O que é Ciências Biológicas e da Saúde?

As Ciências Biológicas estudam, em síntese, a vida. Englobando desde um tamanho molecular até ecossistemas inteiros. É uma área que se envolve nas questões da saúde e na garantia do funcionamento e interação corretos entre diferentes agentes.

As Ciências da Saúde são as áreas de estudo relacionadas com a vida, a saúde e a doença, seus fatores condicionantes e determinantes nas populações humanas. Não busca, apenas, formar profissionais com foco no mercado. A proposta é contribuir na formação de alguém que assista à população, preocupado com a melhoria dos serviços prestados.

Quem gosta da área, e acaba se dando melhor nela, também costuma gostar de lidar com pessoas, tem meticulosidade e atenção para detalhes, sabe relacionar eventos e fenômenos, tem interesse por questões científicas e sociais e apresenta facilidade de concentração.

Quais são os cursos de Ciências Biológicas e da Saúde?

Biologia

No curso de Biologia, o aluno estuda todos os seres vivos e suas particularidades, suas interações com o meio em que vivem e as interações entre si, propondo sempre a melhoria ao desenvolvimento do planeta e o respeito à vida.

Educação Física

O curso de Bacharelado em Educação Física estuda o movimento do corpo humano nas situações de jogo, ginástica, esportes, danças e lutas e seu aluno adquire conhecimentos de conceitos, procedimentos e atitudes específicas do profissional de Educação Física.

Enfermagem

O curso de Enfermagem forma profissionais capazes de orientar, treinar e comandar equipes de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, além de participar no planejamento e avaliação de programas de saúde.

Estética e Cosmética

O aluno do curso de Estética e Cosmética adquire conhecimento para planejar, executar e avaliar a alteração estética individual e coletiva, concebendo, planejando, gerenciando e operacionalizando a beleza, valorizando a saúde e o bem-estar da sociedade.

Farmácia

O Farmacêutico é o profissional que promove, protege e recupera a saúde coletiva e individual em análises clínicas e toxicológicas, na produção, teste e controle de alimentos e cosméticos, na vigilância sanitária, em hospitais, empresas, laboratórios, etc.

Fisioterapia

O curso de fisioterapia capacita o aluno a cuidar da recuperação de pacientes no que diz respeito aos seus movimentos, atuando na prevenção e recuperação de lesões musculares. Tem oportunidade de aperfeiçoamento profissional alinhado com o mercado.

Gastronomia

O curso de Gastronomia forma profissionais criativos, com uma pitada de experimentalismo e originalidade na elaboração de cardápios, compromissados com a cultura, a diversidade e as influências do "mosaico" cultural brasileiro com sensibilidade e expertise.

Nutrição

O curso de Nutrição forma profissionais capacitados a planejar, executar e avaliar ações e atividades de atenção alimentar e nutricional que envolva a alimentação e a nutrição do homem, tendo como meta fundamental a garantia da segurança alimentar.

Psicologia

O curso de Psicologia estimula o aluno a confrontar conceitos teóricos e técnicos de forma que o conhecimento seja construído a partir de uma vivência com o meio externo a fim de melhorar as condições do sofrimento psíquico das pessoas.

Qual a diferença entre exatas, humanas e biológicas?

Exatas

A principal característica das carreiras e dos profissionais da área de exatas é o Raciocínio Lógico.

Humanas e Sociais

Tendência a entender quais são as necessidades da sociedade e, também, quais são as consequências de viver em sociedade.

Biológicas e Saúde

Área de estudo relacionada com a vida, saúde e doença, seus fatores condicionantes e determinantes nas populações humanas