OFERTA EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO! PÓS UNISUAM EM BANGU E CAMPO GRANDE COM 70% OFF EM TODAS AS PARCELAS.
APLIQUE O CUPOM QUEROPOS70
Coruja em Ação
09/07/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 2 minutos
No dia 9 de julho, às 20h, o Núcleo Prático da Escola de Comunicação (NHD) irá exibir a estreia do documentário A feijoada brasileira é patrimônio? Uma celebração de identidade e respeito, o curta convida o público a refletir sobre o valor simbólico, histórico e afetivo da feijoada, revelando que ela vai muito além da culinária. Ao longo do documentário, o prato é revelado como um verdadeiro rito de resistência cultural, com importância histórica e simbólica para quilombos e povos de terreiro.
A equipe acompanhou de perto o pré-preparo, o preparo coletivo e os bastidores da feijoada em três territórios tradicionais: Quilombo Sacopã, Centro Espírita Luz de Luzia e Caxambu do Salgueiro. As entrevistas com matriarcas, cozinheiros e lideranças comunitárias mostram como a feijoada é vivida, transmitida e celebrada.
O documentário integra um projeto que teve início a partir da criação da disciplina Comida como Patrimônio, em 2018, no curso de Nutrição da UNISUAM. Foi essa experiência que deu origem à pesquisa sobre a feijoada como bem cultural, cuja primeira apresentação ocorreu no Colóquio DIAITA, com a participação da então aluna Priscila Rodrigues Santos. A proposta evoluiu para a criação do Grupo de Estudos e Pesquisa Comida, Cultura e Patrimônios Alimentares, e do movimento Feijoada como Patrimônio, que busca o reconhecimento oficial da feijoada como bem cultural imaterial no Brasil.
Idealizado pela professora Roberta dos Santos Silveira, com o apoio da pesquisadora Danielle Theodoro e da capoeirista Mara Lúcia Mendonça Martins, a Mestra Foguinho, o documentário foi coordenado em parceria com a empresa Missão Desenvolver (iniciativa da própria professora) e produzido, roteirizado e editado por alunos da Escola de Comunicação. A obra integra saber acadêmico e saber popular em uma narrativa potente e comprometida com a memória brasileira.
A exibição é aberta à comunidade acadêmica e simboliza não apenas o lançamento de um documentário, mas também o resultado da parceria entre os cursos de Nutrição e Comunicação da instituição. Juntos, reafirmam o compromisso da UNISUAM com a valorização da cultura, da identidade e dos saberes coletivos.
Por Daniella Passos Fialho, aluna do curso de jornalismo
Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias — principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.
Deixe um comentário