Nota 10
28/07/2021 por Julia Abreu
Tempo de Leitura: 3 minutos
Filmes, livros, programas de TV. A Gastronomia tem sido tema de diversas produções e está invadindo cada vez mais o cotidiano daqueles que são apaixonados por comida e querem entender mais sobre essa arte. Com todos os holofotes em sua direção, o posto de Chef de Cozinha tem chamado a atenção de muitos que passam a ver a área gastronômica como uma possibilidade de carreira sólida.
Para falar mais sobre as oportunidades e mercado de trabalho, convidamos o Prof. Valmir Farias, Coordenador do curso de Gastronomia UNISUAM, para um bate-papo na maratona de lives do projeto Muito Mais Futuro, que ajuda você a escolher qual carreira seguir.
O Chef é considerado um líder dentro da cozinha. Para se preparar para esse cargo de liderança, ele aprende a teoria e as técnicas de Confeitaria, Panificação, Cozinha Quente, Cozinha das Américas, Internacional, Gestão, entre outras, que podem ser aplicadas aqui e em qualquer lugar do mundo. Tudo isso ao longo de 2 anos de curso.
Durante esse tempo, os futuros Chefs se envolvem no planejamento e preparo dos alimentos para os mais variados eventos, realizados tanto pela UNISUAM como pelos seus parceiros, o que garante a vivência da profissão em situações reais e ajudam os alunos a ganharem mais experiência.
? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio
Somado a isso tem o MUDE, o novo modelo de ensino dividido por módulos. Nesse novo modelo, os alunos têm que desenvolver um projeto real durante cada módulo a fim de adquirir e desenvolver as competências necessárias. Assim, ao concluir o módulo, eles ganham um certificado atestando a sua aptidão para atuar naquela área.
Por exemplo, digamos que o aluno apresente o projeto e seja aprovado no módulo de Confeitaria e Panificação. Então, ele receberá uma certificação garantindo que está apto a atuar nessa função e, com isso, já pode buscar uma oportunidade de trabalho na área enquanto segue com os seus estudos.
A pandemia impactou uma série de setores da economia e o de restaurantes e bares foi um. Mas, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, o setor registrou um crescimento de 59% mesmo durante a crise.
Esse aumento se deve em grande parte pelo aumento no serviço de delivery, ocasionado pela quarentena e pelas normas de distanciamento, mudando um pouco a dinâmica do setor.
Prof. Valmir ressaltou o fato de que as pessoas estão cada vez mais interessadas em aprender a cozinhar e isso também mantém o mercado aquecido.
Hoje em dia, as habilidades comportamentais conhecidas como soft skills estão invadindo o mercado de trabalho e tornando-se cada vez mais importantes na hora de conseguir aquela vaga dos sonhos.
Espírito empreendedor, inovador, criativo, interesse pela comida e gosto pela leitura – para aprender – são algumas das habilidades essenciais para quem deseja tornar-se um Chef.
Além disso, Prof. Valmir ressalta que a Gastronomia se constrói com amor, com vontade e desejo e que esses são os principais ingredientes.
Outro ponto importante é lembrar que todo Chef é um pesquisador. Ele precisa provar os variados tipos de comida, desde o cachorro-quente da esquina até um premiado Michelin, investigando cada detalhe para ser capaz de identificar os sabores, as misturas e as diferentes formas de criar um prato.
Por meio dos eventos e das diversas parcerias realizadas pela Gastronomia da UNISUAM, os alunos possuem um amplo campo de práticas durante o curso.
Um bom exemplo é a parceria de 10 anos com o Comida di Buteco, que gerou o Buteco Universitário, uma competição exclusiva do curso da UNISUAM, em que os alunos criam uma preparação e passam por um júri, composto por Chefs convidados, e o vencedor participa da caravana do Comida di Buteco. É uma competição sadia, na qual os alunos têm a oportunidade de desenvolverem mais habilidades, experiência e crescer na profissão.
? Parceria entre UNISUAM e Cozinhas do Bem distribui refeições no Rio de Janeiro
Em 2020, também tivemos a parceria com o COVID Sem Fome, em que os nossos alunos voluntários prepararam 28.000 refeições nos laboratórios do curso.
O curso conta, ainda, com outras parcerias de destaque, como a participação há 5 anos no Festival do Tomate, em Paty do Alferes, o Verão TIM, a ONG Gastromotiva, Refettorio Gastromotiva, Chef Estrela, Cake Designer, entre outras.
Para ficar por dentro de tudo o que rolou nesse bate-papo, assista ao vídeo completo abaixo:
Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui.(link para a playlist)
Conheça o curso de Gastronomia UNISUAM!
Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.
Deixe um comentário