ENEM: saiba tudo sobre o maior vestibular do Brasil

Conheça mais sobre a prova que avalia a qualidade do Ensino Médio no País e admite alunos no Ensino Superior.

11/02/2022 por Carolina Grimiao

O ENEM é o momento mais esperado do ano para milhares de estudantes que estão concluindo e até os que já concluíram o Ensino Médio. Mas você conhece a história e o motivo do exame existir?

Em 1998, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação, teve a iniciativa de criar um sistema para avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil. Assim, o Exame Nacional do Ensino Médio nascia com uma missão bem definida, confirmando e expandindo a sua utilidade nos anos seguintes.

Prova disso foi a sanção da Lei que criou o Programa Universidade para Todos (ProUni), em 2004, utilizando o ENEM como a estrutura perfeita para ser utilizada como portal de acesso ao Ensino Superior nas universidades públicas e particulares. Seis anos depois, em janeiro de 2010, o MEC desenvolveu o SISU (Sistema de Seleção Unificada), outro passo decisivo para os candidatos conquistarem a almejada vaga em uma faculdade pública.

? Você sabia? Em 2014, o ENEM já se consolidava como o maior vestibular do Brasil e o segundo maior do mundo, com cerca de oito milhões de inscritos, apenas superado pelo Gaokao, exame similar da República Popular da China.

Em 2020, o cenário da pandemia do Covid-19 trouxe diversos entraves. Ainda assim, a prova foi realizada com mais de 4 milhões de inscritos. Os candidatos também puderam escolher entre duas modalidades de aplicação: a versão tradicional escrita ou a versão digital, em locais pré-determinados pelo INEP, inédita na história do Brasil.

Calendário 2022:

Para este ano, aproximadamente 3,4 milhões de candidatos estão inscritos para o exame. Assim como em outros anos, as provas serão aplicadas em dois domingos, nos dias 13 e 20 de novembro.

? 13 de novembro (domingo):

• 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas;
  • redação.

? 20 de novembro (domingo):

• 45 questões de matemática;
  • 45 questões de ciências da natureza.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

• Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

✅ Atenção! O ENEM digital não é feito de casa, mas no local indicado pelo Inep, com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional. As informações de todos os locais de prova estão no Cartão de Confirmação de Inscrição e pode ser acessado aqui: https://enem.inep.gov.br/participante/. A orientação do Inep é chegar às 12h no local de prova.

? O que levar no dia da prova:

• RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
  • Álcool em gel;
  • Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
  • Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Lanche;
  • Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).

? Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:

• E-Título,
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital;
  • RG Digital.

✅ Atenção! O candidato deve apresentar o aplicativo ao fiscal. Capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular é proibido.

? O que não pode levar no dia prova:

• Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
  • Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.

Use a sua nota no ENEM para se matricular na UNISUAM

Além de ser o melhor acesso para estudar na faculdade dos sonhos, o ENEM também é a melhor alternativa para conseguir bolsa integral ou parcial em universidades particulares ou obter descontos e financiamentos. E a UNISUAM não podia ficar de fora dessa, não é?

O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

Para se matricular utilizando a nota do ENEM é bem simples e não é necessário realizar nenhuma outra prova. É só somar as notas das 4 provas objetivas e da redação, dividir esse total por 5 e pronto: você já sabe a sua pontuação! Aqui ela vale descontos de até 85%. Confira:

Se você não conseguiu atingir os 300 pontos, não tem problema. A UNISUAM te garante 50%. Mas, para isso, é só continuar a sua inscrição e, aí sim, agendar o seu vestibular com a gente aqui.

Além de um baita desconto, só na UNISUAM o aluno sabe exatamente o valor que irá investir até a sua formatura. É o PREÇO FIXO: uma verdadeira mão na roda no planejamento financeiro e a garantia de que você vai conseguir se formar sem passar sufoco, se preocupando somente com o seu sucesso.

Mas fique atento!  Quanto mais cedo você se matricular, melhor a condição. Dá uma olhadinha na tabela abaixo. Quem se matricular utilizando o resultado do ENEM até 30/11/2022, por exemplo, garante:

Confira essas e outras vantagens no Hotsite – UNISUAM com ENEM

Venha para a UNISUAM e esteja pronto para o sucesso!