Egresso de Ciências da Reabilitação da UNISUAM é professor na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

João Paulo Freitas foi nomeado como docente efetivo do colegiado de Fisioterapia coordenando atividades e participando de grupos de alunos.

15/05/2023 por Carolina Grimiao

João Paulo Freitas, egresso do Doutorado Acadêmico em Ciências da Reabilitação pela UNISUAM, foi nomeado como docente efetivo do colegiado de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho. O Prof. Dr. João Paulo foi nomeado em virtude de habilitação no concurso público pelo Decreto n° 9.962 publicado no Diário Oficial Executivo do Estado do Paraná em 22 de dezembro de 2021. A nomeação aconteceu em janeiro de 2022.

Na UENP, João Paulo é responsável pelas disciplinas de Fisioterapia em Reumatologia, Eletroterapia e Termofototerapia, na Graduação em Fisioterapia, além de atuar no Programa de Pós-Graduação de Residência em Reabilitação Física na área de Fisioterapia em Ortopedia, coordenar as atividades curriculares de extensão do seu colegiado, participar de grupos de pesquisas e orientar alunos de iniciação científica.

No curso de Doutorado em Ciências da Reabilitação, João Paulo foi orientado pelo Professor Dr. Leandro Alberto Calazans Nogueira e executou um ensaio clínico sobre os efeitos imediatos da manipulação vertebral na sensibilidade dolorosa e estabilidade postural de pessoas com dor lombar crônica. Sua tese resultou na publicação de um protocolo de ensaio clínico sobre intervenções para pacientes com dor lombar crônicas inespecífica no prestigiado periódico Trials (fator de impacto 2.728).

“A formação recebida ao longo dos quatro anos do Doutorado foi fundamental para eu pudesse desempenhar adequadamente as funções que executo hoje na Universidade, tanto na docência, como na pesquisa e extensão”, relata João.

“Ver que o doutoramento do João contribuiu decisivamente para seu credenciamento como docente em uma universidade pública, na área da Fisioterapia, reforça o destaque das ações do nosso Programa”, relata o Prof. Leandro.

“A titulação do João foi possível por meio do Projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter) junto à Faculdade Inspirar, em Curitiba (PR), autorizado pela CAPES em 2019”, comenta o Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira, coordenador do Programa. “Por meio dessas ações o PPGCR mostra seu impacto na produção científica de qualidade e sua inserção nacional no âmbito da formação de pessoal de nível superior, com nucleação de novos grupos de pesquisa em Fisioterapia”, completa o Prof. Arthur.

Visite o Observatório CR para mais informações sobre o Programa, nossos pesquisadores, alunos e egressos, e produção técnico-científica.

Venha para os Cursos de Mestrado e Doutorado da UNISUAM e esteja preparado para todos os desafios profissionais!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.