Nota 10
01/05/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 2 minutos
Hoje é dia de celebrar a força das palavras que constroem o imaginário do nosso país: Dia da Literatura Brasileira. E você sabia que essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de José de Alencar? Um dos fundadores da literatura nacional, Alencar ajudou na construção de uma identidade literária brasileira no século XIX, com obras como Iracema e O Guarani. Mas a Literatura Brasileira vai muito além da sua origem: ela é múltipla, diversa, crítica e profundamente conectada com a realidade do povo brasileiro.
A Literatura conta a história do Brasil sob diferentes olhares, além disso, dá voz a quem foi silenciado. É um reflexo da nossa cultura, língua, dores e esperança, sendo explanado para além de nosso país, mas ganhando o mundo! Quem lembra da influenciadora literária americana Courtney Henning Novak, que ganhou visibilidade no Brasil ao se encantar por Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis? Como parte do seu projeto Read Around The World, ao escolher o Brasil para letra “b”, se surpreendeu com a profundidade e originalidade da obra. Ela ainda leu Dom Casmurro e participou da polêmica antiga: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?
Que tal aproveitar este dia celebrativo para começar uma leitura com um dos principais títulos da nossa literatura brasileira? Ah! E a gente ama saber a opinião dos nosso corujas, conta pra gente nos comentários qual desses livros você já leu e o que achou (ou qual você indicaria pra gente):
O curso de graduação em Português/ Literatura é o caminho para quem quer estudar os grandes autores, entender contextos históricos, sociais e linguísticos. A aula específica de Literatura Brasileira está em nossa grade, no 6º período. Que, além de proporcionar uma participação ativa no diálogo entre literatura e sociedade, transforma sua paixão por palavras em uma formação sólida e inspiradora. Saiba mais!
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário