O que é iniciação científica?

A iniciação científica é uma ótima oportunidade para alunos de Graduação desenvolverem habilidades

• Carreiras

08/02/2024 por Fernando Moura

No ensino superior, existem diversos recursos didáticos que buscam promover a aprendizagem e a iniciação científica é uma delas. Caso você não saiba, é uma excelente oportunidade para alunos de Graduação, mesmo que não tenham o desejo de se tornarem pesquisadores.

A iniciação científica permite o desenvolvimento habilidades básicas, como escritas e investigação, que são importantíssimas para o futuro de qualquer profissional.

O que é iniciação científica?

A iniciação científica é oferecida por diversas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas. Dessa forma, a universidade permite o aprofundamento de conhecimentos em determinados temas.

Nesse sentido, a iniciação científica necessita da aplicação prática de diversos processos metodológicos de investigação. Assim, com foco nos métodos científicos, é possível encontrar soluções para determinados problemas, além de potencializar o processo de aprendizagem durante as etapas de investigação.

Como funciona a iniciação científica?

As instituições de ensino possuem diferentes maneiras de inscrever o estudante em programas de iniciação científica. Então, é necessário buscar o setor correto e atentar-se às etapas do processo seletivo.

Um programa de iniciação científica exige a entrega de um projeto de pesquisa sobre algum tema, definindo como será o desenvolvimento do trabalho. Portanto, é importante procurar professores que estudem temas interessantes para submeter uma proposta de pesquisa em conjunto.

Ainda é possível participar de um projeto de iniciação científica em outras instituições. Essas oportunidades são importantes para vivenciar essa atividade em outros ambientes.

Por que fazer iniciação científica durante a graduação?

Oportunidades para a vida acadêmica

Integrar projetos de iniciação científica são fundamentais para quem deseja seguir a carreira acadêmica. Isso se deve ao fato de ser o primeiro passo para ingressar em um mestrado ou doutorado.

Dessa forma, o estudante tem mais chances de ser aprovado em uma programa de pós-graduação stricto sensu, em relação aos que não possuem uma iniciação científica no currículo.

Destaque profissional

A iniciação científica é uma ótima forma de desenvolver habilidades, que com certeza serão importantíssimas em um futuro próximo. Além disso, ela ainda garante destaque em um processo seletivo.

Contato com profissionais da área

A iniciação científica garante um networking importantíssimo para a carreira. Em contato com professores e demais profissionais durante as pesquisas, o aluno potencializa a aprendizagem e desenvolve boas oportunidades para a carreira.

Horas complementares

Você sabia que a iniciação científica garante horas complementares? Pois é! Além de desenvolver habilidades que vão garantir destaque no futuro, ainda conquista horas complementares, tão necessárias para a conclusão da graduação.

Estão abertas as inscrições de trabalhos no IX Congresso Internacional da Rede ACINNET

Iniciação Científica na UNISUAM

Na UNISUAM, a formulação e organização é de responsabilidade da Diretoria de Pesquisa, que atua em parceria com o programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Aqui, o objetivo é formar cidadãos com alto nível de qualificação e disseminação da produção científica, técnica, artística e cultural.

Quer conhecer mais sobre alguns programas de iniciação científica e descobrir como participar? Clique aqui e saiba tudo!

Inscreva seu projeto de iniciação científica na Congresso Internacional Rede Acinnet

Em 2024, a UNISUAM sediará o IX Congresso Internacional da Rede ACINNET, entre os dias 12 e 13 de junho. O evento é uma grande oportunidade para professores, acadêmicos, profissionais da educação e diversos profissionais de redes parceiras da ACINNET compartilharem seus conhecimentos e experiências.

O tema central do Congresso é Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável, que é de grande relevância para a comunidade científica e para a sociedade em geral. Além de palestras com renomados pesquisadores de todo o mundo, o congresso receberá inscrições de trabalhos científicos para serem defendidos e debatidos.

Já pensou que incrível apresentar e debater a sua pesquisa científica? Então, não perca tempo, clique aqui para inscrever o seu trabalho!

Ficou com alguma dúvida? Confira o edital!

#BoraFazer acontecer!