brasil english espanol  Ambiente do ProfessorE-mail AdministrativoE-mail ProfessoresOuvidoria

  • Ensino
  • Conheça a UNISUAM
  • Você na UNISUAM
  • Sistema de Bibliotecas
  • Seleção de Docentes
Edital de Vestibular

PROCESSO SELETIVO – 2015/1

O Reitor do Centro Universitário Augusto Motta faz saber, através do presente Edital, que estarão abertas, no período de 10 de outubro de 2014 a 23 de outubro de 2014 (16h), as inscrições ao Processo Seletivo do 1º semestre de 2015, para ingresso nos cursos de graduação, com base nas disposições regimentais, na Lei no 9.394/96, Decreto nº 5773/2006, Decreto nº 5786/2006, Portaria Normativa nº 40/2007 e toda a legislação em vigor.

1 – CALENDÁRIO

EVENTO

PERÍODO / DATA

INSCRIÇÕES

10/10/2014 a 23/10/2014 às 16h

PROVA

25/10/2014 às 14h

RESULTADO

28/10/2014 a partir das 18h

MATRÍCULA

29/10/2014 a 31/10/2014

2 – DAS VAGAS

edital-vestibular-2015-1

 

3 – DA HABILITAÇÃO ÀS VAGAS RESERVADAS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

3.1 – O candidato que desejar utilizar o resultado do ENEM deverá manifestar esse interesse através da apresentação do resultado alcançado no Exame, emitido pelo site do INEP, que deverá ser entregue com os demais documentos exigidos para a matrícula (Item 7.1), sem a necessidade de realização da prova. Os candidatos com menos de 30 (trinta) pontos na prova objetiva ou menos de 30 (trinta) pontos na redação (ENEM 2006 até 2008), menos de 300 (trezentos) pontos na prova objetiva (ENEM 2009 e 2010), menos de 300 (trezentos) pontos na média das provas objetivas (ENEM 2011, 2012, 2013 e 2014), ou menos de 300 (trezentos) pontos na redação (ENEM 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014), não poderão concorrer às vagas oferecidas para ingresso pelo ENEM. 

 

4- DAS INSCRIÇÕES


 4.1-

A inscrição no Processo Seletivo será realizada pelo candidato, via Internet, pelo site: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou nos laboratórios da Instituição (de 2a a 6a feira, das 9h às 20h ou das 16h às 20h, de acordo com o horário de funcionamento da Unidade), situados na Avenida Paris, 72 – Bonsucesso, Rio de Janeiro – RJ, na Rua Campo Grande, 1508 – Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, na Rua Apiacás, 320 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro - RJ, na Rua Fonseca, 240 – Bangu – Rio de Janeiro – RJ e na Avenida Cesário de Melo, 2571 – Campo Grande – Rio de Janeiro – RJ no período de 10 de outubro de 2014 a 23 de outubro de 2014 às 16h, mediante o atendimento das seguintes formalidades:

a)

Preenchimento de requerimento de inscrição.

b)

Preenchimento de questionário da pesquisa Vest UNISUAM 2015.1.

4.2-

O preenchimento do requerimento de inscrição será de inteira responsabilidade do candidato e, para que possa produzir todos os efeitos a que se destina, deverá ser feito com estrita observância das normas deste Edital.

4.3-

No ato da inscrição o candidato deverá efetuar duas opções de curso e turno e o local em que deseja estudar (Bangu, Bonsucesso, Campo Grande ou Jacarepaguá), bem como escolher a língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) em que será examinado (a não opção pela língua estrangeira obriga o candidato a prestar prova de Inglês).

4.4-

Os candidatos que tenham concluído o ensino médio no exterior deverão apresentar declaração de equivalência de curso, expedida pelo Conselho Estadual de Educação, no ato da matrícula.

4.5-

No ato da inscrição receberá o “PROTOCOLO DE INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO”, o qual será apresentado, juntamente com o original da identidade, no dia da realização da prova.

