UNISUAM é uma das universidades que mais formam engenheiros civis no Brasil

Fique por dentro das oportunidades na área de Engenharia Civil e saiba mais sobre o curso da UNISUAM.

05/01/2022 por Carolina Grimiao

De acordo com o mais recente Censo da Educação Superior, realizado em 2019, mais de 270 mil alunos estão matriculados em alguma faculdade de Engenharia Civil no país. A graduação é uma das mais procuradas, ficando atrás apenas dos tradicionais cursos de Direito, Pedagogia e Administração.

Segundo uma matéria publicada pelo site “Responde Aí”, a UNISUAM está entre as universidades que mais formam engenheiros civis no Brasil, com mais de 1.200 alunos ativos no período da pesquisa. Para Flávia Silva, Coordenadora do curso de Engenharia Civil, essa conquista se dá pelo diferencial da troca entre alunos e professores que incentivam a colocar a mão na massa:

“Os nossos professores são atuantes e estão alinhados com o que o mercado pede, assim como a estrutura curricular. Logo, os nossos alunos saem na frente e tendem a ter uma colocação muito rápida na área, pois são preparados para isso através da prática em projetos reais ao longo do curso”, ressalta.

Outros diferenciais são o Preço Fixo da mensalidade do início ao fim do curso e um formato de ensino modular, onde os futuros profissionais vão desenvolvendo competências fundamentais para se destacarem no mercado de trabalho.

?A matéria da plataforma “Responde Aí” com o ranking das universidades pode se conferida no link.

Mercado da Engenharia Civil em alta

A Engenharia Civil é uma carreira em alta. Além de estar em constante desenvolvimento, a área busca profissionais que estejam cada vez mais atualizados para projetar, gerenciar e executar obras e construções, e que também sejam capazes de analisar as condições do solo e o aproveitamento de ventilação dos locais onde o projeto será implantado, garantindo assim a estabilidade da edificação e a segurança dos seus usuários.

A procura pela Graduação na área tem sido crescente nos últimos tempos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o segmento gerou, entre junho de 2020 e maio de 2021, 317.159 novas vagas, um crescimento de cerca de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. E a expectativa da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC) é que esses números cresçam ainda mais.

Com as novas tendências como sustentabilidade, uso de energia renovável, novidades de materiais no mercado, assim como aplicativos e softwares para a Engenharia, cada vez mais a área precisa de profissionais dispostos e integrados: “O engenheiro civil precisa ter o máximo de conhecimentos dentro das grandes áreas para aumentar seu campo de atuação”, explica Flávia.

Indo além da Graduação na UNISUAM

O próximo passo é pensar em uma especialização, que dá ao currículo um peso significativo. A UNISUAM oferece seis cursos de Pós-Graduação para Engenharia Civil, que trazem os temas mais quentes do mercado, como:

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Infraestrutura

Engenharia Estrutural

Engenharia Legal e Diagnóstica

Gestão de Obras Civis

Design de Interiores: Pensamento e Produção do Espaço

E três em Arquitetura, como:

Arquitetura da Paisagem e Arborização Urbana

Gestão de Projetos e Edificações em BIM

Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

Seguindo a linha acadêmica, o Mestrado e o Doutorado em Desenvolvimento Local vão trazer o olhar apurado para a realização de pesquisas, pensando em soluções práticas para melhorar a vida da sociedade, além de desenvolver produtos inovadores e criar formas de modernização de processos, com objetivo de diminuir as desigualdades. Pensando no Desenvolvimento Local aplicado à Engenharia Civil, já pensou quantas possibilidades de projetos para a melhoria e crescimento das cidades podem surgir e serem implantados de fato? Em um mestrado profissional, o aluno é lapidado para as grandes empresas e para o empreendedorismo, elevando ainda mais as suas chances de sucesso e crescimento na carreira. Saiba mais!

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Engenharia Civil UNISUAM!