fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

4 motivos para se especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho

Saiba mais sobre a profissão e as vantagens de se especializar em uma área que não para de crescer.

  • Nota 10

21/11/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

O profissional formado na Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNISUAM é responsável pela coordenação de projetos com objetivo de eliminar os riscos de acidentes e de doenças ocupacionais. Para mostrar porque você deve se especializar nessa área, listamos quatro motivos para começar agora a sua Especialização.

Amplo Mercado de Trabalho

O mercado para o Engenheiro de Segurança do Trabalho é bem amplo e vasto. Números de diversos portais de carreiras indicam que o salário médio desse profissional é, em média, maior que um engenheiro geral. Além disso, a NR 4 (Norma Reguladora) determina que, dependendo do grau de risco de uma empresa e de seu número de funcionários, é obrigatório a contratação de um Engenheiro de Segurança do Trabalho em regime CLT (e não em regime de Pessoa Jurídica). Praticamente todas as cidades brasileiras possuem esta demanda, visto que é uma especialidade que pode trabalhar em variados campos, como na construção civil, indústria e até mesmo em empresas de agronegócio.

✅ Grande leque de atuação

As atribuições dos Engenheiros de Segurança do Trabalho são diversas e definidas no artigo 4º da Resolução do Confea nº 359/1991 e no artigo 4º da Resolução do Confea nº 437/1999. Com isso, o Engenheiro de Segurança do Trabalho possui diversos campos de atuação, como:

– Estudar as condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos, especialmente quanto aos problemas de controle de risco, controle de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento;

– Elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar a elaboração de projetos de obras, instalações e equipamentos, opinando do ponto de vista da Engenharia de Segurança;

– Estudar instalações, máquinas e equipamentos, identificando seus pontos de risco e projetando dispositivos de segurança;

– Especificar, controlar e fiscalizar sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual e os de proteção contra incêndio, assegurando a qualidade e eficiência;

Isso faz com que o campo de atuação seja vasto, aumentando ainda mais a chance da sua absorção no mercado de trabalho.


? O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

Atuação em práticas prevencionista

O Engenheiro de Segurança do Trabalho é o responsável por fazer com que uma empresa adote e pratique conceitos preventivos de segurança junto aos colaboradores. A adoção de práticas seguras melhora o ambiente do trabalho e, consequentemente, melhora a qualidade de vida dos mesmos, trazendo maior produtividade para a empresa. A prática preventiva ajuda a salvar vidas e traz tranquilidade no ambiente corporativo.

 Melhores oportunidades

Se o mercado já oferece boas oportunidades para profissionais técnicos e bacharéis, com uma especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho as chances de conseguir aquele emprego dos sonhos podem ser ainda maiores, principalmente porque você terá uma nova habilitação junto ao CREA/CAU. Com a Pós UNISUAM em Engenharia de Segurança do Trabalho você se tornará um profissional especialista nas mais variadas normatizações voltadas à segurança do ambiente de trabalho.



Texto por: Prof. Ms. Igor Leite



E aí, quer se tornar um(a) especialista? 

Conheça a Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNISUAM!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X