Matemática e Física: por que escolhi ser professor?

Convidamos o Prof. Pedro Passos, Rafael Costa, Rosembergue Brasileiro e a Profª Stella para conversar um pouco mais sobre a docência em Matemática e Física.

25/08/2021 por Julia Abreu

Tanto a Matemática quanto a Física são disciplinas que permeiam no nosso dia a dia, desde a explicação de fenômenos naturais, até o simples troco no supermercado. Para alguns, ambas áreas são vistas como muito difíceis e chegam até a causar medo, enquanto isso, existem muitas pessoas que enxergam nessas duas ciências o caminho para uma carreira de sucesso.

E para falar sobre essa escolha e a carreira como professor(a) de Física ou Matemática, convidamos um time de professores com muita experiência na docência — em seus mais variados níveis — para participar da nossa maratona de lives do projeto “Muito Mais Futuro”, que ajuda você a escolher qual carreira seguir.

? Confira alguns dos principais temas discutidos na live! ?

Física e Matemática: perfil do professor(a)

Uma das principais características, daqueles que desejam seguir o caminho de uma dessas duas ciências, é a habilidade com números, mas só isso não basta para ser um excelente professor(a).

A curiosidade em aprender é uma habilidade unânime entre os participantes do bate-papo. “O que não pode faltar é a vontade de aprender, é o essencial. Claro, que o aluno que está buscando a área de Matemática ou Física, já tem uma predisposição para a área de exatas e raciocínio lógico, que vem carregando desde o início do estudo, mas tendo essa predisposição para aprender, a gente consegue garantir que o aluno voe alto”, comenta o Prof. Rafael Costa, que é egresso de Matemática da UNISUAM e, hoje, também professor do curso na instituição.

O Prof. Pedro Passos, que também é egresso e docente do curso da UNISUAM, diz que os futuros professores precisam estar dispostos a mudar paradigmas da educação, já que o processo de ensino está mudando cada vez mais e incluindo novas tecnologias e metodologias, como é o exemplo da educação financeira, que está chegando nas salas de aula.

Ele também ressalta que uma das grandes habilidades é a capacidade de resolver problemas e que essa característica é desenvolvida ao longo do curso, através da construção do raciocínio lógico do aluno, para que ele seja capaz de aplicar esse conhecimento em vários outros campos.

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

Qual o diferencial do MUDE na formação de professores?

O MUDE, o novo modelo de ensino da UNISUAM, traz o desenvolvimento das competências necessárias aos professores como principal objetivo. Para a Profª Stella, a formação por competências não é recente na área da educação, mas antes o foco estava em uma formação tecnicista, de curta duração e, agora, está se reestruturando, passando a ser algo muito mais focado no desenvolvimento de uma formação crítica.

Além disso, esse sistema de ensino já está todo estruturado de acordo com os últimos documentos legais, que reformulam a educação básica e a formação de professores. Com isso, a UNISUAM é uma das primeiras universidades a disponibilizar cursos dentro das novas diretrizes e com uma metodologia de ensino moderna para suprir as demandas do mercado. “O professor que se forma aqui, já vai se formar com esse olhar interdisciplinar das áreas, capaz de ir além dos conteúdos curriculares e formar cidadãos que irão atuar de forma crítica na sociedade”, comenta a Profª Stella.

Outro ponto é que, com o MUDE, os alunos já vivenciam a aplicação prática dos conceitos desde o início do curso, ao contrário de antes, em que muitas vezes essa vivência só chegava após a conclusão. “Eu acredito que essa é a grande diferença da proposta da UNISUAM, sair do ensino tradicional e trazer mais essas questões sociais, culturais e emocionais. De fato, é muito mais agradável aprender Física pegando algo que acontece no seu dia a dia”, afirma o Prof. Rosembergue Brasileiro da Rocha, que ministra aulas de Física na Licenciatura e no ciclo básico das Engenharias. Ele acredita que com esse novo formato, o aluno já sai sabendo o que vai encarar no dia a dia da profissão.

Os professores, ainda, compartilharam um pouco das suas experiências pessoais e deram dicas para o mercado de trabalho. Quer ficar por dentro de tudo isso? Então, assista ao vídeo completo abaixo:

Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui. (link para playlist)

E não esqueça! A UNISUAM já está com matrículas abertas para o curso de Licenciatura em Matemática, com preço fixo e 50% de desconto durante todo o curso.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Matemática UNISUAM!

Conheça o curso de Física UNISUAM!

Por Julia Abreu

Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.