxas de pobreza, acesso à água potável, emissões de carbono, participação política das mulheres, entre outros.

Portanto, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam um compromisso global para transformar nosso mundo até 2030, promovendo a prosperidade, protegendo o planeta e garantindo o bem-estar de todos. O acompanhamento cuidadoso dos indicadores e a busca contínua por melhores práticas são essenciais para garantir que alcancemos essas metas ambiciosas e construamos um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras.

Congresso Rede Acinnet

Entre os dias 12 e 13 de junho, a UNISUAM sediará o IX Congresso Internacional da Rede ACINNET. O evento, que tem como tema central a Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável, é uma grande oportunidade para estudantes e profissionais da educação se encontrarem com pesquisadores de redes parceiras da ACINNET para compartilhar seus conhecimentos e experiências.

É uma grande oportunidade para a comunidade científica e para a sociedade em geral. Dessa forma, o Congresso reunirá pesquisadores de todo o mundo para discutir os principais desafios e oportunidades para a implementação da Agenda 2030.

Além de palestras de renomados pesquisadores nacionais e internacionais, atividades culturais e de networking, o Congresso receberá inscrições de trabalhos científicos até o dia 02 de abril, para serem defendidos e debatidos.

A inscrição de um trabalho para o IX Congresso Internacional da Rede ACINNET é uma oportunidade única para você divulgar o seu trabalho para pesquisadores de todo o mundo; contribuir para o debate sobre temas importantes para a sociedade; obter feedbacks e ampliar sua rede de contatos.

Veja as áreas de pesquisa:

✅ Educação

ODS 4: Educação de Qualidade

✅ Engenharias, Arquitetura e Urbanismo

ODS 7: Energia Limpa e Acessível;

ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis.

✅ Ciências sociais e Comunicação

ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes;

ODS 17: Parcerias e meios de implementação.

✅ Direito

ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes;

ODS 17: Parcerias e meios de implementação.

✅ Gestão e Negócios

ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes;

ODS 17: Parcerias e meios de implementação;

ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico;

ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura.

✅ Saúde e Bem-estar

ODS 3: Saúde e bem-estar.

✅ Tecnologias

ODS 7: Energia limpa e acessível;

ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis;

ODS 17: Parcerias e meios de implementação.

Já pensou que incrível apresentar e debater a sua pesquisa científica? Não perca tempo, você tem até o dia 21 de abril para inscrever o seu projeto, basta clicar aqui!

Ficou com alguma dúvida? Confira o edital!

#BoraFazer a vida acontecer!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X