Estude na UNISUAM
15/05/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
Certamente você já deve ter se deparado com a sigla ESG em publicações, artigos, posts nas redes sociais ou até mesmo campanhas institucionais da TV. Mas sabe realmente o que ela significa? ESG é a abreviação de Environmental, Social and Governance, ou em português, Ambiental, Social e Governança. Esse conceito representa os três pilares que as empresas e instituições devem considerar para uma atuação responsável e sustentável.
Cada sigla oferece mais que um significado, ela tem o impacto necessário para o mercado de trabalho, meio ambiente, sociedade. Quando falamos de Environmental (Ambiental), diz respeito ao impacto ambiental das atividades, como emissão de carbono, uso de recursos naturais e políticas de sustentabilidade. Já em Social, envolve o relacionamento com colaboradores, comunidades e consumidores, bem como ações de inclusão e diversidade. E por fim, Governance (Governança), refere-se à estrutura corporativa, ética nos negócios, transparência e conformidade regulatória.
Os dados da Pesquisa Panorama ESG 2024, realizada entre Amcham e Humanizadas, foi conduzida com 687 líderes empresariais, sendo 57% em cargos de alta liderança, reforçaram de maneira contundente a relevância da práticas ESG como diferenial competitivo no ambiente corporativo brasileiro.
Em um cenário de amadurecimento organizacional, 71% das empresas respondentes implementaram práticas ESG, evidenciando 24 pontos percentuais em relação a 2023. O resultado também mostrou que 78% das empresas buscam gerar impacto ambiental e social positivo. Grande parte das empresas entrevistadas fazem parte dos setores da indústria, tecnologia ou serviços, e juntas, empregam cerca de 651 mil pessoas, somando R$ 756 bilhões em faturamento anual.
Empresas que liderram em ESG se destacam na relação com investidores, no quesito inovação e reputação. A pesquisa reforçou ainda que, o tema ESG não é apenas uma tendência, é uma realidade competitiva. As empresas que integram esses pilares em sua estratégia, avançam em performance de mercado.
Organizações estão buscando profissionais preparados para conduzir projetos que envolvam responsabilidade ambiental, impacto social positivo e práticas de governança ética. Hoje, os investidores e fundos internacionais priorizam empresas com boas práticas ESG, porque entendem que essas organizações são mais sustentáveis a longo prazo e menos expostas a riscos.
Em pesquisa realizada em 2023 pela PwC Brasil e o Ibracon, mostrou que a divulgação de relatórios com temas de ESG está em crescimento entre as empresas do Ibovespa, totalizando cerca de 91% das companhias de capital aberto no país. Foram analisadas 82 empresas, entre amio e agosto de 2023.
O mesmo acontece com os consumidores, que estão cada vez mais atentos à ética das marcas que consomem. Em pesquisa realizada durante a 37ª edicação da APAS Show, concluiu que 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.
Além disso, governos e entidades reguladoras, estão exigindo relatórios de sustentabilidade, indicadores de ESG e ações de responsabilidade socioambiental das empresas. E não podemos esquecer que o mundo tem se atentado cada vez mais aos impactos reais das mudanças climáticas!
E o mercado de trabalho está em crescimento! Cargos relacionados a ESG cresceram significativamente nos últimos anos. As empresas precisam de profissionais especializados para liderar ações concretas e garantir conformidade com padrões nacionais e internacionais. Por isso, com uma pós-graduação em ESG, você se destaca ao:
Essa é uma área transversal, com oportunidades em diversos setores como indústrias, empresas de tecnologia, instituições financeiras, ONGs, consultorias e até órgãos públicos. Profissionais com formação em ESG podem ocupar posições como:
Seja protagonista da transformação sustentável nas organizações! Com uma formação prática e atualizada, nossa pós-graduação em ESG prepara você para os desafios reais do mercado.
Confira mais informações aqui!
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário