A Coruja: conheça a história do símbolo da UNISUAM

Inspiração para a marca da Instituição, ela atravessou gerações e virou uma referência do Centro Universitário.

• Nota 10

04/05/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 3 minutos

Símbolo da inteligência e da sabedoria, a coruja tem significados que combinam com quem busca crescer e ver além, alcançando vôos mais altos. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão da noite e também simboliza a reflexão e o conhecimento racional e intuitivo. Na mitologia grega, Athena, a deusa da Sabedoria, tinha a coruja como símbolo,  assim como Minerva, na mitologia romana.

Essa relação cheia de significados começou na UNISUAM no final da década de 1960. O fundador, Professor Arapuan Medeiros da Motta (in memoriam), era um apaixonado pela ave e foi o próprio autor do símbolo que viraria a marca do futuro Centro Universitário. A Professora Ana Cristina Monteiro da Motta Cruz, que é filha do fundador e Chanceler da Instituição, lembra bem como foi acompanhar essa criação:

“Eu era pequena e via meu pai desenhando a Coruja. Foi tudo idealizado por ele, já com a intenção de se tornar uma marca. O objetivo sempre foi transformar vidas, dar oportunidades para que as pessoas possam voar e crescer”, diz a Chanceler, que frisa que a Coruja, ao passar do tempo, foi se tornando um artigo de coleção.

Corujas da coleção

Segundo a Professora Ana Cristina, as pessoas trazem corujas de decoração de todas as partes do mundo, passando de mil o número de souvenirs recebidos ao longo dos anos. Algumas, inclusive, são peças raras, como uma vinda do antigo World Trade Center, nos Estados Unidos. Outra curiosidade é que o antigo fundador não deixava ninguém encostar nas corujas: “Ele não deixava ninguém limpar as peças, só quem tivesse extremo cuidado”, relembra a Chanceler.

Marca para a vida toda

Arapuan da Motta Netto é o atual Reitor da UNISUAM, filho da Professora Ana Cristina, neto do fundador, e que mantém esse legado de histórias e de consolidação de uma imagem que virou referência: “A marca nunca mudou. As letras se modernizaram, mas o traço continua sendo o original. Hoje, ser Coruja é um sentimento de pertencer ao Ninho. Acho que a gente conseguiu engajar a comunidade acadêmica. As pessoas já associam a Coruja a nossa marca”.

Confira abaixo um dos primeiros logotipos da UNISUAM:

Logo Suam

O logotipo atual:

Logo UNISUAM

Viviane da Rocha Nascimento é a Designer responsável pela mais recente reestruturação da identidade visual da marca, que está em todas as artes e produções da Instituição. Sobre essa missão, a profissional explica como é repensar a ideia original aos tempos contemporâneos:

“Manter o legado da tradição da marca UNISUAM alinhado à modernização é um desafio muito grande. Estamos em constante mudança para acompanhar as tendências de branding atuais. Mesmo tendo mais de 50 anos, somos reconhecidos como uma marca jovem, atual e moderna. A coruja é um símbolo muito forte e tentamos sempre utilizar em nossas comunicações, tanto verbais quanto visuais, para ficar cada vez mais presente no dia a dia do nosso público.”

A Coruja está estampada em todos os lugares e, no início, era uma iniciativa dos próprios alunos ao produzirem placas de formaturas das primeiras turmas que estão, até hoje, fixadas nas paredes da sede, em Bonsucesso. Atualmente são brindes, objetos e acessórios que fazem o aluno vestir a marca e levar a identidade da UNISUAM para todos os lugares.

Placa UNISUAM

Placa comemorativa dos alunos da primeira turma de Direito

Moletom da UNISUAM com a marca estampada

Venha para UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.