O que faz um biomédico

Descubra o que faz um biomédico, a área de atuação e ainda fique por dentro de como é o curso de Biomedicina da UNISUAM!

27/07/2021 por Julia Abreu

A Biomedicina, que faz uma conexão entre as áreas de Biologia e Medicina, é uma área voltada para pesquisa, análise de doenças humanas, desenvolvimento de tratamentos e novas formas de prevenção, tudo isso visando à melhora da qualidade de vida da população.

Para esclarecer mais sobre a atuação do Biomédico, convidamos a Profª Vanessa Índio, Coordenadora do curso de Biomedicina e Farmácia da UNISUAM, e a Profª Danielle Rocha para um bate-papo na maratona de lives Muito Mais Futuro, que ajuda você a decidir qual carreira seguir.

? Confira alguns dos principais temas discutidos na live! ?

O novo modelo de ensino MUDE no curso de Biomedicina

No novo modelo de ensino MUDE, os alunos do curso de Biomedicina desenvolvem habilidades e competências necessárias para a atuação em 8 módulos independentes.

É uma forma de ensino voltada à empregabilidade, por isso, ao longo de cada módulo, os alunos terão que desenvolver um projeto, com resolução de problemas e baseado em casos clínicos reais.

Ao fim do módulo, eles recebem um certificado referente às competências adquiridas nesse processo e, com isso, já podem ingressar no mercado de trabalho.

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

“Antes, preenchíamos o currículo colocando a previsão de formação e o número do período que estava cursando. Agora, com o MUDE, você recebe uma certificação por cada módulo, por exemplo, de Ciências Biológicas Básicas. Então, a pessoa do laboratório ou do hospital que quiser te contratar, digamos que para um serviço de análises, pode ver que você já tem uma certificação que garante que você adquiriu as competências para atuar na área”, explica Profª Vanessa.

Quais são as áreas de atuação do Biomédico?

A área de Biomedicina é muito versátil e o Biomédico pode optar entre 37 habilitações para atuar, todas elas reconhecidas pelo Conselho de Biomedicina, que o permitem trabalhar em hospitais, clínicas e laboratórios.

A maioria das pessoas busca a área de Pesquisa e Análises Clínicas, já que o Biomédico é o profissional habilitado para executar essas análises, emitir e assinar laudos hematológicos, de bioquímica do sangue, entre outros. Inclusive, no novo modelo MUDE, existe um módulo todo voltado à essa área de Análises.

Outra área que tem sido promissora é a de Estética. Pelo fato do Biomédico ter permissão para realizar procedimentos não-invasivos, como aplicação de botox, preenchimento e carboxiterapia, muitos estão empreendendo na área, abrindo as suas próprias clínicas ou sendo procurados para atuar nelas.

A Profª Danielle Rocha destaca também a atuação do profissional no diagnóstico por imagem, desconhecida pela maioria, em que o Biomédico pode operar máquinas de ressonância, realizar uma tomografia, radiologia ou administrar as substâncias para os exames de medicina nuclear.

“Vai do interesse de cada um, de como ele quer fazer essa conjugação do conhecimento biológico com as outras áreas da Saúde, Diagnóstico ou Criminalística”, afirma Danielle, observando que essa variedade de caminhos a seguir é um grande diferencial da área.

Muitas oportunidades de crescimento

Para quem já está pensando em como planejar a carreira e crescer na Biomedicina, Profª Danielle diz que o primeiro passo é o estágio para que o(a) aluno(a) entre em contato pela primeira vez com as dinâmicas da área.

Ela recomenda seguir buscando qualificação, que pode ser uma especialização ou um MBA, que vai ajudar no seu desenvolvimento profissional. Se a sua ideia é seguir para a área de Pesquisa e Docência, o Mestrado e Doutorado são caminhos naturais.

“Eu, pessoalmente, sou da área de Pesquisa e Docência. Comecei o Mestrado, mas como também tinha começado a ministrar aulas, senti a necessidade de ter uma formação nisso, e fui fazer uma Licenciatura. Depois disso, voltei ao Mestrado”, conta Profª Danielle.

Ela e a Profª Vanessa também destacaram que esse caminho acontece de forma natural. Em muitos casos, o(a) aluno(a) começa com uma Iniciação Científica e, quando termina a Graduação, o(a) próprio(a) mentor(a) da Iniciação Científica oferece a possibilidade de desenvolver a pesquisa em um Mestrado.

Quer conferir essas e mais outras dicas sobre a carreira em Biomedicina? Então, assista ao vídeo completo abaixo:

Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui.(link para playlist)

E não esqueça! A UNISUAM já está com matrículas abertas para o curso de Biomedicina com preço fixo e 50% de desconto durante todo o curso.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Biomedicina UNISUAM!

Por Julia Abreu

Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.