Implantação do BIM na formação acadêmica

Você, provavelmente, já ouviu falar na profissão de BIM Manager, mas talvez você ainda não saiba quais são os conhecimentos envolvidos na formação de um profissional para este cargo, que é um dos mais altos e específicos para BIM.

• Espaço do Mestre

20/08/2021 por Leonardo Medeiros

BIM Manager é o profissional que tem aptidão para gerenciar modelos e processos BIM em uma empresa, isso significa que esse profissional precisa conhecer e dominar o uso do BIM em diferentes ferramentas (softwares), quanto mais, melhor.

Analisando nosso mercado atual, percebemos que muitas universidades já entenderam a importância do BIM e começaram a ensinar um pouquinho de algum software em sua grade curricular, isso é ótimo, porém ainda insuficiente, pois uma outra constatação é que muitas IES (Instituições de Ensino Superior) têm preferência por um software ou fabricante específico, ensinam um pouco dele e não permitem a entrada de outro, muitas vezes até agindo com certa hostilidade quando um palestrante ou professor de outra plataforma tenta apresentar esse tipo de conhecimento aos alunos. Precisamos compreender o BIM como um todo, entendendo que existem, atualmente, mais de 250 softwares BIM, e só então poderemos perceber que a grande beleza de aprender BIM é realmente ter experiências diferentes em diversas plataformas de vários fabricantes, tornando assim, o processo de formar arquitetos e engenheiros capazes de também atuar como BIM Managers em seus projetos, muito mais proveitoso.

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

Implantação do BIM na formação acadêmica

Nesse intuito, a Pós-Graduação da UNISUAM em Gestão e Projetos de Edificações em BIM busca exatamente se diferenciar das demais, trazendo esse olhar amplo e multiplataforma, mesclando, ainda, profissionais de várias áreas e formações, propiciando aos alunos conhecimentos diversos, sejam em questões conceituais, instrumentais ou metodológicas, formando profissionais completos para um mercado de trabalho sempre exigente.

A metodologia BIM vai muito além da plataforma, sendo uma mudança de paradigma no processo de projeto e de toda vida útil da edificação, agregando diferentes dimensões, conforme a proposta de cada necessidade. De forma resumida, temos as seguintes dimensões:

3D: Modelagem tridimensional — com informações técnicas, dimensões e posicionamento do objeto no espaço, possibilitando verificações de inconsistências (ferramentas de detecção de conflitos) e fazer a exportação da lista de materiais para outros fins e plataformas.

4D: Planejamento do empreendimento — adicionando o espaço-tempo, possibilitando a verificação da evolução da obra em um ambiente virtual.

5D: Orçamento — no BIM 5D, os elementos são associados aos parâmetros de custo. Quando o modelo é organizado, esses dados podem ser integrados com um banco de dados dos custos de construção, mantendo o orçamento sempre atualizado.

6D: Conforto — são contempladas simulações, como térmica, energética e iluminação da edificação.

7D: Operação pós-obra — incluídos ao modelo, estarão os parâmetros de manutenção, garantia e operação do empreendimento. Muito útil para grandes empresas em seus setores de facilities

8D: Segurança do trabalho — prevenção de possíveis riscos envolvidos na execução da obra.

O BIM muda o jogo

A importância do BIM é tamanha! Tanto, que a formação se faz necessária e urgente a tal ponto, que já é decreto no Brasil. A nível nacional, foi publicado o Decreto nº 10.306, do dia 02 de abril 2020, que estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizadas pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling (Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019)

E aí? O que falta para se atualizar e se tornar mais competitivo nesse mercado cada vez mais necessitado de profissionais com a formação BIM?

Erick Mark e Gustavo Jucá

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça os cursos da área de Engenharia!

Por Leonardo Medeiros

Redator, Copywriter e Jornalista. Meus interesses se movem na órbita dos livros e da cultura. Dentre os amores, o café, a informação fresca e as boas conversas. "Seja a mudança que você deseja ver no mundo", Gandhi.