Como é o mercado de trabalho para o Fisioterapeuta?

Você sabe como é o mercado de trabalho para o Fisioterapeuta? Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia da UNISUAM e descubra as tendências do mercado e informações sobre a área.

11/08/2021 por Julia Abreu

A Fisioterapia é uma ciência que atua na prevenção e diagnóstico dos sistemas musculoesqueléticos funcionais e tem evoluído muito ao longo dos anos, tornando-se uma área com amplas possibilidades de atuação, graças a sua entrada em outros setores da saúde para além das clínicas de reabilitação.

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

Para falar sobre esse mercado de trabalho, convidamos o Prof. Luciano Teixeira, Coordenador do curso de Fisioterapia UNISUAM, e o Edgar Martins, Fisioterapeuta com vasta experiência na área, para um bate-papo na maratona de lives do projeto Muito Mais Futuro, que ajuda você a decidir qual carreira seguir.

? Confira alguns dos principais temas discutidos na live! ?

O que significa ser um bom Fisioterapeuta?

Manter-se sempre atualizado com as inovações da área e investir em qualificação são algumas das coisas essenciais para quem quer crescer na profissão, mas não é só isso.

Para Edgar, dominar apenas a técnica não é suficiente. Ele destaca que nos processos seletivos da sua clínica, além de olhar o currículo dos candidatos, ele também observa outros aspectos, como a forma de falar, de se comportar, o raciocínio rápido e clínico, se a pessoa sabe se vender como profissional, entre outras coisas.

Isso porque, segundo ele, as pessoas confundem a ideia de um excelente Fisioterapeuta técnico com o que é um excelente Fisioterapeuta humano. Esse último sabe associar a teoria e técnicas relativas à profissão com o lado humano, extremamente importante nessa área. Ou seja, saber ouvir e conversar, ter empatia, ser proativo e criativo para solucionar problemas que aparecem no dia a dia, todas essas características, agregadas à uma boa qualificação, são essenciais para ser um Fisioterapeuta completo e crescer na profissão.

Quais áreas estão mais em evidência?

A Fisioterapia sempre foi muito mais associada à área Ortopédica, mas com o passar do tempo, cada vez mais, as pessoas estão compreendendo melhor a atuação desses profissionais em outros níveis de atenção à saúde.

De acordo com Prof. Luciano, alguns eventos contribuíram para colocar a profissão em evidência.

“Os eventos esportivos que aconteceram no Brasil ajudaram muito a destacar a Fisioterapia Desportiva e as pessoas começaram a entender a importância desse profissional no trabalho junto aos atletas”, afirma ele.

? UNISUAM oferece atendimentos nas áreas de Farmácia, Fisioterapia e Psicologia

E, mais recentemente, a pandemia também colocou em evidência a Fisioterapia em hospitais e UTIs no tratamento de questões respiratórias, com a ventilação mecânica e outros tratamentos.

“Além disso, ainda existem muitas outras áreas que são desconhecidas e nas quais existe espaço para atuação dos Fisioterapeutas, como as áreas Ocular, Vestibular e Neonatal”, observa Edgar.

Empreendedorismo na Fisioterapia

Edgar ressalta que uma das formas para alcançar o tão almejado sucesso profissional pode ser o caminho do empreendedorismo, mas que muitas pessoas acreditam não ter o perfil para isso.

“Você não nasce Fisioterapeuta, vai adquirindo conhecimentos ao longo do tempo. Assim como você não nasce empreendedor, você estuda, tenta, erra, acerta e, ao longo do tempo, vira empreendedor”, diz ele.

Esse processo de tentativa e erro é essencial na trajetória do empreendedorismo, pois é a partir dessa experiência que você vai aperfeiçoando o seu serviço, entendendo como fazer a gestão, treinar pessoas, os gatilhos que a levam a procurar ou não o seu negócio. Essa jornada é que vai te ajudar a moldar a sua identidade profissional.

Mas, não fique achando que para empreender você precisa criar um negócio astronômico. Tanto Edgar como Prof. Luciano lembram que, antes de mais nada, você é a sua empresa e essa fase inicial de criar o seu próprio nome é muito importante antes mesmo de criar um negócio, como uma clínica.

Quer saber sobre o que mais eles falaram? Então, assista ao vídeo completo abaixo.

Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui(Link para a Playlist)

E não esqueça! A UNISUAM já está com matrículas abertas para o curso de Fisioterapia com preço fixo e 50% de desconto durante todo o curso.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRICULAS ABERTAS

Conheça o curso de Fisioterapia UNISUAM!

Por Julia Abreu

Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.