brasil english espanol  Ambiente do ProfessorE-mail AdministrativoE-mail ProfessoresOuvidoria

  • Ensino
  • Conheça a UNISUAM
  • Você na UNISUAM
  • Sistema de Bibliotecas
  • Seleção de Docentes
  • nexus

Para aprofundar conhecimentos, realizar pesquisas e formar profissionais especializados na elaboração de soluções práticas a partir de bases conceituais, a UNISUAM oferece dois cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, reconhecidos pela CAPES: o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local, lançado em 2006, e o Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação, aprovado em 2009.

Revistas Científicas:

Mestrado em Desenvolvimento Local

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAM(PPGDL) conceitua desenvolvimento como um processo capaz de promover a geração de renda e a inclusão social, sem perder de vista os valores culturais locais e o caráter protagonista da população envolvida.  Assim, procura ser entendido como um dos atores que opera na identificação do conhecimento local, bem como na otimização dos saberes como alavanca para o desenvolvimento. O objetivo geral do Programa é formar agentes capazes de identificar condições latentes e estimular o empreendedorismo, o associativismo e as competências para o trabalho, inclusive a habilidade de gestão para os empreendimentos daí resultantes. Em razão disso, o programa optou pela formação acadêmica e profissional de seus alunos, de modo que os egressos possam integrar competências e habilidades nas perspectivas da pesquisa e da extensão, bem como da atuação no mercado de trabalho.

Visite o site do Mestrado em Desenvolvimento Local


Informações:
Secretaria do Mestrado em Desenvolvimento Local:
Tel.:(21) 3882-9797 ramal: 2015
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Endereço: Av. Paris, 84 – Clube Pós-  Bonsucesso – Rio de Janeiro


Mestrado em Ciências da Reabilitação

O Mestrado em Ciências da Reabilitação da UNISUAM é o único no Estado do RJ direcionado a todos os profissionais envolvidos na Reabilitação: Fisioterapeutas, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Nutricionistas, Médicos, entre outros.

A Linha de Pesquisa "Abordagem Terapêutica" contempla o estudo do impacto das intervenções terapêuticas no desempenho funcional e na qualidade de vida nas fases do desenvolvimento ontogênico, visando à reabilitação de desordens nas diversas populações. Adicionalmente, esta linha objetiva o desenvolvimento tecnológico de sistemas e análise da confiabilidade dos instrumentos e procedimentos utilizados em Reabilitação.

A Linha de Pesquisa "Avaliação Funcional em Reabilitação" abrange os estudos funcionais do desempenho esportivo (especialmente paradesporto) e ações estratégicas de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

A Linha de Pesquisa "Avaliação e Intervenção no Paradesporto" investiga os principais aspectos fisiológicos e biomecânicos de praticantes de diferentes esportes adaptados e inclui o estudo das intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva e otimizar o desempenho funcional.

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes como excelente, e reconhecido pelo MEC em 2009, o Programa de Mestrado tem como objetivo proporcionar ao aluno bases técnico-científicas para a Pesquisa e o Ensino.

Visite o site do Mestrado em Ciências da Reabilitação


Informações:
Secretaria do Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação:
Tel.:(21) 3882-9797 ramal: 2012
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Endereço: Praça das Nações, 34 - Bonsucesso – Rio de Janeiro