Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM é contemplado com financiamento estadual

Por meio da FAPERJ, são incentivados os projetos de pesquisa coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança na área.

02/05/2022 por Carolina Grimiao

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) anunciou o resultado dos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) – os mais concorridos da área. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM (PPGCR) foi contemplado com 2 financiamento nesses editais dentre as 1024 propostas enviadas.

Segundo a FAPERJ, os programas CNE e JCNE destinam-se a apoiar, por meio de concorrência pública, projetos de pesquisa coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, com produção científica e/ou tecnológica de alta qualidade nos últimos anos, capacidade de orientação de alunos de pós-graduação e histórico de captação de recursos financeiros.

O Prof. Dr. Agnaldo José Lopes foi contemplado como Cientista do Nosso Estado, com o projeto intitulado Uso da oscilometria de impulso e da reabilitação pulmonar domiciliar no acompanhamento dos sobreviventes da COVID-19 na Zona da Leopoldina: “Este financiamento será direcionado para ações de pesquisa para o combate à pandemia de COVID-19, na avaliação dessa população e na investigação de efeitos de tratamentos para reabilitação“, explica.

E o Prof. Dr. Ney Meziat Filho foi reconhecido como Jovem Cientista do Estado, com o projeto intitulado Terapia cognitivo-funcional comparada a Pilates em pacientes idosos com dor lombar crônica submetidos a teleatendimento: Ensaio clínico controlado aleatorizado. Sobre o reconhecimento, o Professor Ney afirma: “O financiamento permitirá a condução de estudos sobre efetividade de intervenções para condições musculoesqueléticas via teleatendimento, uma prática que ganhou força durante a pandemia de COVID-19“.

Para o Professor Dr. Arthur de Sá Ferreira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM, se trata de uma conquista importante: “Estes financiamentos somam mais de R$ 194.000,00 em três anos e reforçam os 2 projetos de pesquisa em andamento coordenados pelos pesquisadores proponentes, Prof. Agnaldo e Prof. Ney, com participação dos nossos alunos de iniciação científica, Mestrado e Doutorado e mostram a forte presença do Programa na produção de ciência no Estado do Rio de Janeiro”.

Saiba mais sobre o Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação e fique pronto para o mercado de trabalho!