UNISUAM completa 54 anos transformando vidas

No aniversário da UNISUAM, relembre um pouco da históriu

• Agenda / Rolou por aqui

04/12/2023 por Fernando Moura

Há 54 anos nascia a UNISUAM, uma instituição de ensino destinada a transformar vidas. Desde a sua fundação, em 1969, a nossa vocação ultrapassa as fronteiras da sala de aula e tornou-se um compromisso: realizar sonhos, promover mobilidade social e impacto na comunidade por meio da educação.

1969 e 1970: nasce a UNISUAM

A Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (SUAM) foi fundada em 1969 por Augusto Medeiros da Motta. Posteriormente, sua esposa, a Professora Amarina Motta, juntamente com seus filhos, Arapuan e Augusta, continuaram o legado do patriarca e fundaram uma instituição com o objetivo de ser mais que uma faculdade, dando origem à Graduação de Ciências Contábeis.

No ano seguinte, em 1970, a SUAM conquistou a aprovação para o funcionamento da sua primeira faculdade, vitória marcante que inaugurou uma era de sucesso na instituição que, a partir daí, não pararia de crescer.

1992: CLESAM – Cuidado que transforma

Pensando desde sempre em uma formação prática robusta e com muita mão na massa, o professor Júlio Daniel da Cruz Netto fundou, em 1992, a Clínica-Escola Amarina Motta (CLESAM), espaço de treinamento e capacitação prática para os alunos da área da saúde por meio de estágios supervisionados e Projetos de Extensão.

Esta iniciativa não apenas aprimorou a formação prática dos estudantes, mas também trouxe grandes benefícios à comunidade, reforçando a vocação da UNISUAM em impactar positivamente a sociedade ao seu redor.

1997: Pioneirismo

No ano de 1997, com a expansão do portfólio de cursos, a UNISUAM tornou-se o primeiro Centro Universitário do Brasil. Além do título, essa distinção trouxe o reconhecimento do compromisso incansável de proporcionar uma educação de qualidade, formando agentes transformadores das suas próprias vidas e das comunidades locais.

2005 e 2007: a UNISUAM chega a Zona Oeste

A expansão da transformação veio com a inauguração das Unidades Campo Grande e Bangu, em 2005 e 2007, respectivamente, o que ampliou o alcance da UNISUAM às diversas comunidades. Estas unidades tornaram-se referências na Zona Oeste do Rio de Janeiro, proporcionando educação de qualidade, com baixo custo e garantia de desenvolvimento pessoal e profissional.

A Unidade Campo Grande, localizada na Avenida Cesário de Melo, 2541, conta com 3 blocos e cursos de Graduação e Pós-Graduação. Já a Unidade de Bangu possui dois prédios, um na Rua da Feira, 316, e outro dentro do Bangu Shopping.

2017: Vest Solidário

Cada vez mais focada na missão de transformar vidas, a UNISUAM realizou a primeira edição do Vest Solidário em 2017, processo seletivo que dá a oportunidade, para candidatos que possuem renda de até 1,5 salário mínimo, de conquistar uma bolsa de estudos com 100% de desconto.

Assim, ao proporcionar bolsas integrais, a instituição escancara as portas da educação superior para todos, removendo barreiras financeiras que, muitas vezes, limitam o acesso ao conhecimento. É a democratização da educação.

2018: Inovação com Preço Fixo

De inovação e pioneirismo a gente entende. Assim, em 2018, ao introduzir o Preço Fixo, a instituição mais uma vez demonstrou seu compromisso com a acessibilidade, a transparência e o seu futuro.

Sendo a única faculdade do Brasil a contar com Preço Fixo de verdade, o estudante paga o mesmo valor da primeira à última mensalidade, sem qualquer tipo de reajuste. É a segurança e tranquilidade necessária para focar no desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

2023: Nota máxima no MEC

Após rigorosa avaliação, a nota 5 do MEC na Avaliação Institucional de recredenciamento foi o reconhecimento da qualidade do ensino e do trabalho desenvolvido pelo corpo docente e administrativo. Essa nota é o selo de qualidade que reforça a confiança da educação oferecida e um incentivador para que esse trabalho desenvolvido perdure e siga impactando vidas, promovendo um futuro melhor para todos.

O futuro é logo ali

A vocação da UNISUAM para transformar vidas por meio da educação vai além de marcos e datas. Está nas histórias dos alunos que, ao cruzarem os portões da instituição, encontraram não apenas salas de aula, livros e professores, mas trampolins para a realização de seus sonhos.

Cada palavra dita nas salas de aula, cada projeto desenvolvido em parceria com a comunidade, cada iniciativa para tornar a educação mais acessível é uma expressão da nossa missão. É a força motriz que impulsiona a instituição a continuar evoluindo, inovando e impactando positivamente vidas.

Ao celebrarmos os 54 anos dessa história inspiradora, olhamos adiante com entusiasmo. A UNISUAM seguirá guiando aqueles que buscam por um futuro melhor. Que os próximos anos sejam marcados por mais conquistas, inovações e, acima de tudo, pela contínua transformação de vidas, cumprindo a nobre missão que se tornou sua marca registrada.

#BoraFazer UNISUAM