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09/07/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
Sempre conectada com as principais tendências do mercado, a Escola de Comunicação da Unisuam promoveu, na noite do dia 06 de maio, um “esquenta” para o Rio2C, o maior encontro de economia criativa da América Latina. O auditório Amarina Motta foi palco de uma palestra inspiradora sobre Marketing 5.0: A Era da Transformação Digital com Inteligência Artificial. O convidado especial foi Luiz Gustavo Pacete, jornalista, editor da Forbes Brasil e curador de marketing e tecnologia da Rio2C.
Luiz Pacete compartilhou sua trajetória marcada por desafios e conquistas, destacando a importância da periferia como ponto de partida para grandes histórias. Com vasta experiência no mercado digital, ele trouxe ao público acadêmico e profissional um olhar profundo e crítico sobre o atual cenário da comunicação.
Luiz Pacete iniciou a apresentação destacando que vivemos uma era do marketing marcada por três pontos: automatizado (com uso de dados, IA e processos otimizados), ultraconectado (com diversos pontos de contato entre marcas e consumidores) e algoritimizado (onde a inteligência artificial reestrutura a forma como interagimos com os conteúdos, marcas e tecnologias no cotidiano). Durante a palestra, ele provocou reflexões sobre o momento que vivemos, onde a busca pela perfeição domina a estética e o comportamento nas redes. “Vivemos uma sociedade da comunicação plástica, muitas vezes sem espontaneidade”, afirmou, questionando o papel do humano nesse ambiente moldado por algoritmos.
Nesse contexto, ele apresentou o conceito de Marketing 5.0, que une tecnologia, experiência e estratégia para criar conexões reais com os consumidores. O desafio está em equilibrar dados, algoritmos e inteligência artificial com senso crítico e humanidade.
Com o aperfeiçoamento do marketing no uso de IA, surgem novos desafios a partir deste processo, como reinventar uma equipe baseada em criatividade, remodelar as habilidades e escopos, e equilibrar o uso de novas tecnologias. Gerando um contexto de muita transformação, diretamente ligado aos profissionais da comunicação, surgindo novas funções e principalmente, fazendo com que possibilite a integração de múltiplas áreas trabalhando juntas.
O palestrante também explorou como a IA já está sendo aplicada no dia a dia das marcas, desde o neuromarketing, que ajuda a mapear comportamentos e emoções, até estratégias de SEO e retail mídia, fundamentais para construção de marca e presença digital.
Ele citou cases de grande impacto, como a ativação da marca de cerveja Corona no show da cantora Lady Gaga, e a recente campanha do BIS direcionada à Geração Z, como exemplos de ações que unem mídia, dados, redes sociais, creators e mensuração de ROI com um olhar inovador sobre comunicação.
A inteligência artificial é a tecnologia que mais gera sentimentos opostos nas pessoas, segundo Luiz Pacete, ou você tem extrema positividade, acreditando que ela é essencial para os dias atuais, inovadora, que vai melhorar tudo, ou você tem o oposto disso, chegando a odiá-la. De qual time você é?
Mais do que seguir tendências, o palestrante defendeu a importância de ter um senso crítico valioso diante da avalanche de informações e tecnologias disponíveis. Para ele, o marketing hoje é sobre proporcionar experiências, gerar conversas e, principalmente, fazer a tecnologia conversar com a realidade das pessoas.
Luiz Pacete também instruiu os alunos sobre o futuro e a preparação para ingresso no mercado de trabalho, destacando que o que se espera de um profissional de marketing vai muito além do domínio de ferramentas ou estratégias nas habilidades técnicas. É essencial ter um escopo claro compreendendo suas funções, ser versátil podendo atuar com diferentes áreas e linguagens, mente aberta para compreender diferentes visões, bom colaborador sabendo trabalhar em equipe, não podendo faltar a comunicação clara e eficiente. Todos são comunicadores, mas nem todos sabem comunicar.
Ao final, os participantes saíram não apenas com novos aprendizados, mas com o convite à reflexão: como equilibrar inovação e humanidade num mundo cada vez mais digital?
Texto escrito por: Adrinara Ferreira e Gabrielle Lima.
Alunas do 6º período de Publicidade e Propaganda.
Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias — principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.
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