fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Profissionais da Saúde no combate à pandemia: saiba a importância!

A pandemia ainda está presente em nossa vida. Com isso, ficou ainda mais evidente a importância dos profissionais da saúde no nosso cotidiano.

  • Nota 10

04/08/2021 por Luana Medeiros

Tempo de Leitura: 3 minutos

Estamos passando por um momento delicado com a gravidade da COVID-19. A pandemia ainda está presente em nossas vidas e, com isso, ficou ainda mais evidente a importância dos profissionais da saúde no nosso cotidiano.?‍⚕️?

 

? O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

 

Uma boa faculdade é essencial na hora de formar bons profissionais na área. Pensando nisso, listamos cursos, de Bacharelado e Licenciatura, da UNISUAM e a relevância deles no cenário atual.??

 

 

Confira alguns cursos da área de Saúde e saiba a importância deles no combate à pandemia!

 

#1 Biologia (Bacharelado e Licenciatura)

Os Biólogos vêm realizando um grande papel durante a pandemia, seja na criação de kits de diagnósticos nas grandes Universidades e Centros de Pesquisa (Biotecnologia), na análise de materiais para o diagnóstico, como RT-PCR ou exames sorológicos (Análises Clínicas), bem como no controle de descartes de resíduos e criação de protocolos de vigilância sanitária (Meio Ambiente). 

 

#2 Biomedicina

A relevância da Biomedicina no cenário de pandemia é, sem dúvidas, indiscutível. A atuação do Biomédico vai do diagnóstico da COVID-19 à compreensão do vírus, por meio de pesquisas, fundamental para a criação de medicamentos e vacinas. Além disso, o Biomédico pode atuar em mais de 30 áreas, entre elas Reprodução Humana, Biomedicina Estética, Toxicologia e Genética.

 

#3 Enfermagem

Na linha de frente no combate ao COVID-19, os Enfermeiros merecem, mais do que nunca, destaque pelo papel que vêm desempenhando, pois passaram a se dedicar ainda mais aos plantões, se afastaram da própria família para protegê-los, sem deixar de oferecer os melhores cuidados aos pacientes.

 

#4 Educação Física (Bacharelado e Licenciatura)

A prática de exercícios físicos ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido, fazendo com que sejam produzidas respostas rápidas e eficazes a organismos invasores, e é uma aliada importante na prevenção de doenças, principalmente com o avanço da COVID-19, que traz preocupações ainda maiores por associar maior incidência e fatores de risco para quem tem doenças como obesidade, hipertensão arterial e diabetes. 

 

#5 Farmácia

Os Farmacêuticos vêm fazendo a diferença no combate ao COVID-19, garantindo, em 135 diferentes áreas de atuação, prevenção, cuidado, suprimento de produtos para a saúde, diagnóstico e apoio ao tratamento, além de contribuir nas pesquisas da vacina e da cura. 

 

#6 Fisioterapia

O Fisioterapeuta exerce importante papel na assistência a pacientes graves da COVID-19. Atuando na linha de frente em hospitais, ele é responsável por prevenir e tratar complicações respiratórias e motoras durante a fase aguda e pós-alta, sendo um profissional essencial na continuidade do tratamento. Além disso, a pandemia e a adesão ao home office, que trouxe a importância de se ter um bom ambiente de trabalho, adequado à postura e conforto, tornou evidente a relevância da área, por muito tempo vista como limitada ao auxílio de atletas e na recuperação física, mostrando a pluralidade de serviços essenciais de saúde que o profissional pode prestar, contribuindo com a melhora da qualidade de vida do indivíduo.

 

#7 Nutrição

A preocupação com a saúde e a qualidade de vida já estava em alta. Com o surgimento da COVID-19, que pode comprometer ainda mais pessoas que já apresentam alguma comorbidade, como diabetes, hipertensão e obesidade, a busca por um estilo de vida mais saudável aumentou e, com isso, a procura por Nutricionistas cresceu. O profissional da Nutrição tem uma importante missão nesse cenário pandêmico: contribuir para a manutenção e recuperação da saúde, pois entre os desafios trazidos pela COVID-19 está o de se alimentar bem e com segurança, principalmente o paciente que segue internado no hospital. 

 

#8 Psicologia

Com a pandemia e o distanciamento social, cada vez mais, têm surgido transtornos mentais na população e, com isso, o papel do Psicólogo se mostrou fundamental na assistência à saúde mental. Nunca a atuação do profissional de Psicologia foi tão requisitada, os Psicólogos ajudam as famílias que perderam pessoas por causa da pandemia a elaborar o luto, ajudam os profissionais da saúde para que possam atuar na linha de frente no tratamento dos pacientes com COVID-19, bem como aqueles que se afastaram de suas redes de apoio por conta do isolamento.

 

 

Vem fazer a diferença e se destacar no mercado! Vem pra UNISUAM!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça os cursos de Graduação UNISUAM!

Por Luana Medeiros

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X