Institucional
24/04/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 2 minutos
Em um mundo cada vez mais interconectado, a infraestrutura de qualidade, a inovação tecnológica e o fortalecimento industrial são elementos essenciais para garantir oportunidades equitativas de desenvolvimento. O ODS 09 tem um papel estratégico na mitigação dos efeitos da crise climática, ao impulsionar a transição para tecnologias mais limpas, eficientes e sustentáveis.
Seu objetivo é construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, além de fomentar a inovação – que por sua vez, é um motor de soluções que vão desde a gestão inteligente de cidades até a produção agrícola de baixo impacto ambiental.
A implementação do ODS varia conforme os países foram aderindo em seus planos. Países desenvolvidos, por exemplo, têm investido fortemente na aplicação de metas para garantir que seu progresso econômico esteja alinhado com a responsabilidade ambiental e inclusão.
Um exemplo é o Bangalore IT Park, na Índia, alinhado à meta 9.5. Ele oferece apoio à inovação e à criação de um ecossistema industrial baseado em tecnologia, promovendo a geração de empregos, atraindo investimentos para pesquisas e impulsionando a economia local através da inovação tecnológica e industrial.
Outro caso é o investimento em energia eólica na Dinamarca, alinhada à meta 9.4. O país se tornou referência no desenvolvimento desse tipo de energia, estabelecendo metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. A Dinamarca aproveita suas condições costeiras para implementar parques eólicos tanto em terra (onshore) quanto no mar (offshore), oferecendo uma solução limpa e de baixo impacto ambiental para geração de energia.
O Brasil tem adotado diversas estratégias para estar alinhado às metas do ODS 09. Alguns destaques incluem:
O ambiente universitário tem um papel estratégico na erradicação da pobreza, seja por meio da produção de conhecimento, formação de lideranças conscientes ou desenvolvimento de soluções sociais inovadoras. Aqui, cada pesquisa, projeto de extensão e ação comunitária pode ser um passo concreto para transformar realidades. Venha participar do IV Simpósio Internacional – Agenda 2030 da ONU, que irá acontecer nos dias 15 (Museu do Amanhã) e 16 (UNISUAM) de maio. Inscreva-se aqui!
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário