fbpx

O que está procurando?

Há 50 anos construindo um futuro melhor
somos a unisuam

Há 50 anos construindo um futuro melhor
somos a unisuam

UNISUAM: VOCAÇÃO PARA TRANSFORMAR

O tempo passa rápido quando se faz o que gostamos. Já são mais de 50 anos realizando sonhos, transformando realidades e contribuindo para o desenvolvimento local e a construção de um futuro melhor para quem passa por aqui.

A história da UNISUAM começou cheia de sonhos, como a vida de muitos de nossos alunos. Iniciamos com a fundação do Colégio Luso Carioca, uma escola preparatória para o Colégio Naval. Passamos a formar normalistas e chegamos ao Ensino Superior como SUAM. Fomos o primeiro Centro Universitário do Brasil (que orgulho!). Em todos esses anos, a prioridade foi uma só: os alunos em primeiro lugar. O nosso Chanceler Honorífico, Prof Arapuan Medeiros da Motta, quando entrava em uma reunião dizia uma frase emblemática, que nos guia até os dias de hoje: “Se o Assunto dessa reunião no for o aluno, pode mudar de assunto.” Então, o nosso Coruja continua sendo o grande motivo da nossa razão de existir e de continuar lutando pela educação no País. Hoje, expandindo os polos em EAD para outros Estados, continua cuidando para manter o padrão de qualidade do ensino e atendimento já tão reconhecidos e valorizados no Rio de Janeiro. Estamos prontos para compartilhar com você os próximos anos de grandes conquistas e transformações. Vamos juntos?!

história

quem fez recomenda

Infraestrutura

Os espaços na UNISUAM são sempre pensados para trazer conforto aos Corujas e visitantes. O “ninho”, como chamamos as nossas Unidades, são considerados “casa” para muitos dos nossos alunos e colaboradores, que amam estar por aqui. E “cá entre nós: amamos estar pertinho e misturado” com todo mundo, como a grande família que somos”.
Já as salas e laboratórios foram pensadas e são sempre melhoradas, para proporcionar a melhor experiência de ensino.
E se tem uma coisa que a gente não abre mão, é de oferecer sempre os melhores equipamentos e espaços para potencializar o aprendizado dos nossos futuros profissionais.

Núcleo Hans Donner - NHD

Direcionado aos cursos de Comunicação Social e Marketing, o Núcleo Hans Donner é mais que um edifício de quatro andares onde os alunos têm à sua disposição laboratórios especializados para a editoração de imagem e vídeo, estúdios de fotografia e de TV, ilhas de edição, agência de publicidade e redação de jornalismo. Além de salas de aula e auditório, o NHD permite que os alunos desenvolvam seu potencial profissional, preparando-se para um mercado de trabalho altamente competitivo.

O núcleo permite aos alunos dos cursos de Direito e Serviço Social relacionarem conhecimentos teóricos à prática, e, assim, desenvolverem habilidades necessárias ao exercício profissional. Orientados por advogados e professores, os alunos atendem pessoas carentes das comunidades do entorno das Unidades.
O NPJ prioriza o atendimento nas áreas de Direito Civil, da Família, do Trabalho e Previdenciário, abordando o Direito Penal em casos de delitos de menor potencial ofensivo.

A CLESAM tem seu principal enfoque no treinamento e capacitação prática dos alunos, sendo estes devidamente orientados e supervisionados por professores da UNISUAM, em suas áreas específicas de abrangência, orientando os pacientes e usuários desde a prevenção, tratamento propriamente dito, até reabilitação e manutenção da qualidade de vida. O serviço é prestado à comunidade carente da Zona da Leopoldina e adjacências, oferecendo campo de prática profissional aos alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Saúde.

A área Internacional atua com o propósito de promover oportunidades de mobilidade nacionais e internacionais para os alunos e docentes da UNISUAM, com objetivo de potencializar a formação acadêmica, o desenvolvimento profissional e pessoal em razão do conhecimento e experiências adquiridas no período de intercâmbio. Além disso, é responsável pelas parcerias com embaixadas e consulados nacionais, internacionais, acordos de cooperação e convênios entre Universidades viabilizadas através do Pólen, Polo de Inovação.

