12 motivos para você se matricular AGORA no Mestrado!

03/12/2021 por unisuam

Vou te contar aqui alguns motivos para você entrar agora no Mestrado!

1) Reconhecimento no meio Profissional e Acadêmico

Com um Mestrado, tanto no meio acadêmico quanto no mercado, as chances de obter um maior reconhecimento profissional aumentam exponencialmente, uma vez que a publicação de artigos e trabalhos científicos durante o seu período de estudos – uma exigência do curso – pode “colocar você no mapa” na sua área de atuação e tornar você uma referência profissional ao longo do tempo.

2) Especialização em determinada área

A Graduação fornece conhecimentos muito genéricos em relação ao mercado de trabalho de uma profissão, o que pode dificultar na hora de conseguir um emprego. Com um Mestrado, você pode se aproximar das áreas que mais te agradam dentro da sua profissão e adquirir o conhecimento necessário para se diferenciar dos outros profissionais do mercado neste segmento.

3) Acesso às Melhores Vagas no Mercado

Por conta dos conhecimentos adquiridos no Mestrado, o profissional já sai da academia com uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes e, com frequência, consegue os melhores empregos, muitas vezes em cargos competitivos e de grande importância.

4) Possibilidade de Lecionar

Fazer um Mestrado pode abrir as portas para quem almeja dar aulas em universidades, já que muitas instituições de ensino exigem pelo menos o título de Mestre para professores efetivos. A maior vantagem é que você nem precisa esperar terminar os seus estudos para começar: já pode ir exercendo as suas funções acadêmicas em aulas de Graduação enquanto ainda estuda.

5) Contatos Profissionais

Seja para o mercado de trabalho ou para a área acadêmica, cursar Mestrado permite que você conheça muitas pessoas que desenvolvem atividades semelhantes ou que complementam a sua. Assim, você pode trabalhar para unir pesquisas (no caso do meio acadêmico) ou conseguir aliados para as suas atividades como profissional, o que pode gerar muitas parcerias de sucesso.

6) Melhoria na Remuneração

A possibilidade de melhorar o atual salário ou de conseguir empregos mais bem remunerados são as principais razões para fazer um Mestrado. Segundo uma pesquisa da Productive, executivos que possuem Mestrado ganham cerca de 48% a mais do que os que fazem Pós-Graduação Lato Sensu ou MBA e mais do que o dobro que os profissionais que têm apenas Ensino Superior.

7) Acesso às Ferramentas e Recursos Profissionais

Muitas inovações, nas mais diversas áreas, são desenvolvidas e disseminadas pelas universidades. Isso permite que os Mestrandos tenham acesso a conhecimentos e tecnologias de última geração em seu campo de estudo, o que, de outra forma, poderia ser muito difícil ou impossível, visto que alguns equipamentos e informações só estão disponíveis a estudantes e profissionais que têm vínculo com determinada instituição de ensino.

8) Acesso às novas Técnicas e Tecnologias de Pesquisa e Trabalho

A academia, frequentemente traz inovações, sejam elas conceituais ou tecnológicas, e
estar inserido neste contexto poderá contribuir para que você aplique estes conhecimentos na sua empresa/instituição e se destaque profissionalmente.

9) Desenvolvimento de Habilidades para Trabalhar em Equipe

O Mestrando dificilmente desenvolve o seu trabalho totalmente sozinho. Ele conta, pelo menos, com a ajuda do Orientador e, muitas vezes, a sua pesquisa influencia nos estudos de outros colegas e professores, o que leva a uma interação entre pesquisadores em prol de um resultado mais relevante.

10) Desenvolvimento do Pensamento Crítico

O mercado de trabalho pode ser um pouco alienador, já que, grande parte do tempo, o
profissional dá muito de sua mão de obra e fica com pouco ou nenhum tempo para adquirir novos conhecimentos. Por propiciar o contato com o meio acadêmico, o Mestrado pode ajudar você a desenvolver um senso crítico em relação ao seu trabalho, à sua profissão e a toda uma área de conhecimento, fornecendo uma visão mais “macro” das coisas, que extrapola as informações com as quais lidamos no trabalho cotidiano.

11) Possibilidade de Estudar Fora

Muitos Mestrados oferecem a opção de fazer uma “Pós-Graduação Sanduíche”, ou
seja, realizar uma parte do estudo fora do país de origem. As vantagens dessa modalidade são inúmeras: vivência internacional, contato com outras culturas, prática de outros idiomas, novas informações e conhecimentos sobre a sua área de estudo, reconhecimento internacional etc. Além disso, há a possibilidade de conseguir uma bolsa que ajude a pagar as despesas da viagem e estadia, facilitando ainda mais essa ótima oportunidade de intercâmbio científico.

12) Nova visão da Ciência e do Mundo Acadêmico

Muitas vezes, os profissionais que estão no mercado de trabalho pouco ou nada
sabem sobre o que está sendo desenvolvido em sua área de atuação nas universidades e centros de pesquisa, isto cria uma lacuna entre a teoria e a prática. Ao entrar no Mestrado, você pode ter contato com novas formas de ver e desenvolver a sua profissão, se tornando um agente mais maduro e consciente dos problemas e das possíveis soluções para o seu campo de atuação.

Por unisuam