Atenção! Você tem
para garantir seu presente!
Coruja em Ação
22/12/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
Agência de Comunicação Locomotiva está aberta a clientes internos e externos
A Escola de Comunicação UNISUAM oficializou a retomada das atividades do Núcleo Prático de Comunicação (NHD), que retorna ao cenário institucional fortalecido como uma agência experimental completa, estruturada para atender todas as áreas da comunicação com qualidade profissional e foco no impacto acadêmico e social. Já no início do semestre 2025.2, o Núcleo atendeu a uma carteira consolidada de clientes internos e externos, reafirmando sua função como unidade de negócio e laboratório formativo fundamental para o desenvolvimento dos graduandos.
Para a coordenadora do NHD, professora Maria João Palma, o Núcleo cumpre um papel estratégico, ao transformar o ambiente acadêmico em um espaço que simula situações reais de mercado, oferecendo desafios concretos aos estudantes da Escola de Comunicação, desde o início de sua formação. Segundo ela, esse movimento fortalece a autonomia dos alunos, amplia sua empregabilidade e, consequentemente, a trabalhabilidade, além de reafirmar o compromisso institucional com um modelo de ensino dinâmico, aplicado e alinhado às exigências contemporâneas do mercado de demandas de comunicação. João destaca que a prática desenvolvida no Núcleo está diretamente conectada às diretrizes do sistema modular da UNISUAM, o qual estabelece que os estudantes criem e executem projetos reais em todos os semestres, garantindo uma integração contínua entre teoria e prática. “Atender clientes reais possibilita um aprendizado sólido para os alunos e estagiários da Escola de Comunicação. Transformar o núcleo prático em unidade de negócios é também uma forma de trazer sustentabilidade para o nosso espaço e mesmo para a Escola de Comunicação como um organismo vivo na UNISUAM”, afirma.
Inserido no conjunto de Núcleos Práticos da UNISUAM, que inclui o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), a Clínica Escola Amarina Motta (CLESAM) que reúne os serviços da área da saúde, a CLESAM Vet, o Espaço Maker e o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP), o NHD, agora posicionado sob o nome de Agência de Comunicação Locomotiva, destaca-se por atuar como um verdadeiro hub criativo da instituição. O núcleo reúne inovação, estratégia e criatividade em soluções completas desenvolvidas por talentos em formação, sempre supervisionados por professores especialistas. O ambiente reproduz fielmente a rotina de uma agência de mercado, permitindo aos alunos vivenciar todas as etapas da comunicação profissional, desde o briefing inicial até a entrega final.
Para Luciano Teixeira, gestor de planejamento e operações, a reativação da Agência Locomotiva reforça a visão institucional da UNISUAM de que núcleos práticos são pilares essenciais da formação profissional contemporânea. “Assim como o NPJ, a CLESAM e o NAPP aproximam o aluno de experiências reais de suas áreas, o NHD amplia a integração entre teoria, mercado e impacto social no campo da comunicação.” “Com novos projetos em andamento e parcerias estratégicas, o Núcleo reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica, com o desenvolvimento de talentos e com a entrega de soluções efetivas para o mercado. A Locomotiva está, mais uma vez, pronta para mover ideias e formar profissionais preparados para os desafios da comunicação atual”, afirmou.
Com infraestrutura alinhada ao padrão da indústria criativa, o NHD dispõe de estúdio de TV para produções audiovisuais, estúdio de fotografia, estúdio de rádio dedicado à criação e edição de programas e podcasts, além de laboratórios equipados com softwares Adobe para produção de mídias digitais e editoriais, como jornais e revistas. Essa estrutura integrada possibilita o desenvolvimento de projetos de jornalismo e publicidade com alto nível de qualidade, oferecendo aos estudantes uma experiência prática abrangente que contempla todas as etapas do processo comunicacional.
A partir de uma visão que conecta formação em sala de aula e prática dos conhecimentos adquiridos, o NHD se consolida como um laboratório essencial, no qual os alunos vivenciam processos reais de um profissional de comunicação imerso nas demandas do exigente mercado em constante transformação. Assim, exercem tarefas como criação, redação, produção de design, planejamento, gestão, atendimento e execução de variadas soluções de comunicação. A experiência permite o desenvolvimento de competências que só se consolidam plenamente quando o conhecimento teórico é aplicado de forma concreta e contínua ao longo do curso.
A Agência de Comunicação Locomotiva segue diretrizes que reforçam a responsabilidade formativa e social da UNISUAM. Atende clientes internos, contribuindo para a redução de gastos evitáveis, bem como a clientes externos, com processos profissionais e entregas qualificadas; mantém política de gratuidade para projetos de impacto social e garante total transparência, ao executar todo o faturamento por meio do sistema institucional da universidade. Além disso, por ser uma agência experimental, oferece valores entre 30% e 50% inferiores aos praticados no mercado, democratizando o acesso de pequenos empreendedores, negócios locais e organizações sociais, com serviços de comunicação de qualidade, ao mesmo tempo em que sustenta a operação do Núcleo.
Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias, principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.
Deixe um comentário