OFERTA EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO! PÓS UNISUAM EM BANGU E CAMPO GRANDE COM 70% OFF EM TODAS AS PARCELAS.
APLIQUE O CUPOM ZOSETEMBRO

Faltam apenas  

DIAS
HORAS
MINUTOS

para o início das aulas da Graduação Digital!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Saberes, sabores e identidade: documentário sobre feijoada como patrimônio cultural celebra cultura e ancestralidade

Documentário revela como a feijoada se tornou símbolo de resistência, identidade e patrimônio cultural.

  • Coruja em Ação

09/07/2025 por Dianne Caamaño

Tempo de Leitura: 2 minutos

No dia 9 de julho, às 20h, o Núcleo Prático da Escola de Comunicação (NHD) irá exibir a estreia do documentário A feijoada brasileira é patrimônio? Uma celebração de identidade e respeito, o curta convida o público a refletir sobre o valor simbólico, histórico e afetivo da feijoada, revelando que ela vai muito além da culinária. Ao longo do documentário, o prato é revelado como um verdadeiro rito de resistência cultural, com importância histórica e simbólica para quilombos e povos de terreiro.

A equipe acompanhou de perto o pré-preparo, o preparo coletivo e os bastidores da feijoada em três territórios tradicionais: Quilombo Sacopã, Centro Espírita Luz de Luzia e Caxambu do Salgueiro. As entrevistas com matriarcas, cozinheiros e lideranças comunitárias mostram como a feijoada é vivida, transmitida e celebrada.

O documentário integra um projeto que teve início a partir da criação da disciplina Comida como Patrimônio, em 2018, no curso de Nutrição da UNISUAM. Foi essa experiência que deu origem à pesquisa sobre a feijoada como bem cultural, cuja primeira apresentação ocorreu no Colóquio DIAITA, com a participação da então aluna Priscila Rodrigues Santos. A proposta evoluiu para a criação do Grupo de Estudos e Pesquisa Comida, Cultura e Patrimônios Alimentares, e do movimento Feijoada como Patrimônio, que busca o reconhecimento oficial da feijoada como bem cultural imaterial no Brasil.

Idealizado pela professora Roberta dos Santos Silveira, com o apoio da pesquisadora Danielle Theodoro e da capoeirista Mara Lúcia Mendonça Martins, a Mestra Foguinho, o documentário foi coordenado em parceria com a empresa Missão Desenvolver (iniciativa da própria professora) e produzido, roteirizado e editado por alunos da Escola de Comunicação. A obra integra saber acadêmico e saber popular em uma narrativa potente e comprometida com a memória brasileira.

A exibição é aberta à comunidade acadêmica e simboliza não apenas o lançamento de um documentário, mas também o resultado da parceria entre os cursos de Nutrição e Comunicação da instituição. Juntos, reafirmam o compromisso da UNISUAM com a valorização da cultura, da identidade e dos saberes coletivos. 

Por Daniella Passos Fialho, aluna do curso de jornalismo

Outras sugestões de postagens pra você...

Profissionais especialistas em direito tributário trabalhandoProfissionais especialistas em direito tributário trabalhando
Direito Tributário: veja como se especializar na...
O curso de Pós-graduação em Direito Tributário da UNISUAM foi...
Veja mais
Tradições de raízes de matrizes africanas recebem justa homenagemTradições de raízes de matrizes africanas recebem justa homenagem
Tradições de raízes de matrizes africanas recebem...
Não, não é fácil vestir o seu fio de conta...
Veja mais
ODS 10: o que é, por que...
A desigualdade social é um dos maiores desafios do século...
Veja mais

Por Dianne Caamaño

Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias — principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X