OFERTA EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO! PÓS UNISUAM EM BANGU E CAMPO GRANDE COM 70% OFF EM TODAS AS PARCELAS.
APLIQUE O CUPOM QUEROPOS70
Stricto sensu
16/07/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
A jornada acadêmica na saúde começa na graduação, mas não precisa terminar por aí. Afinal, quem escolhe uma profissão na área da saúde costuma ter uma motivação em comum: o desejo de cuidar das pessoas, transformar vidas e contribuir para uma sociedade mais saudável. Durante a graduação, esse propósito vai ganhando forma, seja nos primeiros estágios, nas aulas práticas ou nos projetos de extensão.
Mas a verdade é que, ao final da graduação, uma nova pergunta pode surgir ao recém profissional: como continuar evoluindo na carreira e ampliando o impacto da minha atuação? É aí que começa a etapa da progressão acadêmica! Esse caminho pode incluir uma pós-graduação e, para quem busca aprofundamento científico, o mestrado. Vem com a gente neste artigo especial pra você, que pensa em continuar seus estudos na área da saúde!
A pós-graduação é a etapa ideal para quem deseja se aprofundar em uma área específica, conquistar reconhecimento profissional e se destacar no mercado. Seja em áreas como Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Psicologia ou Serviço Social, há especializações que permitem ao profissional se tornar referência em sua atuação.
Na UNISUAM, a formação lato sensu é construída com foco no aprimoramento técnico e na vivência prática, permitindo que o aluno transforme o conhecimento da graduação em resultados reais na rotina de trabalho. Mas, para quem deseja ir além da prática e investigar, produzir ciência e transformar realidades com base em evidências, existe uma próxima etapa natural: o mestrado.
Muitas pessoas acreditam que o mestrado é destinado apenas a quem deseja seguir carreira acadêmica. No entanto, essa percepção está mudando. O mestrado é, sim, uma porta para a docência e a pesquisa, mas também é uma ferramenta poderosa para inovar na prática profissional e contribuir com soluções mais eficazes para os desafios da saúde pública e privada.
Na UNISUAM, dois programas de mestrado são voltados diretamente àqueles que desejam aprofundar suas contribuições para a sociedade, aliando experiência prática à fundamentação científica. Conheça elas:
O Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação é voltado para profissionais que atuam na ponta do cuidado: fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fonoaudiólogos, entre outros. Aqui, o objetivo é promover pesquisas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e da funcionalidade dos pacientes, criando estratégias baseadas em evidências. Ao ingressar neste mestrado, o profissional se torna agente de mudança, não apenas aplicando técnicas, mas também construindo novas abordagens e ampliando o acesso à saúde com mais efetividade.
Em parceria com a UNDB, a UNISUAM também oferece o Mestrado Acadêmico em Saúde Biopsicossocial. O foco aqui é compreender o indivíduo em sua totalidade: corpo, mente e contexto social. Esse mestrado é ideal para profissionais que atuam em áreas interdisciplinares da saúde, com interesse em desenvolver projetos de intervenção social, saúde mental, cuidado integral e políticas públicas. Com essa abordagem, o profissional amplia sua atuação para além dos limites clínicos, contribuindo com estratégias e soluções inovadoras para realidades complexas.
Se você está cursando uma graduação na área da saúde ou acaba de se formar, saiba que existe um caminho completo à sua disposição. A UNISUAM acredita no potencial transformador da educação e oferece todas as etapas da progressão acadêmica: da graduação à pesquisa.
E o mais importante: você não precisa sair da sua instituição para conquistar isso. Com professores engajados, estrutura de qualidade e apoio à produção científica, é possível desenhar uma carreira sólida, com propósito e impacto.
Conheça os cursos de pós-graduação e os programas de mestrado em Ciências da Reabilitação e Saúde Biopsicossocial da UNISUAM.
Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias — principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.
Deixe um comentário