storage/www/vhosts/www.unisuam.edu.br/public/wp-content/themes/unisuam/category.php (line 4)
Array
(
    [category_name] => chef-coruja
    [error] => 
    [m] => 
    [p] => 0
    [post_parent] => 
    [subpost] => 
    [subpost_id] => 
    [attachment] => 
    [attachment_id] => 0
    [name] => 
    [pagename] => 
    [page_id] => 0
    [second] => 
    [minute] => 
    [hour] => 
    [day] => 0
    [monthnum] => 0
    [year] => 0
    [w] => 0
    [tag] => 
    [cat] => 973
    [tag_id] => 
    [author] => 
    [author_name] => 
    [feed] => 
    [tb] => 
    [paged] => 0
    [meta_key] => 
    [meta_value] => 
    [preview] => 
    [s] => 
    [sentence] => 
    [title] => 
    [fields] => 
    [menu_order] => 
    [embed] => 
    [category__in] => Array
        (
        )

    [category__not_in] => Array
        (
        )

    [category__and] => Array
        (
        )

    [post__in] => Array
        (
        )

    [post__not_in] => Array
        (
        )

    [post_name__in] => Array
        (
        )

    [tag__in] => Array
        (
        )

    [tag__not_in] => Array
        (
        )

    [tag__and] => Array
        (
        )

    [tag_slug__in] => Array
        (
        )

    [tag_slug__and] => Array
        (
        )

    [post_parent__in] => Array
        (
        )

    [post_parent__not_in] => Array
        (
        )

    [author__in] => Array
        (
        )

    [author__not_in] => Array
        (
        )

    [search_columns] => Array
        (
        )

    [ignore_sticky_posts] => 
    [suppress_filters] => 
    [cache_results] => 1
    [update_post_term_cache] => 1
    [update_menu_item_cache] => 
    [lazy_load_term_meta] => 1
    [update_post_meta_cache] => 1
    [post_type] => 
    [posts_per_page] => 10
    [nopaging] => 
    [comments_per_page] => 50
    [no_found_rows] => 
    [order] => DESC
)

storage/www/vhosts/www.unisuam.edu.br/public/wp-content/themes/unisuam/category.php (line 27)
WP_Term Object
(
    [term_id] => 973
    [name] => Chef Coruja
    [slug] => chef-coruja
    [term_group] => 0
    [term_taxonomy_id] => 973
    [taxonomy] => category
    [description] => Editoria
    [parent] => 0
    [count] => 17
    [filter] => raw
    [cat_ID] => 973
    [category_count] => 17
    [category_description] => Editoria
    [cat_name] => Chef Coruja
    [category_nicename] => chef-coruja
    [category_parent] => 0
)

Arquivos Chef Coruja - UNISUAM

O que está procurando?

Gastronomia: guia completo da carreira

A Gastronomia é a ciência que estuda as relações entre os alimentos. Ou seja, envolve a preparação de alimentos, bem como suas principais características e agrupamentos. Além disso, a área é responsável por compreender as origens culturais, sociais e históricas da nutrição, analisando a relação com o cotidiano, buscando novas tendências e formulações.

Portanto, a Graduação em Gastronomia visa capacitar o estudante para manusear e preparar alimentos, além de gerir pessoal e fornecedores. Além disso, o aluno se atenta à segurança alimentar, processos industriais e legislação alimentícia.

A profissão tem grande enfoque na prática e isso ajuda o profissional a se inserir rapidamente no mercado de trabalho.

O que faz o profissional de Gastronomia?

O profissional de Gastronomia desenvolve diversas atividades, como criar e elaborar pratos e cardápios, gerenciar equipes, planejar rotinas de trabalho, estoque e muito mais.

O setor gastronômico está em alta. Segundo dados da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor vive um crescimento de 10% ao ano. Além disso, estima-se que 30% dos gastos familiares sejam com alimentação. Dessa forma, percebemos que o gastrônomo encontra uma área com diversas oportunidades e em franco crescimento. 

Quanto ganha um Gastrônomo?

Segundo o site Salário.com, com dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Social, a média salarial de um tecnólogo em gastronomia gira em torno de R$ 2.570,71. 



Onde trabalha o Gastrônomo?

