fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Tudo o que você precisa saber antes de iniciar um negócio

Evento realizado pela UNISUAM focou na orientação para quem quer abrir e divulgar uma nova empresa.

  • Agenda / Rolou por aqui

11/04/2022 por Ana Carolina Teixeira dos Santos

Tempo de Leitura: 3 minutos

Em razão da pandemia e das suas consequências, houve um crescimento nas taxas de desemprego no Brasil. Segundo análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou nítido o novo recorde, isto é, a taxa de desemprego saiu de 13,6% em agosto de 2020 para 14% em setembro de 2020. Levando em consideração esses dados, é possível compreender o termo Empreendedorismo por Necessidade, uma vez que as pessoas estavam desempregadas e em busca de renda, necessitando desenhar uma nova realidade.

 

Mediante isso, o índice de Empreendedores aumentou gradativamente no Brasil. Foi realizada uma pesquisa pelo Ministério da Economia, onde ficou claro que o país contabilizou um aumento nos números de novas empresas abertas em 2020, ou seja, no final do ano foram totalizados 20 milhões de negócios ativos. Além das empresas, outro público que também possuiu aumento exponencial foi os microempreendedores individuais. Segundo a pesquisa foi registrado aumento de 8,4% em relação a 2019, esse dado representa 2,5 milhões de novos registros. 

 

Por outro lado, o alto índice de empreendedorismo no Brasil em 2020 retardou em 2021. As pessoas que possuíam o seu próprio negócio não ultrapassaram 43 milhões. Isto significa que em 2020 o número de indivíduos com negócio próprio chegou aos 44 milhões. Esse dado está presente no relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que foi realizado pelo Sebrae e também pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade.

 

Não é segredo as inúmeras dificuldades presentes no empreendedorismo. Pensando em ajudar os novos empreendedores de alguma forma, foi realizado uma Mesa Redonda, evento totalmente online no Canal do Youtube da UNISUAM, em março de 2022, onde foi debatido formas de como divulgar a sua empresa e o seu negócio.

 

O evento contou com a participação especial de Martha Ribeiro, Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética da UNISUAM; com o Professor Francisco Elton, formado em Auditoria Fiscal e Tributária e Contabilidade, Especialista em Planejamento Tributário e Gestão Estratégica de Empresas, sócio fundador e Gestor de Projetos da Empresa BRG Consultoria e Gestão Contábil; e com o Professor Guilherme Carvalho, Graduado em Marketing, com Especialidade em Marketing Digital, Neuromarketing e Gestão, CEO da BeautyHub Brasil, com 22 anos de experiência em segmento de beleza.

 

Apenas o desejo de abrir uma empresa é suficiente?

O professor Francisco Elton deixou claro ao afirmar que “O ponto principal para a abertura de uma empresa é se perguntar: Por que você quer abrir uma empresa?”. Sabemos o quão difícil é o universo do Empreendedorismo, quantas lutas diárias o empreendedor precisa passar para alcançar o sucesso e por este motivo, o fato de possuir um propósito é muito importante, pois não fará com que o empreendedor desista diante das dificuldades. 

 

 

Não pule etapas no empreendedorismo!

Quem não quer chegar nos dias de glórias, que atire a primeira pedra! Brincadeiras à parte, nós sabemos que a vida não é só perrengue e tem muito mais. Entretanto, pular etapas dentro do Empreendedorismo não fará com que os dias de glórias cheguem, pois cada fase te proporciona um conhecimento específico e te prepara para o próximo desafio. O professor Francisco Elton diz: “Não adianta o empreendedor querer abrir um negócio muito grande, se não estiver estruturado para isso”.

 

 

Quem não é visto, não é lembrado!

Quem nunca ouviu esse ditado? É muito falado no universo do Empreendedorismo e é muito auto explicativo, mas o Professor Guilherme Carvalho conseguiu explicar de uma forma muito clara, quando diz: “O empreendedor que não se divulga, não apresenta a qualidade e nem a solução do seu produto ou serviço, muito provável não vai ter ou clientes ou quantidade de clientes que você gostaria, seja para receber um salário mensal ou para ter lucro no seu negócio”.

 

 

 

Confira a live na íntegra clicando aqui!

Siga o Canal do Youtube da UNISUAM e fique por dentro dos melhores Eventos!

 

 

Por Ana Carolina Teixeira dos Santos

Estudante de Marketing e criadora de conteúdo. Apaixonada pelos meus pets e entusiasta na transformação de vidas.

comentários

Fabíola Neves | 13/05/2022 à35 11:42

Ana você está arrasando , parabéns pelo conteúdo e pela dedicação . Sucesso ??

Luiz henrique | 13/04/2022 à31 18:24

Parabéns pelo trabalho, excelente ??

Ana Beatriz | 12/04/2022 à50 15:25

Ficou incrível arrasou, parabéns pela dedicação e excelência... ?

Ana Cristina viana | 12/04/2022 à17 05:36

Evidente que esse texto é essencial pra vida!

Yasmin | 11/04/2022 à56 23:07

Sensacional Ana, parabéns pela matéria!!!! Super didática e explicativa

Geiza | 11/04/2022 à04 19:50

Que moça talentosa,gostei demais do texto e é de fácil entendimento! Excelente!?

Carlos Alberto Teles (O Moreno) | 11/04/2022 à52 16:12

Nossa essa matéria é sensacional. Essa menina que escreveu é muito linda também! Sucesso pra ela.

Carlos Alberto Teles (O Moreno) | 11/04/2022 à08 16:11

Minha nossa, esse texto é muito explicativo e sensacional. Essa Ana Carolina é uma escritora e tanto.

Diogo Bello | 11/04/2022 à06 12:02

Que texto sensacional! Super necessário para os dias de hoje. Parabéns! :D

DIOGO BELLO | 11/04/2022 à36 12:00

Que matéria sensacional! Útil e necessária demais no mundo de hoje. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X