Público acima dos 50 anos cada vez mais presente nas universidades

Em busca de qualidade de vida e novas oportunidades, o público acima dos 50 anos se lança nos bancos acadêmicos.

• Diversidade para Todos

18/01/2022 por Carolina Grimiao

Os números são expressivos. Segundo a mais recente pesquisa realizada pelo Censo de Educação Superior disponibilizada pelo Ministério da Educação, 27 mil idosos fazem curso universitário no Brasil. Entre 2015 e 2019, o aumento da procura de alunos com mais de 60 anos cresceu 48%, inclusive no ensino a distância

E as motivações são diversas. Projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que a população com mais de 50 anos deve aumentar ainda mais até 2030. Com a expectativa maior de vida e a facilidade de acesso à internet, muitas pessoas nessa faixa etária se sentem encorajadas a retomar os estudos e realizar os seus sonhos. Uma prova de que não tem idade para mudar de vida.

É o caso de Deise Soares, de 54 anos, que começou a cursar Administração na UNISUAM: “Ouvi de uma ex-patroa que eu era muito velha para voltar a estudar. Aquilo mexeu comigo. Uma colega me incentivou e me inscrevi no Vest Solidário. Quando recebi a ligação de que tinha conseguido, vi um mundo de oportunidades”, conta a universitária, que além de aluna, hoje é estagiária da Biblioteca da Instituição.

A Ciência aponta muitos benefícios em voltar a estudar depois de uma idade mais avançada, como trabalhar o sistema cognitivo, se atualizar dos conhecimentos, socializar com outras pessoas, ter novas oportunidades e a chance de construir uma nova carreira:

“Eu estava desempregada, pensando em trancar a faculdade, quando o estágio surgiu. Minha experiência tem sido de amadurecimento e crescimento pessoal e profissional. A vida não termina depois dos 50, pelo contrário, a vida começa, recomeça. Uma idade madura de saber o que se quer e ter a certeza que consegue”, comemora Deise.

UNISUAM lança a campanha 50+

Acreditando no potencial e na sabedoria dos mais experientes, a UNISUAM lançou a campanha 50+, onde o desconto da mensalidade é de acordo com a idade do aluno, desde que esteja acima dos cinquenta anos. Ou seja, se o aluno tem 58 anos, ele tem 58% de desconto, se tem 65 anos, são 65%.

Além do Preço Fixo e de todo o combo de vantagens que a UNISUAM oferece, o desconto da mensalidade proporcional a idade é mais um estímulo para que todos possam realizar seus sonhos na “melhor idade”. Os alunos que fizerem a matrícula até 31 de janeiro de 2022 ainda ganham um brinde exclusivo, conforme regulamento

Hoje, são oferecidos mais de 40 cursos de Graduação, tanto na modalidade presencial quanto na EAD, nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Engenharias e Saúde, em quatro unidades: Bonsucesso, Taquara, Bangu, Campo Grande e a mais recém-inaugurada, no Centro do Rio.

Outra possibilidade são os Polos EAD localizados em Duque de Caxias, Iguaba Grande, Jardim Paulista, Nova Iguaçu, Nilópolis, Niterói, São Gonçalo, Tijuca e Vila da Penha. Clique para ver mais sobre todos os cursos oferecidos.

UNISUAM e o trabalho com a Terceira Idade

Além do ensino superior, a UNISUAM desenvolve, desde 2007, atividades para o público acima dos 50 anos e criou, em 2009, a Universidade Aberta da Terceira Idade. Mais conhecida como UNATI, ela compreende um programa voltado para a qualidade de vida, com atividades socioeducativas, assistenciais, culturais e de lazer dentro e fora do espaço universitário. Para saber mais sobre o Programa clique aqui

? Quer saber mais? Fale conosco!