O profissional formado em Gastronomia encontra uma campo muito vasto para atuar, encontrando oportunidades em hotéis, spas, restaurantes, embaixadas, consulados, parques e até cruzeiros. Vamos conhecer algumas áreas de atuação:

Confeitaria e Panificação

Essas duas áreas possuem grande destaque na Gastronomia e, sem dúvidas, podemos dizer que o brasileiro é apaixonado por pães e doces, não é mesmo? Enquanto o setor produz 2,3 toneladas de pães por ano, estima-se ainda um crescimento de quase 4% no setor de confeitaria, para os próximos anos.

Portanto, se você busca atuar nesse setor, será responsável por produzir bolos, biscoitos, doces e outros tipos de guloseimas. Do mesmo modo, torna-se responsável por decorar e até posicionar os produtos em buffets e vitrines.

O gastrônomo apaixonado por essa área chega ainda mais pronto para o mercado de trabalho por meio da Pós-Graduação em Pâtisserie e Boulangerie, se tornando um verdadeiro especialista tanto em receitas clássicas e tradicionais como também em preparações mais refinadas, da Cozinha Nacional e Internacional. Dessa forma, encontra oportunidade para atuar em confeitaria, restaurantes, hotéis, cruzeiros e gestão de buffet.

Personal Chef

O Personal Chef é a profissão que tem a responsabilidade de entregar serviços de buffet personalizados, adequando-se às preferências do cliente. Ou seja, escolher menu, selecionar e preparar ingredientes são algumas responsabilidades.

O profissional desenvolve essas atividades customizadas para casais, grupos, empresas, eventos e até mesmo chefes de Estado. Além disso, essa carreira se torna uma grande oportunidade para empreender.

Segurança Alimentar

O profissional que atua com segurança alimentar tem como desafio garantir a qualidade de ingredientes e produtos alimentícios. Assim, o gastrônomo precisa conferir validade, formas de conservação, processos, transporte e qualidade de fornecedores.

Além disso, é fundamental conhecer os métodos mais saudáveis e nutritivos, bem como o seu processamento. Juntamente com os conceitos técnicos, é necessário se atentar sobre as questões socioeconômicas e políticas do mercado.

Gastronomia Inclusiva

A Pós-Graduação em Gastronomia Inclusiva é um diferencial incrível para se destacar no mercado de trabalho. O objetivo desta especialização é capacitar o gastrônomo para desenvolver cardápios que atendam às diferentes necessidades do consumidor. 

Dessa maneira o profissional obtém o conhecimento para adaptar receitas com alimentos alternativos, servindo pessoas com restrições alimentares, seja por motivos de saúde, dogmáticos, culturais, atléticos, entre outros.

Desenvolvimento de Produtos

Por último, mas não menos importante, você pode trabalhar nessa importante área da Gastronomia. Em Desenvolvimento de Produtos, o profissional atua de maneira mais técnica e comercial, sendo responsável por pesquisar e testar produtos e procedimentos.

Gosto do público, valores nutricionais, hábitos alimentares da população de determinada região e métodos de armazenamento são algumas das características observadas.

O gastrônomo que atua nessa área precisa de competências e conhecimentos nutricionais e comerciais. Logo, se apresenta como uma área bastante desafiadora.




Principais habilidades de um Gastrônomo

Carreiras relacionadas a Gastronomia

Como é a faculdade de Gastronomia?

A estrutura curricular da Graduação em Gastronomia apresenta disciplinas teóricas que envolvem a História da Gastronomia, Segurança Alimentar, Confeitaria, Panificação, Harmonização de Bebidas e muito mais. Além disso, todo conhecimento técnico desenvolvido será aplicado na prática.

Onde estudar Gastronomia?

A UNISUAM é uma das referências em Gastronomia no Rio de Janeiro. O Curso tem a duração de 4 semestres, ou seja, dois anos, e pode ser encontrado nas unidades Bangu e Bonsucesso, nos turnos da manhã e da noite.

Além de aprender tudo do mundo gastronômico, um dos módulos da Graduação em Gastronomia é a Gestão em Empreendimentos Gastronômicos. Assim, você é capacitado para elaborar cardápios, avaliar desempenho, acompanhar tendências e aprende a desenvolver e abrir o seu próprio negócio.

Uma das vantagens de estudar na UNISUAM é o Preço Fixo de verdade! Ou seja, você paga o mesmo valor até a sua formatura. Não tem linhas pequenas, não tem reajuste semestral ou anual. O Preço Fixo é só na UNISUAM!



Venha para a UNISUAM e se torne um Chef!

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X