5 vantagens de conhecer o NAPp UNISUAM

Sempre atenta às necessidades de cada aluno, a UNISUAM conta com um Núcleo de Psicopedagogia atento ao acolhimento, à inclusão e à acessibilidade.

02/03/2023 por Carolina Grimiao

Equipe NAPp UNISUAM. Foto: Fernando Salles.

Pensar em inclusão e acessibilidade vai muito além de facilitar o acesso de pessoas com deficiência aos espaços. É pensar em caminhos para acolher e incluir de todas as formas com um olhar humano e empático às causas que cada um traz, de forma a facilitar o desenvolvimento em todos os aspectos, inclusive nos estudos e na profissão.

Desde 2006, a UNISUAM possui o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp), que atualmente é composto de três psicopedagogas, três intérpretes, duas assistentes e uma professora de Língua Portuguesa para atender os alunos que precisam de algum tipo de auxílio na aprendizagem. Também realiza grupos de estudos e está em constantes reuniões com a coordenação dos cursos para casos que precisam de adequações. Bem como atendimentos individualizados, projetos, campanhas, treinamentos e oficinas.

✅ Veja também: Por que fazer uma faculdade em 2023?

Se você é aluno ou está querendo começar na faculdade, veja abaixo quais são as cinco vantagens de conhecer o NAPp UNISUAM:

1- Acolhimento aos calouros:

Antes das aulas iniciarem são realizadas oficinas online para os alunos ingressantes na Instituição, com o objetivo de orientá-los nos primeiros acessos ao Ambiente do Aluno e e-mail @souunisuam, bem como apresentar as modalidades de ensino da Instituição (modular e EAD). Também são realizados, de forma presencial, os Encontrões com as turmas de calouros, onde os setores da UNISUAM são apresentados para que façam parte da vida acadêmica dos alunos.

2-  Explica Mais:

O Projeto do Explica Mais tem por finalidade promover o nivelamento de conhecimentos básicos necessários ao melhor aproveitamento dos alunos. É realizado pelos professores parceiros que disponibilizam um horário semanal para tirar dúvidas sobre esses conhecimentos básicos em áreas específicas (Língua Portuguesa, Ciências Exatas e das áreas de Saúde).

TOP 5 O GLOBO: UNISUAM está entre as melhores universidades particulares do Rio

3- Monitoria:

O Programa de Iniciação à Docência – Monitoria tem como objetivo auxiliar os alunos que apresentam dificuldade em determinados conteúdos no decorrer do semestre. Ele é realizado por alunos de períodos mais avançados que passam por um processo seletivo anual e que são acompanhados por professores orientadores das respectivas disciplinas /módulos no acompanhamento daqueles que precisam da ajuda.

4- Oficinas para potencializar a aprendizagem:

O NAPp realiza durante todo ano oficinas que orientam e potencializam a aprendizagem nas mais diferentes vertentes desse processo, como a Oficina de Organização e Otimização dos Estudos, de Estratégias de Aprendizagem, de Preparação para as Avaliações e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos, de Elaboração de Projetos e de como estudar nas diferentes modalidades de ensino da UNISUAM.

5- Programa Unisuam Inclusiva

Este é um Programa Institucional que visa promover a adequação e acessibilidade a todos os alunos que apresentem algum transtorno, síndrome, dificuldade ou deficiência com o objetivo primordial da inclusão.

Entre as ações, existe o acompanhamento individualizado desses alunos; a informação e orientações a coordenadores e professores com as devidas adequações em cada caso; a Semana da UNISUAM Inclusiva e Fórum de Acessibilidade, onde são debatidos temas ligados a Inclusão; a Campanha Rompendo Barreiras Atitudinais, onde mensalmente são convidados professores, alunos e colaboradores para falarem um pouco sobre a sua especificidade; e os Workshops de ledores, transcritores e audiodescritores, que preparam alunos que queiram ser voluntários no NAPp para auxiliar os alunos com baixa visão, dislexia e deficiência visual acompanhados pelo Programa.

✅ Vale a pena conferir:  UNISUAM Inclusiva: saiba como a Instituição recebe alunos e profissionais com deficiência

Venha para a UNISUAM e estude com tranquilidade e acolhimento!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.