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Estude na UNISUAM
24/06/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 4 minutos
Antes mesmo de falar, a criança já se comunica. Com o corpo, com o olhar, com o gesto. Na infância, o movimento é mais do que expressão: é forma de aprender, de se relacionar, de se reconhecer no mundo. É por isso que cada pulo, corrida, desenho ou brincadeira carrega um potencial pedagógico imenso. Quando respeitado e estimulado, o corpo se torna um aliado poderoso no processo de desenvolvimento infantil.
Essa é a base da Psicomotricidade na Educação Infantil, uma abordagem que entende o educar como um processo que passa, necessariamente, pelo corpo em movimento. E que oferece caminhos para que professores, pedagogos e profissionais da educação atuem com mais consciência, propósito e sensibilidade no dia a dia com as crianças.
A Psicomotricidade é o campo que estuda e trabalha a relação entre os aspectos motores, emocionais e cognitivos no desenvolvimento humano. Na Educação Infantil, ela se torna ainda mais relevante, pois considera a criança como um ser em construção, que aprende com o corpo, com o brincar, com a afetividade.
Mais do que trabalhar a coordenação motora ou o equilíbrio, a psicomotricidade promove autonomia, autoestima, linguagem, socialização e aprendizagem. Ela entende que, antes de escrever, é preciso rabiscar. Antes de resolver um problema, é preciso explorar o mundo com o corpo.
Uma das perguntas mais comuns de pais e professores é: meu aluno não consegue segurar o lápis, o que fazer? A psicomotricidade oferece respostas práticas para isso, já que em sua essência, é uma abordagem ampla e inclusiva, que considera o desenvolvimento integral da criança por meio do corpo, do movimento e da relação com o outro.
Ao trabalhar tônus muscular, lateralidade, noção espacial e coordenação visomotora, a psicomotricidade prepara a criança para aprender a ler e escrever com mais segurança e fluidez. Sem essa base corporal bem estruturada, o processo de alfabetização pode ser mais lento, frustrante ou até mesmo excludente.
Não. Embora ambas utilizem o movimento como ferramenta, a Psicomotricidade tem um olhar mais clínico e emocional, focado na construção do sujeito em todas as suas dimensões: corporal, simbólica, relacional e cognitiva. Já a Educação Física, em geral, tem um foco mais técnico e esportivo.
Se você é professor(a), pedagogo(a), psicopedagogo(a) ou profissional da área da educação e quer atuar com mais propósito e embasamento científico no desenvolvimento infantil, a especialização em Psicomotricidade é um passo essencial.
Com essa formação, você estará preparado(a) para:
A pós-graduação em Psicomotricidade na Educação Infantil da UNISUAM é ideal para:
Sim! A especialização em Psicomotricidade na Educação Infantil da UNISUAM, pode ter um impacto direto e positivo na trajetória de educadores da rede pública. Além de contribuir com conhecimento prático e estratégico para o dia a dia escolar, ela também pode:
📌 Dica: Consulte o plano de cargos e salários do seu município para saber como usar o seu título de pós-graduação como diferencial na sua carreira pública.
A pós-graduação em Psicomotricidade na Educação Infantil da UNISUAM é para quem acredita que a educação começa no olhar, se constrói no corpo e floresce na relação. Se você quer fazer parte de uma geração de educadores que respeitam os tempos da infância e acreditam no brincar como linguagem essencial, essa especialização é para você. Transforme seu jeito de ensinar e ajude a transformar o jeito das crianças aprenderem.
Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias — principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.
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