Medicina Veterinária: saiba tudo sobre o curso

A Medicina Veterinária é uma campo científico bastante amplo dedicado ao bem-estar animal

• Graduação

05/02/2024 por Fernando Moura

A graduação em Medicina Veterinária é um grande campo científico que estuda a saúde animal. A vida acadêmica do estudante envolve conhecimentos como Ciências Gerais, Humanas e Sociais. Assim, o aluno desenvolve habilidades de gerenciamento, análise e reflexões necessárias na área de atuação e sociedade.

Vamos descobrir um pouco sobre o curso e a carreira do Médico Veterinário?

Como é o curso de Medicina Veterinária?

A faculdade de Medicina Veterinária se dedica à saúde e bem-estar dos animais. Dessa forma, o currículo abrange anatomia, fisiologia, microbiologia, parasitologia, nutrição animal, farmacologia, cirurgia e muito mais.

Por meio de práticas laboratoriais, o estudante tem a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento teórico. Além disso, estágios clínicos, cirúrgicos e outras atividades de campo, são fundamentais, uma vez que permitem aos alunos vivenciar a profissão.

Por fim, além das disciplinas teóricas, os estudantes encontram aulas voltadas para a ética, legislação, biossegurança, gestão e outras habilidades necessárias para qualquer profissional.

O que se aprende na faculdade de Medicina Veterinária?

O futuro médico veterinário encontra disciplinas que abrangem anatomia, fisiologia, bioquímica, farmacologia, nutrição e genética. Além disso, o estudante aprende a diagnosticar e tratar doenças que afetam diversos tipos de animais.

Ao longo da graduação, é possível aprender sobre diversas áreas da Medicina Veterinária, como clínica, pesquisa, saúde pública e inspeção de produtos.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo MEC, o curso de Medicina Veterinária deve incluir as seguintes disciplinas:

• Ciências Biológicas;

• Ciências Humanas e Sociais;

• Ciências da Medicina Veterinária;

• Zootecnia e Produção Animal;

• Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal;

• Clínica Veterinária;

• Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública.

Onde o médico veterinário pode trabalhar?

O trabalho de um profissional em Medicina Veterinária é variado e envolve diversas tarefas e obrigações. Em geral, são responsáveis pelo cuidado, tratamento e prevenção de animais em clínicas, hospitais, zoológicos ou em fazendas. Além disso, é possível atuar em áreas de pesquisa, saúde pública e inspeção sanitária.

Dessa forma, o profissional é responsável por diagnosticar animais que apresentam sintomas e problemas de saúde. Para isso, o médico veterinário pode realizar exames clínicos e laboratoriais.

Além de diagnosticar, o profissional da área também atua na prevenção. Isto é, atua com vacinação, controle de parasitas e orientações sobre cuidados com a saúde e bem-estar.

Quanto ganha o médico veterinário?

Presente em fazendas, clínicas e indústrias do setor agropecuário, o salário desses profissionais varia de acordo com a localidade. De acordo com pesquisa realizada pelo Salario.com, com base nos dados no Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, o médico veterinário ganha em média R$ 4.151,19, para uma carga horária de 40 horas semanais.

Medicina Veterinária UNISUAM

Na UNISUAM, você encontra o modelo de ensino que privilegia a formação profissional dando ênfase às aulas práticas desde o início da Graduação. Tudo isso, em laboratórios super modernos e totalmente equipados com peças anatômicas. Além disso, a UNISUAM possui convênios com instituições ligadas à prática da profissão, com ofertas de estágios e projetos de extensão.

Então, você pode deixar passar essa oportunidade. A UNISUAM é a única faculdade do país com preço fixo de verdade, onde você paga o mesmo da primeira à última mensalidade, sem qualquer tipo de reajuste!

#BoraFazer UNISUAM!