OFERTA EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO! PÓS UNISUAM EM BANGU E CAMPO GRANDE COM 70% OFF EM TODAS AS PARCELAS.
APLIQUE O CUPOM QUEROPOS70

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Tradições de raízes de matrizes africanas recebem justa homenagem

No Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, o colunista convidado Pai Paulo de Oxalá traz a importância de abrir espaço para as pautas de matrizes africanas.

  • Diversidade para Todos

21/03/2023 por Pai Paulo de Oxalá

Tempo de Leitura: 2 minutos

Não, não é fácil vestir o seu fio de conta e publicar o que tem a dizer para o mundo. Não são todas as redações que vão abrir as portas para as suas histórias, tampouco universidades. Por muitos anos, a nossa tradição não passava de um parágrafo nos livros estudantis, pesquisada e escrita por quem não conhece e não vive diariamente o que vivemos: o racismo.


Ser o primeiro pai de santo, o primeiro sacerdote de culto de matriz africana, a ter espaço nos principais veículos de forma online no Brasil, me colocou na linha de frente da responsabilidade de dar voz ao nosso povo, o povo de axé. Hoje, publico uma das mais importantes notícias que já tive a honra de compartilhar com meus leitores. Celebramos, finalmente, o Dia Nacional de Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.


A lei foi sancionada logo no início do novo governo, o que nos traz esperança para a renovação. Vivemos tempos sombrios com terreiros incendiados, médiuns apedrejados, pais e mães de santo expulsos de suas comunidades entre outros exemplos tristes para a nossa história. Não dá mais! A data de hoje marca o que a sociedade precisa entender: temos o nosso espaço e merecemos respeito.


As nossas tradições estão na vestimenta, na culinária, na música, na religiosidade, no vocabulário e em toda a construção social. Até quem nos persegue vive a nossa história. A ignorância não os permite alcançar o conhecimento de que a nossa raiz está no sangue de cada filho nascido neste chão.


Vocês, universitários de raízes de matrizes africanas, têm o dobro do caminho pela frente, pois a luta contra o preconceito não acabou. Não desistam! Estou aqui para dizer que venci muitos preconceitos e tabus. Acreditei nos búzios, nas cartas e trilhei o caminho indicado pelos Orixás.


Trilhem com fé, com garra, com esforço, mas principalmente eliminando a palavra ‘’desistência’’ do vocabulário. Desistir não é uma opção. Honre o nosso povo e as nossas tradições. Vocês existem. Nós existimos. Ergam seus diplomas!


O dia de hoje é uma vitória, afinal, vocês celebram esta data com a oportunidade que os nossos ancestrais não tiveram, de estudar e ter uma perspectiva de futuro. Parabéns, vencedores! Axé!

Outras sugestões de postagens pra você...

Egresso de Ciências da Reabilitação da UNISUAM é professor na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)Egresso de Ciências da Reabilitação da UNISUAM é professor na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Egresso de Ciências da Reabilitação da UNISUAM...
João Paulo Freitas, egresso do Doutorado Acadêmico em Ciências da...
Veja mais
Você já ouviu falar em Biblioterapia?
Pensar nos efeitos terapêuticos da leitura pode parecer comum. Afinal,...
Veja mais
Faculdade do Rio de Janeiro é a única do Brasil a ter Preço FixoFaculdade do Rio de Janeiro é a única do Brasil a ter Preço Fixo
Faculdade do Rio de Janeiro é a...
Uma das maiores inseguranças na hora de começar uma faculdade...
Veja mais

Por Pai Paulo de Oxalá

Pai Paulo de Oxalá é pesquisador da cultura afro-brasileira e um dos babalorixás mais respeitados, totalmente documentado e abalizado de forma abrangente nos assuntos místicos da religião dos Orixás. Atualmente, é colunista do Extra Online.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X