A educação se modificou e vem se transformando. Por isso, a UNISUAM tem um núcleo que estuda os atos de aprender e de ensinar. Dentro da UNISUAM, a atuação do NAPP é entender e eliminar os fatores que interferem no processo educacional, participando, junto com as lideranças (coordenadores de curso, professores e representantes de turma) da remoção dessas barreiras. O professor deve estar preparado para lidar com a questão da inclusão, precisando ter consciência que o educando hoje é agente ativo no processo educacional.

A UNISUAM traz mais uma novidade para os seus alunos e um incremento especial para a sua infraestrutura: o Espaço Maker, uma oficina colaborativa de criação, produção laboratorial e prototipagem, que estimula a inovação por meio da fabricação digital, aberto tanto às comunidades acadêmica e do entorno quanto aos nossos parceiros, tornando a inovação acessível a todos. Além disso, nosso Fab Lab tem ampliado as possibilidades pedagógicas de muitos cursos a partir das máquinas de prototipação rápida, que contribuem com o processo de criação de projetos das mais diferentes áreas do conhecimento.

Com o intuito de participar mais ativamente da melhoria da qualidade de vida da população idosa, a UNATI é tocada com paixão e derrama alegria em todos os lugares onde seus cursos, palestras, oficinas e aulas acontecem. Com mais de 16 mil atendimentos, a estrutura conta com Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Assistentes Sociais em sua equipe técnica. Além de reintegrar idosos em torno de temas pertinentes, a UNATI estimula a retomada/descoberta de objetivos de vida em seus alunos.

Laboratório de alunos do curso de Psicologia e integrado à Clínica Escola Amarina Motta - CLESAM e ao Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ, o SPA é uma referência no atendimento psicológico para moradores da Zona da Leopoldina, além do atendimento em hospitais, unidades da Secretaria Municipal de Saúde, organizações, comunidades, penitenciárias e instituições jurídicas por meio de estágios e projetos sociais. O Serviço de Psicologia desenvolve ainda, projetos orientados à melhoria da qualidade de vida da população e ao aprimoramento acadêmico de nossos alunos.

Em consonância com as características e demandas do mercado de trabalho, os cursos de Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, e Produção, de Ciência da Computação, de Tecnologia em Logística e de Arquitetura e Urbanismo contam com o Núcleo de Práticas de Projetos - NPP permitindo aos alunos o estágio supervisionado.
O estágio supervisionado tem por objetivo introduzir o aluno no universo da prática profissional, numa perspectiva de aproximação inicial deste com a realidade profissional e, ainda, com os instrumentos técnicos interventivos específicos da profissão.

Valores educacionais e sociais são verdadeiros, quando traduzidos em ações reais. “Sair da Academia” e ser capaz de impactar a sociedade, usando o conhecimento universitário como veículo principal, é algo que está no DNA da UNISUAM e da suas comunidades acadêmica e administrativa. Por meio das Áreas de Extensão e Voluntariado, os Corujas “arregaçam as mangas” e vão a campo, cuidar de projetos, que mudam as vidas das comunidades dos entornos das Unidades da Instituição.

Quer ajudar a transformar vidas, escrever histórias de sucesso e construir uma sociedade mais igualitária, ética e cidadã? O seu lugar é na UNISUAM!
Se você tem o desejo de fazer o melhor, executa todas as tarefas que se propõe a realizar com paixão, busca soluções inovadoras para os desafios apresentados e tem iniciativa, venha fazer parte do nosso time de colaboradores.

Uma vez Coruja, sempre Coruja.
E o Nosso Compromisso com o Alumni UNISUAM é para a Vida Toda.

E para continuarmos perto, os espaços da Instituição estão sempre de portas abertas para o Egresso, além do uso dos laboratórios, biblioteca e núcleos, o Alumni UNISUAM é sempre convidado de honra dos eventos da Instituição e possui descontos “pra lá de especiais” para cursar 2ª Graduação (quem sabe uma 3ª!), Pós-Graduação (Especialização e MBA), Mestrado, Doutorado e Cursos Livres no Pra Quem Faz.

Veja tudo a que o Egresso tem direito e mais um pouco.

ATENDIMENTO

Acesse nossa central de atendimento

Ver mais

DÚVIDAS

Acesse o nosso FAQ

Ver mais

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X