UNISUAM conquista certificado de reconhecimento

A UNISUAM foi a única universidade do Rio de Janeiro a receber o certificado entregue pela SEMESP.

• CPA

04/10/2023 por Fernando Moura

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNISUAM ganhou o certificado de reconhecimento pelas ações junto à rede de compartilhamento de conhecimento da SEMEP. Esse grupo, que conta com 37 universidades, elaborou uma nova ferramenta de autoavaliação institucional, sendo a UNISUAM a única instituição do Rio de Janeiro.

O que é a CPA UNISUAM?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) é responsável por conduzir os processos de avaliação interna da Instituição, bem como pela sistematização e prestação das informações solicitadas pelo Governo Federal. Desde a sua criação em 2004, a CPA tem se dedicado a identificar as potencialidades e fragilidades da UNISUAM, além de propor alternativas viáveis para a melhoria contínua da qualidade da Instituição.

A avaliação interna efetiva e participativa é fundamental para o desenvolvimento da Instituição, garantindo a excelência acadêmica, aprimoramento dos serviços oferecidos e a satisfação de todos os membros da comunidade acadêmica. Por isso, a participação ativa de todos os estudantes, docentes e funcionários da UNISUAM é encorajada nesse importante processo de avaliação.

Primeiro ciclo do projeto de Autoavaliação Institucional

O Projeto de Autoavaliação Institucional do Ensino Superior, criado pelo SEMESP em 2021, tem como objetivo reconhecer a relevância do processo de autoavaliação das instituições de ensino superior brasileiras.

O Professor Luciano Teixeira, Presidente da Comissão Própria de Avaliação, se disse “extremamente honrado e orgulhoso”, com o reconhecimento:

“É uma validação do esforço e dedicação de toda a equipe envolvida nesse projeto inovador. Saber que fomos destacados entre as 37 universidades participantes, sendo a única do Rio de Janeiro, aumenta ainda mais a importância desse feito.”

Veja o pronunciamento completo do Presidente da CPA abaixo:

“A CPA da UNISUAM tem a satisfação de receber o certificado de reconhecimento pelas contribuições notáveis à rede de compartilhamento de conhecimento da SEMEP. Em parceria com um grupo seletivo de 37 universidades, colaboramos na concepção de uma ferramenta de autoavaliação institucional inovadora.

Esta conquista é de significativa importância, visto que apenas 37 instituições de ensino superior em todo o Brasil participaram ativamente desse empreendimento colaborativo. Destacamo-nos como a única universidade do Rio de Janeiro a integrar esse grupo seleto, ressaltando ainda mais a singularidade e excelência do nosso comprometimento com o aprimoramento acadêmico e institucional.

A introdução dessa nova ferramenta de autoavaliação institucional representa um avanço significativo para o ensino superior. Ao proporcionar uma abordagem mais refinada e abrangente para avaliar e aprimorar a qualidade acadêmica, essa ferramenta torna-se um instrumento valioso no fortalecimento das práticas educacionais. Ela não apenas oferece uma avaliação holística das instituições, identificando áreas de excelência e oportunidades de melhoria, mas também cria um ambiente propício para a troca contínua de melhores práticas entre as universidades participantes.

Assim, acreditamos firmemente que essa ferramenta não só elevará os padrões de qualidade do ensino superior, mas também fomentará uma cultura de aprendizado contínuo e inovação. Ao focar na autorreflexão e no aprimoramento constante, desempenhará um papel vital no fortalecimento do cenário educacional, proporcionando benefícios duradouros para as instituições, os educadores e, o mais importante, para os estudantes.”

Venha para a UNISUAM e estude na universidade Nota 5 no MEC!