Aluno formado em Engenharia Civil na UNISUAM faz Mestrado e constrói carreira em Portugal

Cleres fez um intercâmbio antes do Mestrado. Hoje é Gestor de Qualidade, Ambiente e Segurança em uma empresa internacional.

• Histórias de Sucesso

26/05/2022 por Carolina Grimiao

Uma carreira em ascensão e muitas possibilidades por vir. Cleres Romualdo Borges Júnior, de 31 anos, se formou na UNISUAM em 2017 e já atravessou o oceano para aproveitar as oportunidades de estudo e trabalho que Portugal lhe trouxe. O jovem de origem humilde enfrentou grandes desafios para concluir o Curso de Engenharia Civil, mas com a ajuda da família e os conhecimentos que a Universidade proporcionou, vem conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional.

Cleres entrou na UNISUAM em 2013, no curso de Engenharia de Petróleo e Gás, mas foi quando migrou para Engenharia Civil que se encontrou, conseguindo logo um estágio na área e participando de projetos importantes em grandes empresas. Durante o Curso, sempre se mostrou dedicado: “Posso dizer que fui um aluno ‘picuinha’ como dizemos aqui em Portugal, ‘o chato’. Questionava, dava aulas particulares para alguns alunos veteranos em algumas disciplinas específicas, participei de diversos projetos, inclusive de iniciação científica. Tudo foi mágico e enriquecedor”.

Foi quando, no último semestre do Curso, conheceu o Programa de Intercâmbio oferecido pelo Pólen (Polo de Inovação da UNISUAM) em parceria com a Universidade do Porto, em Portugal. Durante a experiência de seis meses, conheceu professores da Universidade portuguesa e se candidatou no Programa de Mestrado de Engenharia de Segurança do Trabalho. O resultado só veio com Cleres de volta ao Brasil. A aprovação saiu com uma bolsa integral para desenvolver um novo projeto com patente. Dessa forma, ele ingressou no Mestrado em 2018 e em setembro de 2020 defendeu a dissertação “Avaliação do Conforto Térmico Dinâmico usando o Modelo Racional”.

? Veja também: Curso de Engenharia Civil em alta e UNISUAM se destaca

A Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UNISUAM, Flávia Silva, lembra com carinho do aluno:  “Cleres sempre foi um aluno interessado,  esforçado e curioso. Sempre buscou os conhecimentos além da sala de aula, procurava sempre por iniciações científicas, participação em projetos de extensão, em como poderia sempre abranger os conhecimentos. Como professora, vê-lo como está hoje é motivo de muito orgulho e admiração por todo empenho e dedicação que realizou na Graduação. O meu desejo é que voe cada vez mais alto!”

Uma carreira internacional

Cleres trabalha há 5 anos como Gestor de QAS, responsável pelos departamentos de Qualidade, Ambiente e Segurança na empresa NORCEP Construções, que tem atuação em Portugal e na Holanda. Mas, devido à pandemia, ele só tem atuado em Lisboa: “A grande maioria das empreitadas são de poder público na vertente de Construção e Remodelação de edificações históricas.”

O engenheiro conta que o mercado em Portugal está aquecido: “Existem grandes oportunidades de trabalho para os engenheiros brasileiros, devido ao acordo de reciprocidade entre o CONFEA, CREA e a Ordem do Engenheiros. Com isso, os diplomas não precisam ser reconhecidos, basta somente realizar a inscrição e pagar as devidas taxas de ingresso. A oferta é muito grande, mesmo para quem é recém formado e sem experiência. Não é muito recomendado enviar o currículo do Brasil, é preciso já estar aqui”.

Mesmo estando do outro lado do Atlântico, Cleres guarda com carinho a sua passagem pela UNISUAM: “Ser um Coruja é muito mais do que ser um aluno. As instalações, os professores, o pessoal da limpeza, todos fizeram a diferença no meu desempenho. A Engenharia em si é um curso muito difícil, é preciso realmente sentar e praticar até a exaustão.”

E deixa um recado para os futuros profissionais da área: “Meu conselho é que os novos alunos precisam ser mais ‘picuinhas’ com os professores, sugar o máximo de informação, trabalhar muito a relação interpessoal com os amigos, participar mais de eventos, congressos. O primeiro estágio ou emprego vem por indicação”, finaliza.

Saiba mais sobre a Graduação em Engenharia Civil da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho.