Alunos de Engenharia Elétrica visitam Inmetro para desenvolvimento de projetos

A visita serviu para os alunos conhecerem a estrutura e ter insights valiosos para seus projetos

05/04/2024 por Fernando Moura

No dia 21 de março, alunos do Curso de Engenharia Elétrica da UNISUAM visitaram o Inmetro para o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso. O Inmetro é responsável por regular produtos e serviços, garantindo a segurança, protegendo a vida humana e vegetal bem como proteção do meio ambiente e prevenção de práticas enganosas.

Dessa forma, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos, laboratórios e descobrir que é possível trabalhar por meio de bolsas em empresas e instituições.

Os alunos William Teixeira e Thiago Carvalho receberam o desafio por indicação do Professor Vinícius Coutinho. O projeto, que está sendo desenvolvido desde agosto, busca supervisionar, por meio de sensores, as luzes que identificam quando as pilhas zener estão sem carga da fonte de alimentação. Dessa forma, eles estão criando um programa que identifica as luzes de ativação da bateria para que emitam um efeito sonoro, além da mensagem de alerta.

William Teixeira, bolsista de Iniciação Científica, explicou que a inspiração para o projeto partiu de um sistema de sinalização de rig de mineração de criptomoedas:

“Através de uma rig de mineração de criptomoedas, existia um programa que sinalizava, por meio de mensagens, quando internet caía ou a eletricidade faltava, situação muito parecida com o problema das pilhas zener, quando na ausência de energia aos finais de semana e feriados, que acabava zerando a carga das baterias internas e externas e, por consequência, todo o histórico de calibração – de suma importância – era perdido.”

Thiago Carvalho, parceiro de William no projeto, avaliou a importância da visita ao Inmetro:

“A visita foi muito boa e nos ajudou demais a andar com o projeto. No início, estávamos perdidos. Agora que entendemos como funcionava, está fluindo bem melhor. O pessoal que trabalha no Inmetro tirou todas as nossas dúvidas e foram bem atenciosos!”

William completou, explicando o encanto em visitar o Inmetro e a maneira que o espaço o cativou sobre diversos temas:

“Foi uma experiência muito boa com grandes aprendizados. É um lugar que nunca imaginei conhecer e me fez despertar interesses ainda maiores sobre eletrônica, metrologia e qualidade”, comenta.

Além da dupla William e Thiago, outros dois alunos do mesmo curso, Ghabriel Lopes e Mariana Rodrigues, participaram da visita super especial ao Inmetro. Eles já estão no final da graduação e dedicados ao Trabalho de Conclusão de Curso – o famoso TCC, que irá versar sobre “Desenvolvimento de uma Fonte de Corrente Constante de Alta Estabilidade para Caracterização de Amostras de Efeito Hall Quântico”.

O tema é essencial para a pesquisa em materiais e para o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos avançados. Por meio de uma corrente constante de caracterização de uma amostra, é gerado o processo de hall quântico, momento em que é possível observar valores específicos da condução elétrica, chamados de “platôs quantizados”. Assim, é possível compreender o funcionamento desses platôs, o que é importantíssimo para cientistas entenderem o funcionamento de materiais, além de poder ajudar na produção de dispositivos eletrônicos mais avançados.

Com a visita, Ghabriel e Mariana tiveram a oportunidade de visualizar a amostra que irão utilizar nos testes, além de conhecer os equipamentos de medição que trabalharão em conjunto com essa fonte.

#BoraFazer Engenharia Elétrica na UNISUAM!