O poder transformador da educação

Só a educação é capaz de impactar uma sociedade e promover transformação da vida das pessoas

• Dicas do Reitor

03/07/2024 por Arapuan Netto

A educação é fundamental para o desenvolvimento de comunidades e regiões, transformando vidas individuais e impactando a sociedade como um todo. O ensino superior tem um papel essencial na mudança da realidade de classes sociais e de seu entorno. O acesso ao ensino superior oferece novas perspectivas, amplia horizontes e abre portas para oportunidades que, de outra forma, poderiam estar fora de alcance. Quando mais pessoas de uma comunidade têm acesso à educação superior, toda a sociedade se beneficia com o aumento do conhecimento, da renda e da qualidade de vida.

Viver o ambiente universitário é uma experiência única e transformadora, construindo relacionamentos duradouros tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. A teoria ensinada nas salas de aula é vital, mas é na prática que os reais desafios do “mundo real” se apresentam, aproximando a sala de aula do dia a dia empresarial e preparando os alunos para enfrentar e superar obstáculos em suas futuras carreiras. Ter professores inspiradores, amigos acolhedores e participar de grupos que ajudam a viver plenamente esse momento são experiências marcantes e vitais para a construção do futuro. Muitos dos meus amigos mais próximos foram feitos durante a faculdade. Tornamo-nos padrinhos dos filhos uns dos outros, sócios em empreendimentos e construímos relações que começaram na faculdade e se fortaleceram ao longo dos anos.

Muitas vezes, escolhemos um curso por pressão familiar ou por achar que a carreira é algo “de família”. Na maioria das vezes, descobrimos após entrar na faculdade que não gostamos daquele curso, que ele não tem nada a ver com o que sonhamos. Mesmo assim, muitas vezes, terminamos para não decepcionar um familiar. Mais tarde, podemos constatar que perdemos tempo ou, de forma mais evoluída, entender que aquele conhecimento não será desperdiçado. Por exemplo, se alguém fez engenharia contra a vontade e depois estudou administração, sem dúvida será um administrador mais completo e, ainda mais certo, um engenheiro com mais soft skills do que a maioria. Conheci certa vez um biólogo que virou programador; ele tinha a capacidade de escrever códigos com mais sensibilidade do que um programador focado apenas em hard skills. Enfim, o mais importante é curtir a jornada e tomar decisões que façam você ser feliz.

A internet revolucionou a forma como aprendemos e ensinamos, permitindo o acesso a uma infinidade de informações e recursos online que complementam o ensino tradicional. No entanto, a tecnologia não substitui os relacionamentos interpessoais e o ambiente rico em interações que uma universidade proporciona. A convivência no campus, as discussões em grupo e os projetos colaborativos são experiências insubstituíveis que enriquecem a formação acadêmica e pessoal.

Na UNISUAM, acreditamos no poder transformador da educação e na importância do ambiente universitário para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos alunos. Convidamos você a conhecer nossa instituição e a viver esses momentos conosco. Juntos, podemos construir um futuro melhor e mais promissor. Educação é mais do que adquirir conhecimento; é uma jornada de crescimento, descoberta e desenvolvimento que impacta vidas e transforma comunidades de diversas realidades e contextos. Venha fazer parte dessa jornada na UNISUAM.

#BoraFazer UNISUAM

Por Arapuan Netto

Apoio diversos projetos e busco parcerias que visam melhorar a gestão acadêmica e administrativa das instituições de ensino. Acredito que a verdadeira educação, inclusiva, inovadora e de qualidade, é o melhor caminho para gerar um impacto positivo e duradouro na sociedade.