 

5 - DA PROVA

5.1-

O Processo Seletivo será realizado na Av. Paris, 72 – Bonsucesso - Rio de Janeiro - RJ, para os candidatos que concorrem às vagas de Bonsucesso; Av. Cesário de Melo, 2571 – Campo Grande – Rio de Janeiro – RJ, para os candidatos que concorrem às vagas de Campo Grande; na Rua Apiacás, 320 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ, para os candidatos que concorrem às vagas de Jacarepaguá, na Rua Fonseca, 240 – Bangu – Rio de Janeiro – RJ, para os candidatos que concorrem às vagas de Bangu, de acordo com o seguinte calendário:


DIA

HORÁRIO

CONTEÚDO DA PROVA

25/10/2014
(sábado)

14h às 17h

Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia.
Redação.

 

5.3-

Não será permitida, sob nenhum pretexto, a prestação da prova em local e horário diferente do estabelecido no presente Edital.

5.2-

A prova terá início às 14h, devendo o candidato chegar ao local da prova com 1 (uma) hora de antecedência. Após o fechamento dos portões, não será permitida a entrada de nenhum candidato.

5.4-

As questões da prova do Processo Seletivo versarão sobre os assuntos ministrados no ensino médio e redação.

5.5-

As questões da prova de Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia serão objetivas.

5.6-

A redação versará sobre tema da atualidade e terá valor de 10 pontos.

5.7-

Não será admitida 2a chamada para faltosos, ficando os mesmos, automaticamente, eliminados do Processo Seletivo.

5.8-

Não serão aceitos recursos para revisão ou vistas de prova.

5.9-

Somente fará prova o candidato que apresentar o protocolo de inscrição e seu documento de identidade original.

5.10-

A validade do presente Edital é para matrícula até o 1º semestre do ano de 2016.

 

6 - DA CLASSIFICAÇÃO

6.1-

Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que tirar menos que três pontos na redação e/ou menos que três pontos nas questões objetivas.

6.2-

Para os candidatos com o mesmo total de pontos, far-se-á o desempate através dos pontos obtidos na prova de redação e, persistindo o empate, terá prioridade o candidato mais idoso.

6.3-

Ainda que aprovado no Processo Seletivo, e independentemente de sua ordem de classificação, o candidato não terá direito à matrícula, se à época de sua efetivação já tiverem sido esgotadas as vagas oferecidas para o curso/turno correspondente.

6.4-

O resultado do Processo Seletivo será divulgado por meio de listagens a serem afixadas nos quadros de avisos de Bangu, Bonsucesso, Campo Grande e Jacarepaguá ou através da Internet pelo site: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , no dia 28 de outubro de 2014, a partir das 18h.

6.5-

Não havendo o mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados para um determinado CURSO e TURNO após o último Processo Seletivo, os matriculados serão convocados para efetuar nova opção para cursos/turnos com vagas remanescentes.

6.6-

Não havendo mais vagas para o curso/turno em que o candidato foi aprovado, e independentemente de sua ordem de classificação, o mesmo poderá realizar matrícula para o curso/turno da 2ª opção ou qualquer outro curso/turno com vagas disponíveis.

 

7 - DAS MATRÍCULAS

 7.1-    

O candidato classificado deverá apresentar a seguinte documentação para a matrícula:

a) Original do certificado ou diploma (diploma para aqueles que concluíram o curso técnico ou de formação de professores) de conclusão do ensino médio ou equivalente. Caso não possua Certificado/Diploma poderá apresentar provisoriamente uma declaração de conclusão de curso anterior a data da matrícula, com validade máxima de 6 meses.

b) Original do histórico escolar do ensino médio;

c) cópia do Diário Oficial, com a devida publicação do nome do candidato, para concluintes do ensino médio, no Estado do Rio de Janeiro, a partir de 1985;

d) Original da certidão de nascimento ou casamento;

e) Original do documento de identidade;

f) Original do título de eleitor;

g) Original do certificado de estar em dia com as obrigações militares;

h) Original do Cadastro de Pessoa Física – CPF (o candidato será cadastrado de acordo com o nome constante do CPF);

I) Original do comprovante de residência.

Os documentos acima referidos serão escaneados no ato da matrícula e devolvidos aos candidatos. Após a conferência da documentação, será emitido boleto para pagamento, na rede bancária, da 1ª parcela da semestralidade 2015.1. Somente após a confirmação do pagamento será efetivada a matrícula.

