ENEM: venha saber tudo sobre o maior vestibular do Brasil

Conheça a prova que avalia a qualidade do Ensino Médio no país e admite alunos no Ensino Superior.

• Nota 10

11/02/2022 por unisuam

Tempo de Leitura: 3 minutos

Tudo começou em 1998, quando o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, teve a iniciativa de criar um sistema para avaliar a qualidade do Ensino Médio no país. Assim, o ENEM nascia com uma missão bem definida, confirmando e expandindo a sua utilidade nos anos seguintes.

Prova disso foi a sanção da Lei que criou o Programa Universidade para Todos (ProUni), em 2004, utilizando o ENEM como a estrutura perfeita para ser utilizada como portal de acesso ao Ensino Superior em nossas universidades públicas e particulares. Seis anos depois, em janeiro de 2010, o MEC desenvolveu o SISU (Sistema de Seleção Unificada), outro passo decisivo para os candidatos conquistarem a almejada vaga em uma faculdade pública.

A cada etapa desta evolução, o Exame Nacional do Ensino Médio emprestava sua metodologia, sua logística e seus processos de eficiência comprovada. Em 2014, ele já se consolidava como o maior vestibular do Brasil e o segundo maior do mundo, com cerca de oito milhões de inscritos, apenas superado pelo Gaokao, exame similar da República Popular da China.

Como toda grande empreitada, o ENEM passa anualmente por dificuldades logísticas devido à sua abrangência. Em 2020, o cenário complicou-se ainda mais diante da pandemia do Covid-19; ainda assim, a prova foi realizada com mais de 4 milhões de inscritos. Os candidatos também puderam escolher entre duas modalidades de aplicação: a versão tradicional escrita ou a versão digital, em locais pré-determinados pelo INEP, inédita na história do Brasil.

A grandiosidade da prova também pode ser atestada pelo leque de alternativas vantajosas que ela oferece. Além de ser o melhor acesso para estudar na faculdade dos sonhos, o ENEM também é a melhor alternativa para conseguir bolsa integral ou parcial em universidades particulares ou obter descontos e financiamentos. E a UNISUAM não podia ficar de fora dessa, não é?

INEP antecipa o resultado do ENEM 2021

Na última quarta-feira (11), o INEP antecipou os resultados do ENEM 2021 e os candidatos já podem conferir suas notas através da Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br. Para os interessados em oportunidades de desconto em faculdades particulares, a UNISUAM preparou uma condição mais que especial para os alunos do Exame Nacional do Ensino Médio.

Aqui temos mais de 60 opções de Cursos de Graduação, disponíveis nas modalidades presencial ou EAD. E mais: você garante até 85% de desconto (de acordo com a pontuação alcançada na prova) + Preço Fixo até o final do curso, sem reajustes, de acordo com a média alcançada na prova. Funciona assim:

ENEM: venha saber tudo sobre o maior vestibular do Brasil

Essa vantagem nem o ENEM previu! Para descobrir a sua média do ENEM, some as suas notas das provas objetivas + a sua nota da redação e divida tudo por 5.

Além de um baita desconto, só na UNISUAM você sabe exatamente o valor que irá investir até a sua formatura, uma verdadeira mão na roda no seu planejamento financeiro e a garantia de que você vai conseguir se formar sem passar sufoco, preocupando-se somente com o seu sucesso. E, para fechar com chave de ouro, você ainda leva para casa um combo de vantagens incríveis e mimos exclusivos! Espia só:

ENEM: venha saber tudo sobre o maior vestibular do Brasil

Você não vai ficar de fora dessa, vai? Vemos você no Ninho!

Não tem discussão, UNISUAM é a melhor opção!

Matricule-se pelo ENEM

Texto com a colaboração de Marcello Silva