fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Conheça o Programa Aprendiz UNISUAM

Desenvolver as competências essenciais nos jovens para a inserção no mercado de trabalho é o principal objetivo.

  • Nota 10

24/05/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 4 minutos

Aprendizes e professoras do Programa (Foto: Maurício Peçanha)

 

 

O Jovem Aprendiz é todo adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos que trabalha formalmente obedecendo à Lei da Aprendizagem. Ou seja, ele atua na prática, de carteira assinada dentro de alguma empresa, compreendendo uma parte determinada da carga horária estabelecida pela Lei, e recebe o conteúdo teórico de alguma instituição formadora, completando a outra parte da carga horária total. Isso sem prejudicar os estudos: todo Jovem Aprendiz menor de idade deve obrigatoriamente estar devidamente matriculado e estudando no Ensino Fundamental ou Médio. Os jovens acima dos 18 devem estar concluindo ou ter finalizado o Ensino Médio. 

 

O contrato de trabalho do Jovem Aprendiz não é vitalício. Ele deve obedecer a um prazo de até dois anos. Durante esse período, ele precisa receber a capacitação teórica em paralelo com a prática, que compreende temas de formação profissional e social para o desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho. Dessa forma, o jovem une os conhecimentos práticos adquiridos na empresa e os teóricos adquiridos na instituição formadora para um crescimento completo. 

 

Essas e outras regras que competem ao jovem trabalhador estão previstas na Lei 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. Essa Lei prevê que empresas com atuação no território nacional contratem aprendizes em seu quadro de funcionários para exercer funções que possam agregar positivamente a sua formação profissional. De acordo com a Lei da Aprendizagem, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários. 

 

? Consulte o Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Previdência e saiba mais sobre a legislação que regulamenta a implementação da Lei da Aprendizagem. 

 

Por que contratar um Jovem Aprendiz?

 

Aprendizes na UNISUAM (Foto: Maurício Peçanha)

Aprendizes na UNISUAM (Foto: Maurício Peçanha)

 

Existem inúmeras vantagens na contratação de um Jovem Aprendiz. Promover a inclusão social e inserir um jovem no mercado de trabalho é uma delas. Quando a empresa dá a um jovem as ferramentas para uma capacitação profissional e ao alinhamento da sua cultura organizacional, ela está promovendo uma oportunidade muito significativa e relevante na sociedade. 

 

Além disso, ela se beneficia em questões práticas e econômicas, como o pagamento de apenas 2% do FGTS, a isenção de multa rescisória e a dispensa de aviso prévio remunerado, uma vez que os contratos possuem tempo limite e já vêm com a previsão de término. Ainda assim, o Aprendiz vivencia todos os outros direitos de um trabalhador formal: férias, 13º salário e INSS são mantidos. 

 

Contar com novos talentos para a troca de experiências entre os profissionais do mercado é uma excelente oportunidade de formar perfis voltados para aquela organização. Ou seja,  além do viés social, é interessante considerar o trabalho com o desenvolvimento das habilidades, trazendo mentes novas para a rotina, observando e aprimorando o potencial que cada jovem pode oferecer. Isso sem contar que a empresa se mostra socialmente responsável, o que agrega muito valor. 

 

Para a aprendiz Roberta Valverde, de 20 anos, o Programa está fornecendo uma base importante para a sua entrada no mercado: “No início a gente aprendeu como se desenvolver numa entrevista. Depois, nos módulos mais técnicos, começamos a ver mais sobre empreendedorismo e apresentação. Isso é muito positivo porque está presente no dia a dia da empresa. Todo conhecimento que a gente recebe em sala de aula é colocado em prática durante a semana.”  Assim como Patrick Maciel, de 19 anos: “A maior diferença que faz pra mim é a oratória e a apresentação no dia a dia do trabalho. Posso dizer que eu não sou o mesmo de quando entrei. Os encontros fazem uma diferença enorme.”

 

 

Você sabia que a UNISUAM é uma Instituição formadora de Jovens Aprendizes?

 

Enquanto Instituição de Ensino, a UNISUAM tem como propósito transformar vidas por meio da Educação. São mais de 50 anos de História e tradição com um ensino de qualidade e acessível a todos. Em uma constante preocupação com as futuras lideranças da nossa sociedade, traz o conhecimento trabalhando performance e empregabilidade, buscando extrair o melhor que cada um pode oferecer.

 

O Programa Aprendiz UNISUAM tem como foco a profissionalização de jovens que precisam estar inseridos no mercado de trabalho sem abrir mão dos estudos, com oportunidades reais de aprendizado e desenvolvimento de competências. Apresentação Pessoal, Comunicação Corporativa, Responsabilidade Social, Ética, Rotinas e Serviços Administrativos são alguns dos conteúdos da capacitação teórica. 

 

Uma das responsáveis do Programa, Suzana Castro Brito reforça a importância desse trabalho: “A UNISUAM carrega a responsabilidade de preparar e capacitar o jovem para ser o protagonista de sua própria história: capacitando – o e  preparando – o  para desenvolver as competências exigidas pelo mercado de trabalho. Em parceria com a empresa em que o jovem atua, visamos construir, juntos, uma linda jornada com um propósito definido e alinhada ao crescimento pessoal e profissional do jovem.”

 

Sem contar a infraestrutura. De laboratórios e biblioteca até o apoio psicopedagógico, o Aprendiz conta com o suporte de um setor de Carreiras, que traz orientação vocacional e prepara para entrevistas. Devidamente registrada e certificada para o desenvolvimento do Programa de Aprendizagem, a UNISUAM presta toda a assessoria à empresa para a pré-seleção e elaboração dos contratos e mantém mecanismos de acompanhamento para controle de frequência e aproveitamento dos Aprendizes nas atividades práticas e teóricas.

 

Conheça mais sobre o Programa Aprendiz UNISUAM e recrute talentos para a sua empresa!

 

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Vitoria Aparecida Da Silva Nascimento | 16/05/2023 à05 12:15

Ótimo texto e ótima explicação, queria muito uma oportunidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X