7.2-

Os candidatos classificados, que cursam ou cursaram no Centro Universitário Augusto Motta, ou em outras Instituições de Ensino Superior, após a efetivação da matrícula, poderão solicitar aproveitamento de estudos, via requerimento, junto à Secretaria Geral, anexando os seguintes documentos:

a) histórico escolar completo (original), da(s) Instituição(ões)  anterior(es).

b) programa das disciplinas cursadas na(s) Instituição(ões) anterior(es), exceto para ex-aluno do Centro Universitário Augusto Motta;

c) comprovante de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso, exceto para aluno do Centro Universitário Augusto Motta.

d) após as isenções os alunos deverão escolher as disciplinas que irão cursar no período 2015/1, junto as suas coordenações dos cursos (de acordo com o prazo previsto no calendário acadêmico).

7.3-

A matrícula poderá ser efetuada pelo próprio candidato classificado, ou seu Representante Legal (Procurador), mesmo no caso de menores assistidos.

7.4-

A matrícula será realizada nos dias 29/10/2014 a 31/10/2014, das 9h às 20h ou das 16h às 20h, de acordo com o horário de funcionamento das Unidades, para todos os candidatos classificados em suas opções de curso e turno.

7.5-

Será considerado desistente o candidato que deixar de comparecer à matrícula, seja qual for o motivo.

 

8 - DISPOSIÇÕES GERAIS                                    

8.1-      

8.2-

8.3-

8.4-

8.5-

  Havendo vagas remanescentes serão realizados mais 6 (seis) Processos Seletivos Tradicionais nos dias 22/11/2014 (das 14h às 17h), 13/12/2014 (das 14h às 17h), 10/01/2015 (das 14h às 17h), 24/01/2015 (das 14h às 17h), 07/02/2015 (das 14h às 17h).  e 28/02/2015 ( das 14h às 17h).

  Além dos Processos Seletivos anteriormente citados serão realizados Processos Seletivos agendados com divulgação prévia das datas e horários da prova e dos procedimentos necessários para inscrição no site www.unisuam.edu.br, também para cursos/turnos/unidades com vagas disponíveis.

Havendo vagas remanescentes poderão ser matriculados candidatos aprovados em Processos Seletivos, realizados pela Instituição, nos dois últimos anos.

Ainda havendo vagas remanescentes, poderão ser matriculados candidatos aprovados em Processos Seletivos, para 2015/1, de outras Instituições de Ensino Superior, mediante apresentação de declaração de aprovação contendo os pontos obtidos.

Em Bonsucesso, os cursos são ministrados na sede da Instituição, situada na Av. Paris, 72 - Bonsucesso – RJ. Em Campo Grande os cursos são ministrados na sede do Colégio Antônio de Pádua, situado na Rua Campo Grande, 1508 – Campo Grande – RJ ou na Av. Cesário de Melo, 2571 – Campo Grande - RJ. Em Bangu os cursos são ministrados na sede do Bangu Shopping, situado na Rua Fonseca, 240 – Bangu – RJ. Em Jacarepaguá os cursos são ministrados na Rua Apiacás, 320 – Jacarepaguá – RJ.

8.6-

O aluno que se servir de documento falso ou inidôneo para matricular-se terá a matrícula cancelada, mesmo durante     a realização do curso, ou após a sua conclusão, além de perder as mensalidades pagas e ficar sujeito às punições previstas em Lei.

8.7-

Nenhum fiscal poderá ficar com menos de três candidatos na sala. Deverá reter os três últimos até que termine a prova ou que a mesma seja dada por concluída.

8.8-

Nenhum candidato poderá ausentar-se da sala antes de decorrida uma hora de prova.

8.9-

   O número máximo de alunos por turma é de 80.

8.10-

O Centro Universitário Augusto Motta, em atendimento ao que dispõe a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, divulga no site www.unisuam.edu.br, à disposição de todos os candidatos e alunos, as condições de oferta dos cursos.

8.11-

Os casos omissos e situações não previstas no presente Edital serão avaliados pela Comissão do Processo Seletivo e encaminhadas, para solução, ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Augusto Motta.

Rio de Janeiro, 08 de outubro de 2014.

 

PROF. ARAPUAN NETTO
REITOR