Aluno autista se forma em Arquitetura e Urbanismo

Moisés desenvolveu um projeto de um hotel em Campo Grande e foi bastante elogiado pela banca, que vê no jovem um exemplo de superação.

• Diversidade para Todos

10/08/2022 por Carolina Grimiao

Com apenas 25 anos, Moisés dos Santos Silva é o mais recém-formado em Arquitetura e Urbanismo na UNISUAM. O jovem possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é um distúrbio no desenvolvimento neurológico, gerando alterações na comunicação, na interação social e no comportamento, que foi identificado ainda criança.

Mas as limitações nunca foram um entrave. Moisés integrou a faculdade com muitas expectativas. Desde a adolescência sonhava em seguir a carreira na área, principalmente depois de cursar Edificações no Ensino Médio. Para o mais novo arquiteto, a experiência do Ensino Superior foi de grande aprendizado desde a sua entrada em 2017:

“A UNISUAM me acolheu muito bem. O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para mim foi uma experiência maravilhosa porque pude aprender bastante sobre a carreira que escolhi, como por exemplo conseguir fazer todo o projeto de um empreendimento hoteleiro, que foi a minha maior tarefa durante o último período da faculdade. Devo acrescentar que tive um ótimo orientador que, pacientemente, me ajudou na realização do meu projeto e a ajuda do NAPp, que me fez sentir totalmente integrado e acolhido”, destaca.

Sobre o projeto, Moisés explica que pensar o bairro de Campo Grande como um potencial turístico foi a inspiração para compor o projeto final, o Hotel Suburbano do Rio: “O bairro, que é um dos mais suburbanos da cidade do Rio de Janeiro, precisa de uma unidade hoteleira para que o turismo possa ser mais intensificado e assim, movimentar ainda mais a economia de uma das principais metrópoles do planeta, que sofre, como qualquer outra cidade, com os efeitos da pandemia do Coronavírus”, defende.

Sob orientação do Professor Mário Franklin de Lima Júnior, o trabalho foi desenvolvido e apresentado: “Meu primeiro contato com o Moisés se deu ainda no primeiro período, na aula de Técnicas Gráficas. Depois nos reencontramos em Fundamentos para o Trabalho de Conclusão de Curso quando o orientei para o TCC. A formatura do Moisés nos enche de alegria e nos indica que estamos no caminho certo na construção de um mundo melhor para os que vem depois de nós. O mérito é todo dele.”

E com o apoio do NAPp (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) a caminhada foi mais fluida. A Psicopedagoga Lucia Costa, que atua no Núcleo, conta como foi o processo:

“Venho acompanhando o Moisés desde o primeiro semestre de 2021. O início do seminário de pesquisa para a preparação do trabalho de conclusão de curso foi um grande desafio para todos. Mas, a cada dia ele foi se tornando mais autônomo nas suas atividades. Estive com o aluno e seu professor orientador, bem como com seus pais, em alguns encontros via Meet e foi proposto ele participar de uma pré-banca para que se sentisse mais à vontade na hora em que tivesse que apresentar seu TCC definitivo. A apresentação foi brilhante. Foi muito emocionante para todos participar e acompanhar a evolução de Moisés, antes tão dependente, e agora seguindo seu caminho de forma mais autônoma na sua profissão de arquiteto urbanista”.

? Veja também: UNISUAM Inclusiva: saiba como a Instituição recebe alunos e profissionais com deficiência

Para a família, acompanhar todo o processo nos estudos do jovem e a conquista da aprovação final é a consolidação de anos de empenho e dedicação. O pai do jovem, Sr. Jurandyr, se emociona:

“Sempre acreditamos no potencial intelectual do nosso filho. O Moisés foi diagnosticado autista ainda criança, mas isso nunca nos desmotivou. O diagnóstico funcionou para nós como um verdadeiro combustível para seguirmos em frente como pais especiais. Ele, aos 5 anos de idade, passou a falar e a ler, fato que demonstrou a nós que ele tinha toda a condição de estudar e adquirir conhecimento necessário para se profissionalizar. É importante ressaltar que jamais o nosso filho, desde o berçário até a faculdade, deixou de estar desacompanhado de nós, nas idas e vindas. E a UNISUAM, nas pessoas dos seus funcionários e professores, sempre nos tratou com muito respeito e simpatia”.

O jovem arquiteto segue cheio de planos: “Muito embora os obstáculos, creio que eu terei uma excelente jornada na área da Arquitetura e assim poder contribuir e muito para a nossa sociedade, sendo com essa decisão um motivo de orgulho para toda a minha família”, comemora.

Venha para a UNISUAM e realize os seus sonhos profissionais!