Conheça os vencedores do Prêmio Cidadão Socialmente Responsável

Em sua 11ª edição, a premiação busca valorizar ações voluntárias que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente.

• Agenda / Rolou por aqui

11/12/2023 por Fernando Moura

No dia 23 de novembro, aconteceu a 11º edição do Prêmio Cidadão Socialmente Responsável, promovido pela UNISUAM. O objetivo da premiação é homenagear personalidades, professores, alunos, funcionários e ONGs que fazem parte do cotidiano das localidades no entorno da instituição.

Em um raio de 4 km de cada uma das unidades da UNISUAM, os grupos pesquisaram por pessoas e entidades que promovem a responsabilidade social, ou seja, que executam iniciativas em prol do bem-estar e com propósito de contribuir para uma sociedade mais justa e capaz de transformar vidas.

Impacto ambiental sustentável; Educação para todos; Saúde e bem-estar; Igualdade e inclusão social; Desenvolvimento comunitário; Arte para mudança social; e Esportes para desenvolvimento foram os critérios observados para selecionar os indicados.

Na categoria aluno e ex-aluno, a vencedora foi Ana Paula Gomes Rios, ex-aluna de Engenharia, pelo desenvolvimento de projetos e produtos para melhorar as condições de pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia, como a criação de chuveiros itinerantes direcionado para pessoas em situação de rua, além de pias portáteis para essas pessoas poderem se proteger do Coronavírus.

Aline Aprigio, Psicopedagoga, foi a vencedora da categoria funcionário. Apaixonada pelo trabalho, ela se dedica a um projeto comunitário focado na alfabetização de crianças e adultos, impactando positivamente a vida de pessoas mais necessitadas.

Já na categoria ONGs, a Semeando Para o Amanhã, de Campo Grande, foi a grande vencedora por seu projeto de apoio a crianças e adolescentes grávidas ou com bebês. A instituição opera como um refúgio de carinho, educação e oportunidade para essas jovens entre 12 e 17 anos, buscando construir um futuro melhor para a família.

Renata Brandão Peixoto, por seu projeto Vira-Lata Por Amor, foi a vencedora da categoria personalidade. Atuando na Vila da Penha, o seu foco é no resgate e cuidado de animais em situações de abandono, promovendo a adoção e conscientização sobre os direitos dos animais.

Por fim, na categoria professor, Adriana Leal, do Curso de Nutrição da UNISUAM, foi a grande vencedora. Sempre envolvida em ações sociais, a professora fundou o projeto “Trapinho Meu”, que busca arrecadar e distribuir roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Atuando principalmente em Itaboraí e Jardim Gramacho, o projeto já beneficiou mais de 500 pessoas.

Dessa forma, com a premiação, a UNISUAM busca reconhecer e valorizar os belos trabalhos realizados pelos indicados, além de incentivar a promoção de ações voluntárias socialmente responsáveis em prol do bem-estar e desenvolvimento da sociedade e do meio ambiente.

#BoraFazer a diferença!