FIES

Não existem mais motivos para você deixar seus objetivos para depois

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a sua Graduação.

Vantagens para 2018/1:

  • 310 mil novas vagas;
  • 100 mil vagas a juros zero;
  • Financiamentos que variam de 50% a 100% do curso;
  • Descontos calculados de acordo com a sua renda.

COMO SOLICITAR O FINANCIAMENTO PELO FIES?

1 Inscrição no SisFIES

icon-notebook-fies

Acesse o site

sisfies.mec.gov.br e inscreva-se.

Para efetuar sua inscrição no processo seletivo do Fies e do P-Fies referente ao primeiro semestre de 2018, o candidato deverá obrigatoriamente informar seu número de CPF.

2 Validação das informações na UNISUAM
icon-lupa-fies

Após sua inscrição no SisFIES

compareça a UNISUAM em até 10 (dez) dias para a conclusão da sua inscrição.
3 Contratação do financiamento

banco-fies

Após a validação das informações

compareça em até 20 (vinte) dias, a uma instituição bancária vinculada ao FIES para formalizar a contratação.

Solicitação do FIES

Quem pode?  

Pode solicitar o financiamento o estudante:

Pré-selecionados no processo seletivo do FIES de Graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, oferecidos por Instituições de Ensino Superior participantes do programa e que atendam às demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.

Que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero);

Que possua renda familiar mensal bruta per capita de: a) até 3 (três) salários mínimos, na modalidade de financiamento do FIES, nos termos do art. 5º-C da Lei nº 10.260, de 2001; e b) até 5 (cinco) salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-FIES, nos termos dos arts. 15-D a 15-M da Lei nº 10.260, de 2001.

Quem não pode?  

É vedada a inscrição no FIES ao estudante:

Que não tenha sido pré–selecionado no processo do MEC;

Cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;

Que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES, exceto o estudante financiado pelo programa que, mediante requerimento ao Agente Operador do Fundo, comprovar o não usufruto do financiamento e o encerramento antecipado do contrato;

Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo - PCE/CREDUC;

Beneficiário de bolsa integral do ProUni;

Beneficiário de bolsa parcial do ProUni em curso ou IES distintos da inscrição no FIES;

Que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e/ou nota na redação igual a 0 (zero);

Cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 3,0 (três) salários mínimos.

Quais as condições de financiamento para novos contratos do FIES?

Os financiamentos concedidos com recursos do FIES para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos neste primeiro semestre de 2018 terão taxa real zero de juros.

Durante o curso, o estudante financiado deve pagar, mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde à parcela dos encargos educacionais não financiada diretamente ao agente financeiro.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

Cronograma

19 a 28/02   Período de inscrições nas modalidades do FIES e do P-FIES;

05/03   Resultado da pré-seleção na chamada única e lista de espera na modalidade do FIES;

12/03   Resultado da pré-seleção na modalidade do P-FIES;

06 a 08/03   Complementação da inscrição no FIES pelos candidatos pré-selecionados na chamada única na modalidade do FIES;

06 a 30/03   Os candidatos participantes da lista de espera na modalidade do FIES que forem pré-selecionados deverão complementar a sua inscrição no FIES no prazo de 3 (três) dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção.