fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Ferramentas computacionais na Engenharia Geotécnica

Engenheiros Geotécnicos precisam utilizar softwares pra simular a realidade, criar modelos e obter resultados coerentes.

  • Espaço do Mestre

16/04/2021 por Luana Medeiros

Tempo de Leitura: 2 minutos

Artigo produzido pelo Prof. Jhonatan de Brito Tabajara – Docente do curso de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica UNISUAM

 

A tecnologia está inserida nos mais diversos campos do conhecimento e na Engenharia não seria diferente. Essas inserções podem ser vistas em ferramentas computacionais capazes de simular, a partir de um modelo com geometria e formulações matemáticas, a realidade na perspectiva de se obter resultados que possam auxiliar na tomada de decisões.

Nesse contexto, e com a ampliação do uso desses programas no mercado de trabalho, o Engenheiro Geotécnico precisa estar capacitado a criar modelos e obter resultados coerentes, garantindo-se os critérios normativos. Um desses softwares é o Plaxis.

O Plaxis é uma ferramenta destinada à criação de modelos geotécnicos por meio do cálculo numérico com o Método dos Elementos Finitos. Por meio desse programa, é possível avaliar o processo de escavação em solo ou em rocha, realizar a análise de estabilidade de um talude obtendo o fator de segurança, avaliar variações de níveis d’água, além de estudar processos como o adensamento e simulações dinâmicas.

As possibilidades de estudos por meio do Plaxis são muitas e o mais interessante dessa ferramenta é a possibilidade de extensão com outros programas, ou seja, o usuário do Plaxis tem total capacidade de utilizar outros softwares, também em elementos finitos, disponíveis no mercado.

Na Pós em Engenharia Geotécnica UNISUAM, o aluno aprende, por meio da disciplina de Ferramentas Computacionais em Engenharia Geotécnica, a empregar o Plaxis, utilizando todas as ferramentas que o programa dispõe por meio da criação de modelos reais, incorporando toda a teoria obtida durante o curso. Além disso, o aluno poderá observar os resultados que podem ser obtidos e como interpretá-los de maneira correta seguindo critérios técnicos.

 

Ferramentas Computacionais na Engenharia Geotécnica

 

Além de toda a avaliação, o aluno será capaz de obter os dados numéricos das análises, possibilitando a realização de gráficos que podem ser utilizados na apresentação de um relatório técnico de um projeto em estudo.

 

E aí, quer se tornar um(a) grande Engenheiro(a)? Conheça a Pós em Engenharia Geotécnica UNISUAM e deixe a sua marca no mercado!

 

Por Luana Medeiros

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X