ESTADO, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO
Compreender a relação entre o Estado e a Sociedade para o desenvolvimento sustentável é essencial para da Sociedade e, para tal, deve-se considerar todas as dimensões do assentamento humano em um determinado ambiente para que o arranjo social e econômico que nele se constitua seja justo, equilibrado e duradouro, destacando os seguintes aspectos: econômico, social, político, cultural, ético, ambiental, pedagógico, metodológico, de gênero e territorial.
Para além de um Estado de Direito, trabalhamos com a ideia de Estado Social de Direito, sistema jurídico que viabiliza a proteção de direitos e garantias individuais, como também garante o acesso a todos a direitos como saúde, educação, habitação, meio ambiente saudável, entre outros, como direitos de todo cidadão.
As ações do Estado são definidas por leis ou por atos de governo, que visam às execuções de atos de interesse público e que se realizam pela administração pública. Por isso, a linha de pesquisa estuda a relação entre o Estado e Sociedade e o seu papel para o desenvolvimento local.
CADEIAS PRODUTIVAS E SUSTENTÁVEIS
A linha de pesquisa Cadeias Produtivas Sustentáveis tem como norte o estudo dos sistemas produtivos, inclusive cooperativismo e associativismo, e a capacidade de identificar potenciais produtivos ainda latentes em territórios, comunidades e/ou localidades.
Essa linha concentra estudos no desenvolvimento de soluções práticas para problemas socioambientais, sempre buscando o desenvolvimento local. Para tal, faz uso de pesquisas sobre cadeias produtivas que podem ser conceituadas a partir de um processo que envolve todas as etapas da produção de um bem ou serviço, desde o planejamento e design até a entrega ao consumidor e sua relação entre as diversas áreas de produção. Sistemas produtivos sustentáveis são aqueles em que há preocupação com o meio ambiente durante todo o processo, a fim de mitigar o impacto de cada ação.
Há intervenção de várias formas, desde singelas como a diminuição dos custos de produção até a criação de valor de produtos ou subprodutos existentes e não valorizados, além de potenciais adormecidos, como emprego de tecnologias limpas.
GESTÃO DA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
A linha de pesquisa Gestão da Inovação e Empreendedorismo estuda a relação direta entre o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico e ambiental local. Para combater a pobreza e reduzir desigualdades, precisamos entender e aprimorar os processos de gestão de inovação, além de ampliar e apoiar o empreendedorismo local sustentável.
A inovação é um processo amplo que acrescenta valor à atividade humana, incluindo aspectos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como marketing. Por isso, entendemos que o desenvolvimento econômico local está associado às inovações geradas por empreendedores diversos: individual, cooperado, corporativo, etc.