OFERTA EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO! PÓS UNISUAM EM BANGU E CAMPO GRANDE COM 70% OFF EM TODAS AS PARCELAS.
APLIQUE O CUPOM ZOSETEMBRO

Faltam apenas  

DIAS
HORAS
MINUTOS

para o início das aulas da Graduação Digital!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Esquenta Rio2C: palestra sobre Marketing 5.0 com Luiz Gustavo Pacete agita noite na UNISUAM 

Marketing, IA e experiência humana em foco no evento que antecipou as discussões do Rio2C na Unisuam.

  • Rolou Por Aqui

09/07/2025 por Dianne Caamaño

Tempo de Leitura: 3 minutos

Sempre conectada com as principais tendências do mercado, a Escola de Comunicação da Unisuam promoveu, na noite do dia 06 de maio, um “esquenta” para o Rio2C, o maior encontro de economia criativa da América Latina. O auditório Amarina Motta foi palco de uma palestra inspiradora sobre Marketing 5.0: A Era da Transformação Digital com Inteligência Artificial. O convidado especial foi Luiz Gustavo Pacete, jornalista, editor da Forbes Brasil e curador de marketing e tecnologia da Rio2C.

Luiz Pacete compartilhou sua trajetória marcada por desafios e conquistas, destacando a importância da periferia como ponto de partida para grandes histórias. Com vasta experiência no mercado digital, ele trouxe ao público acadêmico e profissional um olhar profundo e crítico sobre o atual cenário da comunicação.

Marketing no limiar da perfeição

Luiz Pacete iniciou a apresentação destacando que vivemos uma era do marketing marcada por três pontos: automatizado (com uso de dados, IA e processos otimizados), ultraconectado (com diversos pontos de contato entre marcas e consumidores) e algoritimizado (onde a inteligência artificial reestrutura a forma como interagimos com os conteúdos, marcas e tecnologias no cotidiano). Durante a palestra, ele provocou reflexões sobre o momento que vivemos, onde a busca pela perfeição domina a estética e o comportamento nas redes. “Vivemos uma sociedade da comunicação plástica, muitas vezes sem espontaneidade”, afirmou, questionando o papel do humano nesse ambiente moldado por algoritmos.

Nesse contexto, ele apresentou o conceito de Marketing 5.0, que une tecnologia, experiência e estratégia para criar conexões reais com os consumidores. O desafio está em equilibrar dados, algoritmos e inteligência artificial com senso crítico e humanidade.

Com o aperfeiçoamento do marketing no uso de IA, surgem novos desafios a partir deste processo, como reinventar uma equipe baseada em criatividade, remodelar as habilidades e escopos, e equilibrar o uso de novas tecnologias. Gerando um contexto de muita transformação, diretamente ligado aos profissionais da comunicação, surgindo novas funções e principalmente, fazendo com que possibilite a integração de múltiplas áreas trabalhando juntas.

Inteligência Artificial no cotidiano do marketing

O palestrante também explorou como a IA já está sendo aplicada no dia a dia das marcas, desde o neuromarketing, que ajuda a mapear comportamentos e emoções, até estratégias de SEO e retail mídia, fundamentais para construção de marca e presença digital.

Ele citou cases de grande impacto, como a ativação da marca de cerveja Corona no show da cantora Lady Gaga, e a recente campanha do BIS direcionada à Geração Z, como exemplos de ações que unem mídia, dados, redes sociais, creators e mensuração de ROI com um olhar inovador sobre comunicação.

Marketing como experiência e tecnologia com propósito

A inteligência artificial é a tecnologia que mais gera sentimentos opostos nas pessoas, segundo Luiz Pacete, ou você tem extrema positividade, acreditando que ela é essencial para os dias atuais, inovadora, que vai melhorar tudo, ou você tem o oposto disso, chegando a odiá-la. De qual time você é?   

Mais do que seguir tendências, o palestrante defendeu a importância de ter um senso crítico valioso diante da avalanche de informações e tecnologias disponíveis. Para ele, o marketing hoje é sobre proporcionar experiências, gerar conversas e, principalmente, fazer a tecnologia conversar com a realidade das pessoas. 

Luiz Pacete também instruiu os alunos sobre o futuro e a preparação para ingresso no mercado de trabalho, destacando que o que se espera de um profissional de marketing vai muito além do domínio de ferramentas ou estratégias nas habilidades técnicas. É essencial ter um escopo claro compreendendo suas funções, ser versátil podendo atuar com diferentes áreas e linguagens, mente aberta para compreender diferentes visões, bom colaborador sabendo trabalhar em equipe, não podendo faltar a comunicação clara e eficiente. Todos são comunicadores, mas nem todos sabem comunicar.

Ao final, os participantes saíram não apenas com novos aprendizados, mas com o convite à reflexão: como equilibrar inovação e humanidade num mundo cada vez mais digital?

Texto escrito por: Adrinara Ferreira e Gabrielle Lima.

Alunas do 6º período de Publicidade e Propaganda.

Outras sugestões de postagens pra você...

Pós-graduação na Zona Oeste com 70% de...
Se você mora na Zona Oeste do Rio e está...
Veja mais
Alunos da Escola de Comunicação na premiação do Design Challenge da UNISUAMAlunos da Escola de Comunicação na premiação do Design Challenge da UNISUAM
Design Challenge Unisuam: Criatividade e Talento na...
 Os cursos de Comunicação Social da Unisuam completaram 50 anos...
Veja mais
Conheça os cursos de Tecnologia da UNISUAMConheça os cursos de Tecnologia da UNISUAM
Conheça os cursos de Tecnologia para se...
A escolha de uma profissão deve passar pela identificação com...
Veja mais

Por Dianne Caamaño

Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias — principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X