Pesquisa em Ciências da Reabilitação é estimulada com financiamento público do Estado

07/12/2021 por unisuam

Coletânea de Livros desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAM em parceria com a UFRJ e UERJ

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ações que reúne objetivos e metas transformadoras que proporcionem uma vida digna para todas as populações, no presente e no futuro. O Brasil está entre os 193 países que ratificaram a Agenda 2030 e, portanto, se compromete em executar ações para o alcance dos 17 objetivos (ODS) e 169 metas nela contidos.

O ODS 3 tem como tema “Saúde e bem-estar”, para que a vida saudável e o bem-estar sejam assegurados a todos os indivíduos. Nesse sentido, diversas estratégias podem ser adotadas, com destaque ao estímulo ao estilo de vida ativo, uma vez que se associa a um menor risco de desenvolvimento de doenças e a um melhor prognóstico de saúde em todas as idades. Por isso, devem fazer parte da rotina de vida de toda a população, tendo início preferencialmente na infância, já que crianças fisicamente ativas possuem maior chance de serem adultos fisicamente ativos e mais saudáveis.

A escola torna-se um ambiente favorável principalmente, porém não exclusivamente, nas aulas de educação física. Além da apresentação e desenvolvimento dos conteúdos práticos e teóricos, é de primordial importância que os professores também apresentem ferramentas e recursos acessíveis, simples, práticos e de baixo custo que possam estimular e facilitar a adoção do estilo de vida ativo por todos. Em tempos de pandemia da COVID-19 e consequente distanciamento social, essa necessidade se torna ainda maior uma vez que o lar também se transformou no local para a manutenção do estilo de vida ativo.

Uma possibilidade é o ensino da criação de implementos para a prática de esportes como bolas, redes e raquetes utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis comumente descartados de forma inadequada, gerando impactos negativos ao meio ambiente. A utilização de materiais recicláveis tendo como objetivo primário o estímulo ao estilo de vida ativo, traz também a possibilidade de se trabalhar questões essenciais para a formação do cidadão e a promoção do desenvolvimento sustentável, incluindo o descarte adequado do lixo, a reciclagem, a redução da geração de resíduos e a consciência social, econômica e ambiental, presentes no ODS 12 “Consumo e produção responsáveis”.

Pensando nesses aspectos, a Prof. Dra. Patrícia Vigário, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL) e os alunos de iniciação científica dos cursos de graduação em educação física e fisioterapia que desenvolvem pesquisas no PPGDL, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e e-Museu do Esporte desenvolveram a coletânea “Esporte, Inclusão e Sustentabilidade”. Ao todo, foram desenvolvidos seis livros que abordam a prática de esportes em uma perspectiva sustentável e inclusiva por meio do uso de materiais recicláveis e reutilizáveis, e abordando como o esporte pode ser uma ferramenta facilitadora da inclusão de grupos socialmente marginalizados. Além disso, também são apresentados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os quatro volumes que já foram lançados estão disponíveis gratuitamente no site www.emuseudoesporte.com.br. Todos possuem audiodescrição para pessoas com deficiência visual e vídeos educativos com as etapas para a construção dos implementos para a prática dos esportes (QR code).

O projeto conta com o patrocínio da Enel e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Por unisuam