UNISUAM realiza Simpósio Docente para a volta às aulas

Professores tiveram uma semana de preparação com diversas atividades. O tema desse semestre foi Reconectando com o Ninho.

• Espaço do Mestre

11/08/2022 por Carolina Grimiao

Uma semana inteira dedicada a treinar os professores que estão com o desafio de receber os alunos na volta às aulas presenciais. Com o tema “Reconectando com o Ninho”, o XXVI Simpósio Docente da UNISUAM reuniu toda a equipe de Ensino com diversas atividades voltadas à integração, debates, mesas redondas, estudos de metodologias, apresentação de seminários e direcionamentos para o semestre.

A cada dia, uma proposta foi oferecida aos professores. No primeiro dia, a abertura e recepção ficou por conta do Reitor da UNISUAM, Arapuan Netto, que trouxe uma abordagem atual com a palestra “Conectando com a Educação”. No segundo dia, as atividades foram pautadas no Momento MUDE, o Modelo Único de Ensino da UNISUAM. O terceiro dia foi focado em Pesquisa e Extensão; o quarto dia em Metodologias Ativas e o último dia foi realizado o I Seminário do Grupo de Pesquisa do MUDE.

? Veja também:  Saiba mais sobre o MUDE: o Modelo Único de Ensino da UNISUAM!

Para a Professora Waldirene Araújo, Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da UNISUAM (NAPp) e organizadora da programação, o evento teve um olhar diferenciado: “O Simpósio é um espaço importante de formação continuada promovido pela Instituição. Neste evento refletimos sobre a prática docente e os novos paradigmas educacionais”, explica. E avalia a semana: “Foi incrível! Muito aprendizado, trocas de experiência e reencontros. Os professores e os coordenadores estavam ansiosos por estar juntos novamente. Foi emocionante assistir a este momento.”

A Professora Adriane Oliveira, Coordenadora do Curso de Direito, conta a sua experiência: “Pela primeira vez eu me senti parte do Simpósio e para mim foi muito emocionante perceber como eu cresci em conhecimento em relação ao ensino modular. Cada atividade confirmava ainda mais que o MUDE veio para fazer uma disruptura na Educação. No treinamento que eu participei, eu consegui conectar no mesmo dia com os professores de Direito. Senti que eles romperam barreiras que pudessem limitá-los, uma vez que o ensino modular traz uma quebra de paradigmas e tradicionalismos, além da falta de contato humano que a pandemia trouxe. Esse Simpósio presencial fez a diferença e fez o curso de Direito se reconectar com o Ninho.”

Além disso, no primeiro dia de Simpósio os professores foram recebidos com um delicioso café da manhã preparado pela Gastronomia, curso Coordenado pelo Professor Valmir Farias, e participou ativamente de várias atividades: “Foi de uma excelência e de um enriquecimento inédito, percebi muita participação dos cursos e o envolvimento dos docentes nas oficinas e palestras. Foi um Simpósio vivo, que trouxe a realidade do momento que estamos passando com as mudanças das estruturas curriculares, a valorização do MUDE e o que ele proporciona para o aluno e para o professor. Eu participei de oficinas desafiadoras como a do NAPp, pensando sobre inovação, tecnologias da educação e o crescimento dos nossos alunos.”

As aulas do semestre de 2022.2 começam dia 15/08 para os veteranos e 16/08 para os calouros.

Fotos: Maurício Peçanha

Venha para a UNISUAM e esteja preparado para o mercado de trabalho!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.