fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

A importância da Enfermagem na prevenção do câncer de mama

Entenda de que maneira a Enfermagem atuar na prevenção do câncer de mama

  • Nota 10

02/10/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 3 minutos

Outubro é marcado pela campanha do ‘Outubro Rosa’, o mês de prevenção ao câncer de mama. O objetivo é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer, no qual a Enfermagem exerce papel fundamental nesse cuidado.

Câncer de mama

O Câncer de mama é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama. Segundo o INCA, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres em quase todas as regiões do Brasil.

Embora os dados sejam alarmantes, sua recorrência é rara antes dos 35 anos. Além disso, a maioria dos nódulos identificados costumam ser benignos. Da mesma forma, quando detectado e tratado no início, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%.

A mamografia é a principal arma para identificação do câncer em sua fase inicial. Durante essa fase, os nódulos costumam ter menos de um centímetro e apenas um exame de imagem é capaz de detectar.

Tipos mais comuns de câncer de mama

Carcinoma Ductal

Esse tipo de câncer é o mais comum, sendo formado nos revestimentos de um dos ductos mamários, responsáveis por levar o leite materno até o mamilo. Existem dois tipos de carcinoma ductal e ambos podem levar a metástase se não forem tratados corretamente.

  • Carcinoma ductal in situ: permanece dentro dos ductos como um tumor não invasivo;
  • Carcinoma ductal invasivo: esse é considerado invasivo uma vez que pode espalhar-se para outras partes da mama.

Carcinoma Lobular

O Carcinoma Lobular é o segundo tipo mais comum de câncer de mam, possuindo múltiplos focos espalhados pela mama.

Tecidos Conjuntivos

Esse tipo de câncer possui esse nome por começar nos tecidos conjuntivos, composto por músculos, gordura e vasos sanguíneos. Também é conhecido como sarcoma, tumor ou angiossarcoma.

Papel da Enfermagem na prevenção do câncer de mama 

A Enfermagem, assim como toda equipe de saúde, promove o cuidado junto ao câncer de mama. É de extrema importância alertar a mulher sobre os sinais e sintomas relacionados ao mesmo, realizando o rastreamento nas unidades básicas de saúde em busca da detecção precoce da doença. 

Combater os fatores de risco primários, promovendo a mudança do estilo de vida das mulheres, como tabagismo, obesidade e a ingestão de bebidas alcoólicas.

Estima-se que, por meio da alimentação, nutrição e atividade física, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. Além disso, a amamentação também é considerada um fator protetor. 

O enfermeiro apresenta-se como referência em centros de saúde, auxiliando o processo de rastreamento do câncer de mama. De acordo com o Protocolo da Atenção Básica – Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, a principal estratégia para o rastreamento de câncer de mama é a realização da mamografia a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos.

Além disso, o profissional de Enfermagem desempenha papel fundamental na administração de tratamentos como quimioterapia e radioterapia. O enfermeiro é responsável por monitorar de perto os pacientes para garantir o tratamento correto e gerenciar possíveis efeitos colaterais.

Por fim, o enfermeiro continua prestando cuidados de acompanhamento após o tratamento. Assim, ajuda pacientes a se recuperar e lidar com quaisquer problemas de saúde ou efeitos colaterais.

Texto produzido com apoio da Doutora Cláudia Valeria Cunha, Docente do Curso de Enfermagem da UNISUAM e Coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem da UNISUAM.



Venha para a UNISUAM e ajude vidas!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X