Entenda a diferença entre Prouni e Fies

Ambos programas visam possibilitar o ingresso em universidades privadas

• Graduação

10/01/2024 por Fernando Moura

O Exame Nacional de Ensino Superior (Enem), nasceu com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio. A partir de 2005, com a criação do Programa Universidade para Todos e adesão de diversas instituições, passou a ser a principal forma de entrada no Ensino Superior.

Em 2023, a maior prova do Brasil contou com quase 4 milhões de inscritos que buscam vaga em universidades. Hoje, esses estudantes contam com três formas de ingresso, sendo o Sistema de Seleção Unificada (SiSu), voltado para instituições públicas.

E o Prouni e o Fies, como funcionam? Ambos os programas buscam facilitar o ingresso de estudantes em universidades particulares. Mas de que forma? Vamos descobrir!

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni), foi desenvolvido em 2004, com o objetivo de conceder bolsas para estudantes de baixa renda. Dessa forma, são oferecidas bolsas parciais (50%) ou integrais (100%), de acordo com a pontuação do Enem.

O que é preciso para participar do programa?

• Obter mais de 450 pontos nas provas objetivas;

• Não zerar a redação.

Anteriormente, era necessário que o estudante tivesse cursado o ensino médio em escola pública, mas a partir de 2022, o Prouni passou a aceitar estudantes de escola particulares, independente de serem bolsistas ou não.

Portadores de necessidades especiais e professores da rede pública, no exercício da educação básica, também podem fazer uso do programa.

Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa, para conquistar bolsa integral (100%). Para bolsas parciais, são necessários até 3 salários mínimos por pessoa.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado em 1999, sendo um sucessor ao chamado Crédito Educativo. De lá para cá, as regras foram alteradas e os juros do financiamento foram reduzidos.

O objetivo do programa consiste em financiar a Graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior e possui regras similares ao Prouni:

• Obter mais de 450 pontos nas provas objetivas;

• Não zerar a redação.

Além disso, o programa conta com 3 tipos de modalidades:

• Modalidade 1 (Fies): exclusivo para estudantes com renda per capita de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade, não há cobrança de juros;

• Modalidade 2 (P-Fies): exclusiva para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que possuam renda per capita de até 5 salários mínimos. Aqui, os estudantes pagam juros sobre as parcelas;

• Modalidade 3 (P-Fies): similar a Modalidade 2, essa é aberta para estudantes de todo país e também há cobrança de juros;

Para se inscrever, é necessário informar os dados pessoais e da instituição que deseja ingressar, além de outras informações referentes à solicitação de financiamento.

Como funciona o pagamento?

Pagamento do Fies durante os estudos

Enquanto o estudante estiver matriculado, é preciso pagar mensalmente um valor estipulado em contrato, referente aos juros do financiamento. A cobrança pode variar de acordo com a edição e o contrato firmado, mas existe um teto para esse pagamento.

No caso do P-Fies, o estudante pode iniciar o pagamento completo enquanto cursa a Graduação e, dessa forma, quitar o financiamento em um período mais curto.

Pagamento do Fies após os estudos

Aqui, o pagamento só começa após a formatura. Dependendo de quando o estudante assinou o contrato, é possível haver tempo de carência. Por isso é importante estar atento ao contrato.

Nos contratos firmados até 2017, o estudante entra no período de carência e durante 1 ano e meio, realiza pagamentos trimestrais referentes aos juros. Já os contratos de 2018 em diante, as parcelas do Fies serão descontadas automaticamente do salário, assim que conseguir um emprego.

#BoraFazer UNISUAM!