fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Encontro Científico da ABRAFIN reúne Mestres e Doutores da UNISUAM

O V Encontro Científico da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional aconteceu no último dia 25 de março na sede do CREFITO-2.

  • Agenda / Rolou por aqui

03/04/2023 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

No dia 25 de março de 2023 aconteceu o V Encontro Científico da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) no Rio de Janeiro, na sede do CREFITO-2. O tema do evento foi “O fisioterapeuta neurofuncional considera a dor no processo de reabilitação de seus pacientes?”, e para debater um assunto tão importante, o Prof. MSc. Igor Correia, Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM, abriu o dia de palestras falando sobre Conceitos em Dor.

Sua apresentação abordou a definição e notas de dor publicadas pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) e traduzidas pela Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), dores agudas e crônicas, mecanismos de dor e outros aspectos relevantes sobre o tema. Junto a ele na mesa redonda estava a Prof. Dr. Fabiana Terra Cunha, também egressa do PPGCR, falando sobre avaliação em dor, trazendo questionários validados e a importância da escuta ativa.



Professores Igor e Fabiana

“É sempre um prazer falar sobre dor, que é uma queixa muito presente dos nossos pacientes, e um assunto frequentemente debatido no meio acadêmico. Venho me aprofundando no estudo da dor, pois tanto minha dissertação quanto tese abordam a dor cervical. Trazer esse debate para a Abrafin, da qual sou delegado do Rio de Janeiro desde 2020, já era um desejo que agora se concretizou”, disse Igor, que foi um dos organizadores do evento junto com a Prof. DSc. Juliana Bittencourt Marques. “Nossos trabalhos sobre dor cervical com o Prof. Dr. Ney Meziat Filho, por exemplo, têm obtido destaque pelas publicações em revistas internacionais de prestígio na área”, completa Igor.


Professores Gabriel, Laura e Fernanda

Também participaram como palestrantes do evento a Prof. Dr. Laura Oliveira, pesquisadora do PPGCR, falando sobre dor em pacientes neurológicos; e os egressos de mestrado Prof. MSc. Fernanda Baseggio, (abordagens terapêuticas); e Prof. MSc. Gabriel Pinheiro (mediador de uma mesa redonda).

“É muito gratificante quando nossos egressos obtém destaque nas suas respectivas áreas de atuação profissional em associações nacionais. Saber que a formação como Mestres e Doutores na nossa Pós-Graduação Stricto Sensu colaborou com esse processo é, sem dúvida, um importante impacto social em nível nacional do Programa”, explica o Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira, coordenador do PPGCR.

A Professora Moana Cabral , docente do curso de Fisioterapia da UNISUAM, Delegada da ABRAFIN regional RJ, participou da moderação da mesa sobre Conceito e Avaliação em Dor, com as palestras proferidas pelos Dr. Igor Corrêa e Dra. Fabiana Terra: “O evento foi de extrema importância por explorar um tema pouco falado em Fisioterapia Neurofuncional: a dor e suas implicações na recuperação funcional e na vida desses pacientes”, conclui.



Venha para a Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM e se destaque no mercado!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X